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Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?
Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?

Transportadora oferece cobertura nacional e envio com declaração de conteúdo

Equipe Melhor Envio avatar
Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado essa semana

Os Correios são uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

👉Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica modelo 55

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) modelo 55

  • Declaração de conteúdo

Saiba mais a respeito destes documentos e seus valores máximos de seguro permitidos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

🚩Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

👉Valor segurado

O ideal é que o valor segurado dos seus envios dos Correios seja sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Isso porque a transportadora irá utilizar o valor segurado informado durante a cotação como referência para o pagamento de indenizações em casos de sinistro.

Lembre-se de revisar as informações dos seus envios e de garantir que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

Se você não preencher o valor segurado dos seus envios durante a cotação, o seguro automático será utilizado como referência para o pagamento de indenizações em casos de sinistro.

Os valores do seguro automático variam de acordo com a modalidade de envio:

  • PAC: seguro automático de R$ 25,63

  • SEDEX: seguro automático de R$ 25,63

  • Mini Envios: seguro automático de R$ 12,82

🚩Atenção:

  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

👉Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pelos Correios são:

📦 Modalidade PAC e SEDEX

  • Medidas mínimas: 1 cm de altura x 8 cm de largura x 13 cm de comprimento

  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (altura, largura e comprimento) e a soma dos três lados não pode ultrapassar 200 cm.

  • Peso máximo: 30 kg

📦 Modalidade Mini Envios

  • Medidas mínimas: 1 cm de altura x 8 cm de largura x 13 cm de comprimento

  • Medidas máximas: 4 cm de altura x 16 cm de largura x 24 cm de comprimento

  • Peso máximo: 300 gramas

🚩 Importante: cargas que apresentarem formato não mecanizável (esfera ou cilindro) ou que ultrapassarem 70 cm em alguma das dimensões receberão taxa extra (taxa de não mecanizáveis).

Objetos disformes ou diferentes do padrão cúbico/retangular também podem sofrer a taxa, como:

  • Sacos de grãos

  • Sacos de travesseiros ou roupas

  • Embrulhos em formato irregular, etc.

🚩Atenção:

Quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pelos Correios e/ou não permita a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a unidade da transportadora poderá negar a postagem.

📌Importante:

Os Correios não dão tratamento especial a nenhum tipo de carga.

É essencial que os seus envios sejam embalados e acondicionados de acordo com os padrões da transportadora.

Recomenda-se que sejam utilizadas embalagens que resistam ao peso, formato e natureza do conteúdo, bem como às condições de transporte. O remetente é considerado exclusivamente responsável pela embalagem do produto.

👉Clique aqui para acessar o "Guia Técnico de Embalagens Recomendadas Pelos Correios".

👉Modalidades

As modalidades de serviço dos Correios disponíveis pelo intermédio do Melhor Envio são o PAC, SEDEX e Mini Envios.

👉Serviços Adicionais

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio a oferecer o serviço de Mão Própria (MP) e de Aviso de Recebimento (AR).

Consulte o link de cada um deles para compreender suas características.

👉Cargas

As cargas com as quais os Correios não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉Geração de etiqueta de frete dos Correios:

Durante a geração de uma etiqueta de frete pelos Correios é obrigatório o preenchimento do CPF ou CNPJ do remetente e do destinatário.

Só será possível gerar a etiqueta se essas informações estiverem presentes.

👉 Postagem

É possível realizar a postagem do seu envio em qualquer agência dos Correios da sua cidade que aceite despachos na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP).

Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e as Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

A unidade de postagem deve estar localizada na cidade de origem do envio.

🚩 Importante: O webservice dos Correios, serviço que depende inteiramente da transportadora e responsável por retornar a latitude e longitude das agências está inoperante, não havendo previsão para retorno até o momento.

Como solução temporária, para identificar a unidade mais próxima de você acesse o Busca Agências ao invés do mapa. Uma vez nele, escolha entre os filtros de ''Proximidade'' ou ''Localidade'', selecione qual fará maior sentido e as unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Acesse o artigo 📃 Como realizar a postagem pelos Correios? para saber quais cuidados tomar, tanto no momento da postagem em si, como da pré-postagem.

Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade selecionada, juntamente da nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

🚩Atenção: se optar pela postagem no Melhor Ponto ou Melhor Ponto + Pegaki, confira as regras destes serviços nos artigos 📃O que é o Melhor Ponto? e 📄Conheça o Melhor Ponto + Pegaki antes de gerar as suas etiquetas de frete.

🚩Evite problemas:

  • É importante verificar se a sua encomenda está de acordo com as regras correspondentes à modalidade escolhida antes de realizar a postagem 

  • Envios que estiverem em desacordo com as regras de embarque dos Correios poderão ter a postagem recusada ou enfrentar desafios durante o transporte ou após a entrega

👉Conferência de medidas

No momento da postagem a unidade irá realizar a medição e pesagem do seu objeto para conferir se as medidas são as mesmas que foram cotadas na nossa plataforma.

Confira na notinha entregue pelo balconista se as medidas estão corretas. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.

Dependendo da agência escolhida, é possível que o comprovante de postagem seja enviado para o e-mail cadastrado pelo usuário na plataforma, ao invés de ser fornecido de maneira impressa.

No entanto, caso você ainda prefira o comprovante impresso, é de seu direito exigi-lo no ato da postagem.

🚩Importante:

Não é necessário aguardar a atualização do envio para "Entregue" caso você conteste as dimensões no dia da postagem ou no dia útil seguinte.

Se o seu envio foi postado há mais de 1 dia útil, você deverá aguardar que ele seja atualizado para "Entregue" antes de contestar as dimensões na agência.

O ideal é que o procedimento seja realizado o mais breve possível após a conclusão da entrega, pois quanto mais cedo você for até a agência, mais chances de sucesso na contestação você terá. Contudo, o prazo máximo para realizá-lo é de 60 dias corridos contados a partir da data de postagem.

Se a sua etiqueta foi gerada em uma das modalidades de envio Centralizado dos Correios (SEDEX Centralizado, PAC Centralizado, Mini Envios Centralizado), entre em contato diretamente ao nosso time de atendimento para realizar as tratativas de contestação de medidas.

⚠️Uso de envelopes de segurança nos envios dos Correios:

Os Correios aceitam a postagem de envios embalados com envelopes de segurança.

Os envios com esse tipo de embalagem que são postados diretamente nas agências dos Correios são medidos e pesados manualmente. Sendo assim, as chances de haver erros no registro das dimensões são menores.

Já os envios embalados com envelopes de segurança deixados nas unidades do Melhor Ponto e Melhor Ponto - Pegaki são medidos e pesados por máquinas.

Por serem de plástico, os envelopes de segurança podem não ser medidos corretamente pelas máquinas. Isso pode resultar na cobrança de débitos após a conferência do envio.

  • Se precisar utilizar os envelopes de segurança, recomendamos que faça a postagem do seu envio em uma agência dos Correios ou uma unidade do Melhor Ponto - Correios

  • Se você for utilizar as demais soluções do Melhor Ponto, opte pelas embalagens regulares de papelão para embalar os seus envios

👉 Entrega

📦 Modalidade Mini Envios

Os envios na modalidade Mini Envios contam com 1 tentativa de entrega.

Se a tentativa de entrega não for bem sucedida, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.

Se o objeto não é retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.

Conheça mais detalhes e características sobre este serviço acessando o artigo 📃''Como funciona a modalidade Mini Envios dos Correios?''.

📦 Modalidade PAC

Os envios na modalidade PAC contam com 2 tentativas de entrega.

Se as tentativas de entrega não forem bem sucedidas, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.

Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.

📦 Modalidade SEDEX

Os envios na modalidade SEDEX contam com 3 tentativas de entrega.

Se as tentativas de entrega não forem bem sucedidas, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.

Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.

📌Importante:

Em algumas capitais e determinados municípios do estado de São Paulo, sábados são considerados dias úteis e devem ser contados no prazo de entrega.

👉Clique aqui para acessar a lista dessas localidades.

🚩Atenção:

Os Correios não são obrigados a fornecer o comprovante de entrega eletrônico em nenhuma de suas modalidades.

Se o entregador encontrar um local seguro para deixar o pacote (como uma caixa de correio, por exemplo), a entrega poderá ser realizada sem a presença de um recebedor e, consequentemente, sem a assinatura.

🚩Restrição de Entrega

As restrições de entrega com os Correios costumam ocorrer quando há algum problema de acesso à região de destino do envio.

Essa dificuldade pode estar relacionada:

  • A imprevistos com a infraestrutura dos locais, como alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc.

  • Ao risco que os entregadores podem enfrentar em regiões de conflitos urbanos, com altos níveis de assaltos, etc.

Os Correios mapeiam essas áreas e têm autonomia para definir as regiões de entrega que contam com restrições.

Clicando nos links abaixo você pode conferir se há alguma restrição para a entrega do seu envio no site dos Correios:

2 cenários quando o endereço de entrega tem restrições:

  1. A carga é entregue no endereço do destinatário, mas com acréscimo de dias úteis ao prazo de entrega;

  2. A carga não é entregue no endereço de destino e é disponibilizada para retirada em uma agência dos Correios. O destinatário deve retirar o objeto em até 7 dias corridos;

Em caso de dúvidas sobre restrições de entrega do seu envio, você pode entrar em contato com a agência dos Correios ou com o nosso time de atendimento.

👉 Devolução:

A solicitação de suspensão de entrega e devolução dos envios com os Correios pode ser realizada diretamente no painel de controle do Melhor Envio.

Confira como solicitá-la acessando o artigo 📃 Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

👉Avarias, extravios, roubos, violações e indenizações:

Para casos de sinistro (avaria, extravio, violação, furto ou roubo) constatados pelos Correios há pagamento de indenização.

Contudo, para que a compensação financeira ocorra é necessário cumprir com os procedimentos da transportadora.

  • Avarias e violações

Nos casos de avaria e violação constatados durante o transporte, os Correios realizam a análise do pacote para definir se a indenização é procedente.

Quando o destinatário identifica a avaria ou violação do objeto após a conclusão da entrega, é necessário o contato com o nosso time de atendimento para que seja registrado um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios solicitando a análise.

É possível acessar o PI por este link. Basta inserir o número de rastreamento do envio e o CNPJ do Melhor Envio que é 15.165.312/0001-22.

A indenização por avaria leva 30 dias para ser processada após ter sido confirmada através da resposta ao PI. Já o pagamento da indenização por parte dos Correios ocorre em até 45 dias após o período de processamento.

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

Confira mais informações sobre essas ocorrências acessando o artigo 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

🚩Importante:

O prazo para contestar avarias e violações com os Correios é de 30 dias corridos, a contar da data da entrega.

Entre em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação dentro deste prazo se você enfrentar esses desafios.

  • Roubo/Furto

Os Correios consideram a possibilidade de roubo de um objeto apenas se ele receber o status “Objeto roubado dos Correios” no rastreamento.

Quando os envios nas modalidades SEDEX e PAC recebem este status, os Correios registram um PI (Pedido de Informação) em seu sistema e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.

É possível acompanhar o PI através do link a seguir:

Para acessá-lo, você precisará fazer o login do site dos Correios. Em seguida, basta inserir o código de rastreamento e utilizar o CNPJ do Melhor Envio - 15.165.312/0001-22.

🚩Importante: se o seu envio em atraso não tiver um PI em aberto, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O contato conosco também é necessário se o PI referente ao seu envio foi aberto, mas não foi respondido pelos Correios dentro de 3 dias úteis.

A resposta dos Correios e fechamento do PI podem resultar em 2 cenários:

  1. O objeto tem o rastreamento atualizado. Nessa situação, o envio segue para a entrega ao destinatário

  2. O objeto não é localizado no fluxo postal. Nessa situação, os Correios iniciam as buscas pelo envio

Quando o envio não é encontrado no fluxo postal, os Correios registram o status “Solicitação de suspensão de entrega recebida” no rastreamento.

Isso marca o início das buscas, que têm como objetivo recuperar o pacote com suspeita de roubo.

O prazo total das buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.

O remetente deve acompanhar o rastreamento durante as buscas, pois haverão atualizações se o objeto for localizado:

👉Se a carga é localizada durante as buscas:

Ela é devolvida ao remetente, que recebe a indenização referente ao valor pago no frete do envio.

O valor é repassado na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente em até 45 dias, contados a partir do registro da suspensão de entrega no rastreamento.

👉Se a carga não é localizada após as buscas:

O seu roubo é confirmado e o processo indenizatório é iniciado pelos Correios.

O remetente tem direito à indenização do valor segurado da carga ou do seguro automático + o valor pago no frete.

O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro.

Os valores são repassados na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente

  • Extravio

Os Correios consideram a possibilidade de extravio de um objeto apenas se ele estiver em atraso.

Nas modalidades SEDEX e PAC, os Correios registram um PI (Pedido de Informação) em seu sistema no 1º dia de atraso do envio e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.

É possível acompanhar o PI através do link a seguir:

Para acessá-lo, você precisará fazer o login do site dos Correios. Em seguida, basta inserir o código de rastreamento e utilizar o CNPJ do Melhor Envio - 15.165.312/0001-22.

🚩Importante: se o seu envio em atraso não tiver um PI em aberto, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O contato conosco também é necessário se o PI referente ao seu envio foi aberto, mas não foi respondido pelos Correios dentro de 3 dias úteis.

A resposta dos Correios e fechamento do PI podem resultar em 2 cenários:

  1. O objeto tem o rastreamento atualizado. Nessa situação, o envio segue para a entrega ao destinatário

  2. O objeto não é localizado no fluxo postal. Nessa situação, os Correios iniciam as buscas pelo envio

Quando o envio não é encontrado no fluxo postal, os Correios registram o status “Solicitação de suspensão de entrega recebida” no rastreamento. Isso marca o início das buscas pela carga.

O prazo total das buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.

O remetente deve acompanhar o rastreamento durante as buscas, pois haverá atualizações se o objeto for localizado:

👉Se a carga é localizada durante as buscas:

Ela é devolvida ao remetente, que recebe a indenização referente ao valor pago no frete do envio.

O valor é repassado na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente em até 45 dias, contados a partir do registro da suspensão de entrega no rastreamento.

👉Se a carga não é localizada após as buscas:

O seu extravio é confirmado e o processo indenizatório é iniciado pelos Correios.

O remetente tem direito à indenização do valor segurado da carga ou do seguro automático + o valor pago no frete.

O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro.

Os valores são repassados na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente.

🚩Importante:

A modalidade Mini Envios possui um formato diferente de indenização.

Nesse serviço, o período de buscas não é iniciado automaticamente.

O Melhor Envio monitora os fretes da modalidade Mini Envios e registra um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios quando identifica o atraso de um envio. Após o registro, os Correios têm até 5 dias úteis para fornecer uma resposta.

É possível acompanhar o PI através do link a seguir:

Para acessá-lo, você precisará fazer o login do site dos Correios. Em seguida, basta inserir o código de rastreamento e utilizar o CNPJ do Melhor Envio - 15.165.312/0001-22.

🚩Atenção: se o seu envio estiver em atraso não tiver um PI em aberto, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O contato conosco também é necessário se o PI referente ao seu envio foi aberto, mas não foi respondido pelos Correios dentro de 5 dias úteis.

A resposta dos Correios e fechamento do PI podem resultar em 2 cenários:

  1. O objeto é entregue ao destinatário

  2. O objeto não é localizado no fluxo postal. Nessa situação, os Correios iniciam as buscas pelo envio

Quando o envio não é encontrado no fluxo postal, os Correios registram o status “Solicitação de suspensão de entrega recebida” no rastreamento. Isso marca o início das buscas pela carga.

O prazo total das buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.

👉Se a carga é localizada durante as buscas:

Ela é devolvida ao remetente, que recebe a indenização referente ao valor pago no frete do envio.

O valor é repassado na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente em até 45 dias, contados a partir do registro da suspensão de entrega no rastreamento.

👉Se a carga não é localizada após as buscas:

O seu extravio é confirmado e o processo indenizatório é iniciado pelos Correios.

O remetente tem direito à indenização do valor segurado da carga ou do seguro automático + o valor pago no frete.

O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro.

Os valores são repassados na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente.

Para entender mais sobre as situações de extravio, roubo ou furto confira o conteúdo do artigo 📃 Indenização por roubos e extravios.

👉 Indenizações

Os valores máximos de indenização com os Correios são:

  • Modalidade SEDEX: R$ 35.571,17

  • Modalidade PAC: R$ 4.184,84

  • Modalidade Mini Envios: R$ 104,62

Desenvolvemos o vídeo abaixo para explicar o passo a passo de como gerar uma etiqueta de frete dos Correios por intermédio do Melhor Envio. Confira:


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