Como funciona a Jadlog?

Tenha informações sobre a nota fiscal aceita, declaração de conteúdo, modalidades de envio e etc.

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

A Jadlog é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

👉Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica modelo 55

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) modelo 55

  • Declaração de conteúdo (com exceção de envios com origem no Paraná)

🚩Importante: envios com origem na unidade de Foz do Iguaçu/PR, não podem ser feitos com NFAe (Nota fiscal avulsa eletrônica).

🚩Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

👉Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da Jadlog.

O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Por isso, confira as informações dos seus envios e garanta que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

🚩Atenção:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.

👉Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Jadlog são:

  • Medidas máximas: 80 cm x 80 cm x 80 cm

  • Peso máximo: 120 kg

  • Não há dimensões nem peso mínimo

🚩Atenção:

  • O peso máximo permitido para postagem nas unidades Jadlog Envios (identificadas com o prefixo “JE” na plataforma) é de 10 kg

  • Quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pela Jadlog e/ou não permita a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a unidade da transportadora poderá negar a postagem.

📌Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.

👉Modalidades

As modalidades de serviço da Jadlog disponíveis pelo intermédio do Melhor Envio são a .Package e a .Com. Entenda a diferença entre elas clicando aqui.

👉Cargas

As cargas com as quais a Jadlog não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉Taxas

Há situações em que um envio da Jadlog pode receber a cobrança de taxas extras.

Essas taxas são previstas na nossa calculadora de fretes, ou seja, são incluídas no valor do frete exibido durante a cotação:

  • Taxa de não mecanizáveis

  • Taxa de risco

A taxa de não mecanizáveis no valor de R$50,00 é aplicada em cargas que ultrapassam 170 cm em alguma das dimensões, que a soma das dimensões ultrapassa 240 cm ou que têm o peso real ou faturado maior que 40 kg.

Para informações sobre o cálculo do peso faturado, acesse o artigo 📃O que é peso faturado?

Já a taxa de risco é aplicada para envios que têm valor segurado superior a R$3.000,00 por quilo.

Para mais informações sobre essa taxa, acesse o artigo 📃O que é a taxa de risco nos envios pela Jadlog e quando ela é aplicada? da nossa Central de Ajuda.

🚩Atenção: essas taxas podem ser cobradas somente após a conferência métrica em caso de erro no preenchimento das dimensões e peso durante a cotação. Revise essas informações para garantir que estão corretas antes de gerar as suas etiquetas de frete.

👉Postagem

Ao gerar a etiqueta de frete escolha uma unidade para postagem.

Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a Jadlog no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Imprima a etiqueta e leve a remessa para postagem na unidade, juntamente da nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

🚩Atenção: a postagem deve ocorrer na unidade selecionada no momento da cotação da etiqueta de frete.

Se desejar, você pode imprimir um comprovante de postagem desenvolvido pelo Melhor Envio para os seu fretes com a Jadlog. Este comprovante serve para que o remetente e as unidades da Jadlog tenham uma comprovação das postagens. Portanto, o documento traz mais segurança para todos. Saiba mais sobre ele acessando o artigo 📃 Comprovante de postagem para envios via Jadlog.

Na hora do despacho é possível pedir ao balconista o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem. Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.

Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.

📌Importante:

Para os envios com declaração de conteúdo, as unidades da Jadlog podem solicitar durante o ato de postagem:

  • Uma cópia impressa e assinada da declaração de conteúdo dos envios;

  • Uma cópia impressa do RG do remetente.

🚩Atenção: se optar pela postagem no Melhor Ponto ou Melhor Ponto + Pegaki, confira as regras destes serviços nos artigos 📃O que é o Melhor Ponto? e 📄Conheça o Melhor Ponto + Pegaki

👉Conferência métrica

No momento da postagem, a unidade irá medir e pesar o seu envio durante a conferência métrica.

👉Clique aqui para conhecer mais sobre este procedimento.

Confira as dimensões e peso registrados pelo balconista da unidade no ato da postagem.

Se identificar algum erro, reporte ao balconista para que haja a correção.

Se você identificar alguma divergência nos dados registrados pela unidade após a postagem, é possível contestar estas métricas.

🚩Importante: As unidades da Jadlog têm autonomia para recusar a contestação de medidas em caso de divergência.

👉Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela Jadlog.

Caso o destinatário não seja encontrado (destinatário ausente) após as 3 tentativas a carga deverá:

  • Ser devolvida ao remetente

  • Ser retirada no balcão da Jadlog pelo destinatário em até 5 dias corridos.

É importante que remetentes e destinatários acompanhem o rastreamento dos envios.

Se for registrado algum status relacionado a dificuldades na entrega, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

As unidades da Jadlog podem não seguir com novas tentativas de entrega se não houver um alinhamento.

Vale ressaltar que a Jadlog realiza as entregas no endereço de destino cadastrado na etiqueta de frete e não em mãos ao destinatário.

🚩Atenção: a Jadlog não realiza entregas em caixas postais.

👉Impossibilidades de Entrega

Se for identificado algum status de rastreamento que indique um problema de endereço, como "endereço não localizado", "número não localizado" ou "destinatário desconhecido", o remetente do envio deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

O remetente tem até 10 dias corridos para fornecer mais informações sobre o local de entrega.

Se a Jadlog não receber as informações complementares para entrega após este prazo, a carga retorna ao endereço do remetente (sem devolução do valor do envio).

👉 Devolução

🚩Atenção:

  • Os envios da Jadlog passaram a ser devolvidos ao endereço do remetente a partir do dia 01/03/2024. Anteriormente, os pacotes eram devolvidos para a unidade de postagem e precisavam ser retirados pelo remetente.

  • Se ocorrer a devolução de um envio gerado até o dia 29/02/2024, o pacote retornará para ao ponto de postagem e precisará ser retirado.

Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Jadlog desde que ele não esteja em rota final de entrega.

As remessas são devolvidas ao endereço do remetente.

É possível acompanhar o retorno da carga utilizando o mesmo código de rastreamento de envio.

🚩Atenção:

  • A Jadlog realiza apenas 1 tentativa de entrega no endereço do remetente. Se essa tentativa não for bem sucedida, a remessa ficará disponível para retirada na unidade da Jadlog responsável pela devolução por um período de 90 dias. Se o pacote não for retirado dentro deste prazo, ele será descartado pela Jadlog (sem a possibilidade de indenizações ou reembolsos).

  • Se o endereço do remetente for uma caixa postal ou não for atendido pela Jadlog, o pacote será disponibilizado para retirada na unidade da Jadlog responsável pela devolução por um período de 90 dias. Se esse for o seu caso, acompanhe o rastreamento até que o envio conste disponível para retirada nesta unidade. Se o pacote não for retirado dentro do prazo de 90 dias, ele será descartado pela Jadlog (sem a possibilidade de indenizações ou reembolsos).

  • Se a devolução do envio em seu endereço não for bem sucedida, verifique no rastreamento se o nome da unidade de postagem do seu envio é acompanhado do prefixo "JE". Em caso positivo, o pacote será disponibilizado para retirada em outra unidade da Jadlog que fique próxima ao local em que você realizou a postagem, pois esse modelo de unidade não aceita devoluções. Se enfrentar qualquer dificuldade para identificar a unidade em que o seu envio foi disponibilizado para retirada, entre em contato com o nosso time de atendimento.

Para solicitar a devolução:

  1. Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle;

  2. Clique na aba "Envios Postados";

  3. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete;

  4. Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA";

  5. Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;

  6. Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio;

  7. Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto);

  8. Clique em “Enviar”.

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Importante:

  • Cancelar uma etiqueta de frete que já foi postada mas que ainda não foi atualizada no seu painel do Melhor Envio não motiva a devolução da remessa.

  • Não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

  • A Jadlog não aceita pedidos de análise de avaria ou violação após a entrega no endereço do remetente ou retirada da remessa na unidade de postagem. Por isso, confira a integridade da carga devolvida durante a entrega ou retirada. Se houver qualquer inconformidade, recuse e faça uma ressalva à equipe da transportadora.

  • Os envios na modalidade não comercial (gerados com declaração de conteúdo) não contam com cobertura de seguro em casos de avaria.

Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Jadlog?

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉

👉Avarias, extravios e indenizações

Com a Jadlog há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.

Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora.

🚩Importante: envios feitos com declaração de conteúdo só possuem indenização em casos de extravio, furto ou roubo (tendo um teto de R$ 1.000,00 para a indenização). Não há indenização em ocorrências de avaria com declaração de conteúdo.

As indenizações com a Jadlog são pagas em torno de 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.

📌O prazo de 90 dias não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.

Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela Jadlog? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

👉Mais informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃 Transportadora Jadlog: como enviar encomendas e assista ao vídeo 📽️ Como fazer envios pela Jadlog.


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