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Manual de integração: plataforma WordPress (WooCommerce)
Manual de integração: plataforma WordPress (WooCommerce)

Passo a passo para conectar sua plataforma WordPress ao Melhor Envio

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

O WooCommerce é um plugin de e-commerce para lojistas que utilizam o WordPress.

Ao integrá-lo ao Melhor Envio, é possível sincronizar informações de venda e geração de etiquetas de envio.

Antes de realizar a integração entre a sua loja sediada no WordPress e as funcionalidades da nossa plataforma, é necessário confirmar que você tenha:

  • Um cadastro na plataforma do Melhor Envio

  • O plugin WooCommerce instalado (disponível na loja de plugins do WordPress),

  • O plugin Brazilian Market on WooCommerce instalado (disponível na loja de plugins do WordPress).

Após atender esses 3 critérios, vamos à integração em si.

Para realizá-la basta:

  1. Instalar o plugin "Melhor Envio" (Versão 2.14.0)

  2. Ativar o plugin usando o Token de acesso do Melhor Envio

  3. Configurar a ferramenta em sua conta WordPress

Veja abaixo o passo a passo de cada uma destas etapas.

🔷Instalando o plugin "Melhor Envio"

Para instalar o plugin do Melhor Envio:

  1. Acesse o seu painel administrativo do WordPress

  2. Na aba lateral esquerda da tela, encontre a opção "Plugins"

  3. Clique em "Adicionar Novo"

  4. No campo de busca de aplicativos, pesquise por "Melhor Envio"

  5. Clique em "Instalar Agora"

  6. Após a instalação ser feita clique em "Ativar"

  7. Pronto! App do Melhor Envio instalado

🔷Gerando o token de acesso

Após ativar o plugin, você deverá gerar o token de acesso que será utilizado na integração. Para isso:

  1. Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio

  2. Na barra lateral esquerda, clique em “Integrações” e em seguida em “Permissões de Acesso

  3. Clique no botão “GERAR NOVO TOKEN

  4. Marque a opção “Li e concordo com as condições descritas acima” e em seguida clique em “Avançar

  5. Nomeie o token no campo “Nome

  6. Clique em “Selecionar todos

  7. Clique em “GERAR TOKEN

Depois disso, o token que você gerou será exibido na tela. Clique em “COPIAR TOKEN” para copiá-lo.

🚩Atenção: este é o único momento que o código é exibido.


🔷Preenchendo o token no WordPress (WooCommerce)

Para conectar a sua loja à sua conta Melhor Envio, você precisará inserir o token gerado no WordPress (WooCommerce). Para isso:

  1. Acesse o seu painel de controle no Wordpress

  2. Na barra lateral esquerda, clique em ”Melhor Envio” e em seguida em “Token

  3. Insira o token que você gerou na plataforma do Melhor Envio no campo “Meu Token” e clique em “Salvar

  4. A tela de "Configurações Gerais" será aberta. Nela, selecione as opções mais convenientes para você

    Endereço: Selecione qual endereço de remetente desejado

    Jadlog: Escolha a agência Jadlog de sua preferência para realizar o envio dos seus produtos

    Azul Cargo Express: Escolha a agência Azul Cargo Express de sua preferência para realizar o envio dos seus produtos

    Loja: Se você tiver mais de uma loja cadastrada no Melhor Envio, escolha qual delas será a loja padrão. A etiqueta de frete será gerada com base nas informações da loja selecionada. Entenda sobre o cadastro de lojas acessando o artigo 📃Como alterar o remetente e cadastrar outros endereços?

    Opções para cotação: Escolha se deseja contratar serviços adicionais de entrega como o AR (Aviso de Recebimento) ou MP (Mão Própria)

    🚩Atenção: os serviços de Mão Própria e Aviso de Recebimento são pagos e exclusivos dos Correios. Ao contratá-los, os valores dos fretes dos Correios exibidos na sua loja serão mais altos se comparados aos valores de envios sem os serviços adicionais. Se você utiliza mais de uma solução de fretes em sua loja virtual, certifique-se que os serviços adicionais estão habilitados ou desabilitados em ambas as soluções. Para mais informações, acesse o artigo 📃Como configurar minhas preferências em uma integração via aplicativo?

    Calculadora: Opte por apresentar a calculadora de frete na tela do produto

    Shortcode para exibir a calculadora: É necessário informar o ID do produto para o shortcode funcionar de forma adequada

    Diretório dos plugins: Campo para definição do caminho manual do diretório de plugins

    🚩Atenção: você deve alterar este campo somente se tiver certeza das consequências da alteração. Se precisar de ajuda, entre em contato com o nosso atendimento

  5. Pronto! Token inserido com sucesso


🔷Configurando as opções de frete

Depois de habilitar o token, você precisa cadastrar os métodos de entrega do Melhor Envio nas suas configurações do WooCommerce. 

Isso irá permitir que o seu comprador veja as opções de frete que oferecemos.

Para isso:

  1. Acesse o seu painel administrativo do WordPress

  2. Na aba lateral esquerda da tela, encontre a opção "WooCommerce"

  3. Clique em "Configurações"

  4. Na tela de configurações, vá na seção "Entrega"

  5. A tela "Áreas de Entrega" será aberta. Já possuindo uma área de entrega adicionada clique em "Editar"

  6. Na tela seguinte, clique na opção "Método de Entrega"

  7. Na janela que será apresentada, escolha as opções de serviços intermediados pelo Melhor Envio que você deseja disponibilizar em sua loja

    Neste momento as transportadoras e modalidades disponíveis são: Azul Cargo Express (Amanhã e E-Commerce), Buslog (Rodoviário), Correios (SEDEX, SEDEX Centralizado, PAC, PAC Centralizado, Mini Envio e Mini Envios Centralizado), Jadlog (.Package, .Package Centralizado e .Com), LATAM Cargo (éFácil) e Loggi (Express)

    🚩Atenção: antes de selecionar um serviço, verifique qual a área de atuação da transportadora, bem como suas condições de uso. Você pode conferi-las nos artigos 📃 Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio, 📃 Como funciona a Buslog pelo Melhor Envio?, 📃 Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?, 📃 Como funciona a Jadlog?, 📃 Como funciona a LATAM Cargo pelo Melhor Envio? e 📃 Como funcionam os fretes da Loggi pelo Melhor Envio?

  8. Ao concluir a seleção a opção de serviço escolhida irá aparecer como método de entrega selecionado. Clique em "Salvar Alterações"

  9. Pronto, configuração de envio realizada com sucesso! Nossos métodos de envio aparecerão para o seu cliente na tela do produto ou no carrinho de compras.

🔷Configurando os produtos

Esta integração precisa de valores mínimos de peso e dimensões para uma cotação correta.

Os seus produtos deverão pesar pelo menos 100 gramas e medir ao menos 1 cm em cada uma das dimensões.

Caso sejam informados pesos e dimensões inferiores, a cotação não será feita corretamente.

Para garantir que as cotações de frete dos seus envios sejam feitas corretamente garanta que seus produtos contem as dimensões mínimas.

Para isso:

  1. Acesse o seu painel administrativo do WordPress

  2. Na aba lateral esquerda da tela, encontre a opção "Produtos"

  3. Clique em "Todos os produtos"

  4. Escolha um dos seus produtos

  5. No campo "Dados do produto" clique na opção "Entrega"

  6. Verifique se o peso está superior a 100 gramas e se as dimensões são iguais ou superiores a 1 cm. Caso o produto apresente peso e dimensões superiores aos citados anteriormente não haverá necessidade de alteração. Contudo, caso estes campos não estejam preenchidos ou apresentem valores inferiores aos supracitados, faça a alteração de modo a respeitar a regra de peso e medidas mínimas

  7. Se você alterou algum valor, clique em "Atualizar"

  8. Pronto!



🔷Manual de integração com o WordPress (WooCommerce) em vídeo

Caso prefira, você pode conferir as instruções completas para integrar a sua loja WooCommerce ao Melhor Envio em vídeo a seguir: 

Você encontra este e outros conteúdos no nosso canal do YouTube.

🔷Mais informações

Caso você tenha dúvidas sobre outras etapas da nossa integração com o WooCommerce sugerimos a leituras dos artigos 📃Manual WooCommerce: como realizar o pagamento dos meus envios? e 📃Manual WooCommerce: como imprimir sua etiqueta de envio.


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