AR é a sigla para Aviso de Recebimento, que é um serviço adicional exclusivo dos Correios.
Marcando esta opção, o entregador deve obter as informações de quem receber a encomenda no destino em um documento físico adicional, permitindo ao remetente comprovar o recebimento do volume.
Esse documento é disponibilizado junto da etiqueta de frete, no momento da impressão, como no exemplo abaixo.
Após imprimi-lo, você deve anexá-lo na caixa e ele retornará até o endereço de remetente após a entrega.
Os Correios possuem em suas unidades versões mais resistentes e autoadesivas do AR. Em razão disso, caso prefira optar pela versão dos Correios, basta clicar em "NÃO QUERO IMPRIMIR O AR DOS CORREIOS".
No momento da postagem da carga não esqueça de solicitar ao atendente do balcão que ele providencie o AR do seu envio.
Caso você opte por imprimi-lo em casa ou a agência não disponibilize o mesmo, é importante que você cole na embalagem apenas a parte que tracejada conforme indicado na área "Cole aqui". Esse procedimento deve ser seguido porque o AR será destacado na entrega da encomenda.
🚩 Importante: O AR deve ser colado na face contrária da etiqueta de frete. Ou seja, você deve colar a etiqueta de frete de um lado da embalagem e o AR no lado oposto dela.
Esse é um serviço adicional e irá alterar o valor do envio.
📦 Se eu não contratar o AR irei receber um comprovante de entrega?
Você poderá receber o comprovante eletrônico de entrega.
Ele é uma cortesia que o Melhor Envio e os Correios disponibilizam aos usuários. Ou seja, a transportadora não é obrigada a oferecê-lo.
O AR e o comprovante eletrônico de entrega são distintos: o primeiro é um serviço pago que pode ser adicionado ao seu envio e o segundo é uma cortesia oferecida aos usuários.
O AR também pode ser disponibilizado digitalmente no lugar do comprovante eletrônico de entrega ao invés de ser devolvido em sua forma física.
A diferença do comprovante eletrônico para o AR disponibilizado de forma digital é que, ao contratar o AR, o cliente tem a garantia de que será recolhido e disponibilizado assinatura.
A solicitação da 2ª via do AR é possível ser solicitada vai PI no Fale Conosco,
caso esse serviço tenha sido contratado mas o remetente não o tenha recebido.