A Azul Cargo Express é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio. Ela realiza entregas por via aérea.
👉 Documentos exigidos
Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:
Nota Fiscal Eletrônica (NFe) modelo 55
Declaração de conteúdo
Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.
📌 Importante:
As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.
Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.
É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.
Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.
Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.
👉Valor segurado
O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da Azul Cargo Express.
O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.
Por isso, confira as informações dos seus envios e garanta que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.
🚩Atenção:
Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.
Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.
👉 Dimensões da carga
A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Azul Cargo Express são:
Medidas máximas: 100 cm x 80 cm x 70 cm
Medidas mínimas: 15cm x 15cm x 15cm
Peso máximo: 60 kg na modalidade Amanhã e 30 kg na modalidade E-commerce
Peso mínimo: 100g
🚩Atenção:
Quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pela Azul Cargo Express e/ou não permita a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a unidade da transportadora poderá negar a postagem.
📌 Importante:
Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.
Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:
👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.
👉 Modalidades
As modalidades de serviço da Azul Cargo Express são a Azul Amanhã e Azul E-Commerce.
O serviço Azul Amanhã conta com preços maiores e prazos de entrega menores.
Já o serviço Azul E-Commerce oferece preços menores e prazos maiores. Somado a isso, o peso máximo da carga nesta modalidade é 30kg.
👉 Cargas
As cargas com as quais a Azul Cargo Express não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.
👉 Postagem
Com a Azul Cargo Express você deve imprimir e colar sua etiqueta de frete na embalagem e levá-la até qualquer unidade da transportadora da sua cidade.
Leve a minuta impressa e o documento (nota fiscal ou declaração de conteúdo) juntos da embalagem. A postagem não poderá ser feita sem eles.
📌 Importante: As unidades da Azul Cargo possuem autonomia para recusar envios com declaração de conteúdo, principalmente caso seja constatado que a carga está sendo enviada com fins comerciais.
Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a Azul Cargo Express no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.
📌Importante:
Desativamos temporariamente a cotação de envios pela Azul Cargo Express com origem em Manaus - AM.
A motivação foi a cobrança de uma taxa de estacionamento no valor de R$109,70 que passou a ser cobrada pela concessionária do aeroporto de Manaus, a Vinci, em 01/10/2022. Essa taxa deve ser paga por qualquer pessoa que deseje postar no local, já que a entrada é exclusiva para veículos.
A transportadora está em negociação com a concessionária para reverter a cobrança dessa taxa, mas ainda não há previsão de solução.
Por motivos de segurança do transporte as embalagens devem ser entregues à Azul Cargo Express abertas. Assim, a transportadora pode vistoriar o conteúdo e verificar se está dentro dos perfis aceitos.
🚩Caso a embalagem seja entregue fechada a transportadora se reserva o direito de abri-la de modo a cumprir com o procedimento de vistoria.
Na hora do despacho é possível pedir ao balconista o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem. Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.
Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.
🚩 Conferência de medidas
Exija o DACTE também para conferir as dimensões registradas da sua carga no ato da postagem. Caso haja divergência com as dimensões cotadas solicite ao atendente que a correção seja feita.
A Azul Cargo Express não realiza procedimento de contestação de medidas para envios já em movimentação.
👉 Entrega
A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega no endereço de destino sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.
Se a retirada da carga não ocorrer, ela será devolvida ao remetente.
📌 Importante: a Azul Cargo não realiza entregas em caixas postais.
👉 Devolução
Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Azul Cargo Express desde que ele não esteja em rota final de entrega.
Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.
Após confirmar a devolução, a transportadora irá fornecer um novo código de rastreamento que você poderá utilizar para acompanhar o seu envio.
Para solicitar a devolução:
Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle;
Clique na aba "Envios Postados";
Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete;
Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA";
Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;
Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio;
Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto);
Clique em “Enviar”.
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?
O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.
Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉
📌 Importante:
Algumas unidades não realizam a devolução no endereço do remetente e trabalham apenas com o sistema de retirada dos pacotes no balcão da transportadora.
Somente nestes casos, a transportadora registra o status "Retira" no rastreamento do envio e o remetente deve comparecer até a unidade de postagem para retirar o pacote em até 10 dias úteis.
Após este prazo, a Azul Cargo Express irá considerar abandono de carga, o que impossibilita a recuperação do pacote e o pagamento de indenizações.
👉 Avarias, extravios e indenizações
Com a Azul Cargo Express há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.
Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora. Eles podem ser encontrados nos artigos 📃 Indenização por roubos e extravios e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação? para saber mais.
Os valores máximos de indenização são:
Para envios com nota fiscal - R$ 40 mil
Para envios com declaração de conteúdo - R$ 1 mil
📌 Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.
👉 Mais informações
Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃 Transporte aéreo de cargas no Melhor Envio: conheça a Azul Cargo Express e assista ao vídeo 📽️ Como fazer envios pela Azul Cargo Express.