Os Correios são uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

👉 Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica ou avulsa, modelo 55

  • Declaração de conteúdo

Saiba mais a respeito destes documentos e seus valores máximos de seguro permitidos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

📌 Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

👉 Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pelos Correios são:

📦 Modalidade PAC e SEDEX

  • Medidas mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento

  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (altura, largura e comprimento) e a soma dos três lados não pode ultrapassar 200 cm.

  • Peso máximo: 30 kg

📦 Modalidade Grandes Formatos (PAC GF e SEDEX GF)

  • Medidas mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento

  • Medidas máximas: de 101 cm até 150 cm em cada lado (altura, largura ou comprimento) e a soma dos três lados não pode ultrapassar 300 cm.

  • Peso máximo: 30 kg

📦 Modalidade Mini Envios

  • Medidas mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento

  • Medidas máximas: 4cm de altura x 16cm de largura x 24cm de comprimento

  • Peso máximo: 300 gramas

🚩 Importante: cargas que apresentarem formato não mecanizável (esfera ou cilindro) ou que ultrapassarem 70 cm em alguma das dimensões receberão taxa extra (taxa de não mecanizáveis).

Objetos disformes ou diferentes do padrão cúbico/retangular também podem sofrer a taxa, como:

  • Sacos de grãos

  • Sacos de travesseiros ou roupas

  • Embrulhos em formato irregular, etc.

📌 Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.

👉 Modalidades

As modalidades de serviço dos Correios disponíveis pelo intermédio do Melhor Envio são o PAC, SEDEX, Grandes Formatos e Mini Envios.

👉 Serviços Adicionais

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio a oferecer o serviço de Mão Própria (MP) e de Aviso de Recebimento (AR).

Consulte o link de cada um deles para compreender suas características.

👉 Cargas

As cargas com as quais os Correios não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉 Postagem

É possível realizar a postagem do seu envio em qualquer agência dos Correios da sua cidade que aceite despachos na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP).

Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e as Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

A unidade de postagem deve estar localizada na cidade de origem do envio.

🚩 Importante: O webservice dos Correios, serviço que depende inteiramente da transportadora e responsável por retornar a latitude e longitude das agências está inoperante, não havendo previsão para retorno até o momento.

Como solução temporária, para identificar a unidade mais próxima de você acesse o Busca Agências ao invés do mapa. Uma vez nele, escolha entre os filtros de ''Proximidade'' ou ''Localidade'', selecione qual fará maior sentido e as unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Acesse o artigo 📃 Como realizar a postagem pelos Correios? para saber quais cuidados tomar, tanto no momento da postagem em si, como da pré-postagem.

Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade selecionada, juntamente da nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

🚩 Conferência de medidas

No momento da postagem a unidade irá realizar a medição e pesagem do seu objeto para conferir se as medidas são as mesmas que foram cotadas na nossa plataforma.

Confira na notinha entregue pelo balconista se as medidas estão corretas. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.

A depender da agencia escolhida, é possível que o comprovante de postagem seja enviado para o e-mail cadastrado pelo usuário na plataforma, ao invés de ser fornecido de maneira impressa ao usuário.

No entanto, caso o cliente ainda prefira o comprovante impresso, é de seu direito exigir o mesmo no ato da postagem.

👉 Entrega

📦 Modalidade Mini Envios

Será feita 1 tentativa de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Mini Envios.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

🚩 Importante: é importante ressaltar que nenhuma modalidade de envio possui obrigação de ter comprovante eletrônico de entrega disponível. Caso o entregador encontre local seguro para deixar a remessa (como uma caixa de correio, por exemplo) será possível finalizar a entrega sem a presença de um recebedor e por consequência sem assinatura.

📑 É possível conhecer mais detalhes e características desse serviço, clicando e acessando o artigo ''Como funciona a modalidade Mini Envios dos Correios?''.

📦 Modalidade PAC

Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

📦 Modalidade Sedex

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Sedex.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

📦 Modalidade Grandes Formatos (PAC GF ou SEDEX GF)

Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC GF ou SEDEX GF.

🚩 Importante mencionar que as únicas diferenças dos serviços GFs para o serviço de PAC comum é que os GFs possuem uma tolerância de dimensões maior e, por consequência do tamanho da carga transportada, uma cobertura de abrangência restrita.

📑 Para saber mais detalhes sobre esse serviço, clique e acesse o artigo ''Como funciona a modalidade Grandes Formatos dos Correios?''

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

🚩 Restrição de Acesso

Ocorrências de restrição de entrega com os Correios costumam dizer respeito a problemas relativos ao acesso a certas áreas.

A dificuldade costuma ser justificada por imprevistos relacionados à infraestrutura de acesso ao local (alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc) ou ao risco que os entregadores sofrem para chegar a certas residências (locais de conflitos urbanos, locais com altos níveis de assaltos, etc).

O mapeamento destas áreas é feito pela própria transportadora, que possui autonomia para estabelecer quais regiões possuem restrições. No site dos Correios é possível verificá-las. Para acessá-lo clique aqui. Também é possível, consultar quais os locais com restrições de entrega clicando aqui.

Caso o envio possua limitação de acesso, há 2 cenários:

  • A carga é entregue no endereço do destinatário, mas com acréscimo de dias úteis ao prazo de entrega.

  • A carga não poderá ser entregue no endereço do destinatário e permanecerá na unidade de custódia para ser retirada pelo destinatário em até 7 dias corridos.

Havendo maiores questionamentos a respeito da restrição de acesso dos Correios é possível consultar nosso time de atendimento para sanar suas dúvidas ou contatar a agência de custódia da carga.

👉 Devolução:

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio que permite que a solicitação de suspensão de entrega e devolução ao remetente seja feita pelo próprio usuário dentro da nossa plataforma, e de forma gratuita.

Para ver como realizá-la acesse o artigo 📃 Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

👉 Avarias, extravios, roubos, violações e indenizações:

Para casos de sinistro (avaria, extravio, violação, furto ou roubo) constatados pelos Correios há pagamento de indenização.

Contudo, para que a compensação financeira ocorra é necessário cumprir com os procedimentos da transportadora.

Para situações de avaria, no ato do recebimento da carga, é imprescindível que seja feita a verificação da mercadoria na frente do entregador, pois caso haja algo fora dos conformes, como uma avaria/violação, a recusa da carga deve ser feita de imediato, pois após o recebimento da mercadoria sem a contestação devida, não há possibilidade de recorrer pelo dano de avaria/violação para os Correios.

Para entender mais sobre casos de avaria é possível verificar os procedimentos no artigo 📃 Meu objeto chegou avariado ao destinatário. E agora?. Para situações de extravio, roubo ou furto confira o conteúdo do artigo 📃 Indenização por roubos e extravios.

Para casos de violação (ou espoliação, como os Correios costumam chamar) os Correios não aceitam reclamações de cargas entregues.

Violações identificadas pela própria transportadora durante o transporte serão analisadas pelos Correios e caso conclua-se que é cabível à situação, procede-se com os trâmites indenizatórios.

  • Avarias e violações

Quando ocorre a avaria ou violação de um envio pelos Correios, é possível reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento. Nós registramos uma manifestação chamada de PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga ou por meio de resposta do PI.

É possível acessar o PI por este link. Basta inserir o número de rastreamento do envio e o CNPJ do Melhor Envio que é 15.165.312/0001-22.

O pagamento de indenizações pelos Correios pode levar em torno 60 dias a contar da data da constatação do sinistro. Estes prazos podem sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

  • Roubo/Furto

Os Correios consideram a possibilidade de roubo de um objeto apenas se ele receber o status “Objeto roubado dos Correios” no rastreamento.

Nas modalidades SEDEX, PAC e Grandes Formatos, a transportadora conta com os seguintes prazos para apresentar novas movimentações de rastreamento:

  • SEDEX/SEDEX Grandes Formatos: 7 dias corridos a contar da sinalização do roubo no rastreamento.

  • PAC/PAC Grandes Formatos: 10 dias corridos a contar da sinalização do roubo no rastreamento.

Se o objeto não tem novas movimentações dentro deste prazo, o rastreamento é atualizado com a informação “Solicitação de suspensão de entrega recebida”. Isso marca o início das buscas pela carga.

O prazo total das buscas é de 30 dias corridos a contar da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.

Você deve acompanhar o rastreamento durante as buscas pois haverão atualizações caso o objeto seja localizado.

Se a carga for localizada durante as buscas, ela será devolvida a você. Ao receber o objeto, você deverá reportar o recebimento através do nosso Fluxo de Autoatendimento. Para isso:

  1. Clique em “Ajuda”,

  2. Selecione a opção “Envios”,

  3. Clique em “Envio postado”,

  4. Clique em “Envio não entregue”,

  5. Clique em “Roubo/extravio”,

  6. Preencha as informações solicitadas e informe o recebimento do objeto no campo “Informações adicionais”,

  7. Clique em “Enviar”.

🚩 Ao reportar o recebimento do objeto, você receberá a indenização referente ao valor pago no frete do envio. A indenização é repassada na forma de saldo na sua Melhor Carteira.

Caso o pacote não seja encontrado após o período de buscas, ele é confirmado como sinistro e o processo de indenização será iniciado pela transportadora. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

O pagamento da indenização pelos Correios levará até 45 dias a contar da confirmação do sinistro, ou seja, da data em que foi finalizado o período de buscas (30 dias contados a partir da suspensão de entrega).

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

  • Extravio

Os Correios consideram a possibilidade de extravio de um objeto apenas se ele estiver em atraso.

Nas modalidades SEDEX, PAC e Grandes Formatos, a transportadora conta com os seguintes prazos para apresentar novas movimentações de rastreamento:

  • SEDEX/SEDEX Grandes Formatos: 7 dias corridos a contar do 1º dia de atraso do objeto ou da data da última movimentação de rastreamento.

  • PAC/PAC Grandes Formatos: 10 dias corridos a contar do 1º dia de atraso do objeto ou da data da última movimentação de rastreamento.

Se o objeto não tem novas movimentações dentro deste prazo, o rastreamento é atualizado com a informação “Solicitação de suspensão de entrega recebida”. Isso marca o início das buscas pela carga.

O prazo total das buscas é de 30 dias corridos a contar da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.

Você deve acompanhar o rastreamento durante as buscas pois haverão atualizações caso o objeto seja localizado.

Se a carga for localizada durante as buscas, ela será devolvida a você. Ao receber o objeto, você deverá reportar o recebimento através do nosso Fluxo de Autoatendimento. Para isso:

  1. Clique em “Ajuda”,

  2. Selecione a opção “Envios”,

  3. Clique em “Envio postado”,

  4. Clique em “Envio não entregue”,

  5. Clique em “Roubo/extravio”,

  6. Preencha as informações solicitadas e informe o recebimento do objeto no campo “Informações adicionais”,

  7. Clique em “Enviar”.

🚩 Ao reportar o recebimento do objeto, você receberá a indenização referente ao valor pago no frete do envio. A indenização é repassada na forma de saldo na sua Melhor Carteira.

Caso o pacote não seja encontrado após o período de buscas, ele é confirmado como extravio e o processo de indenização será iniciado pela transportadora. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

O pagamento da indenização pelos Correios levará até 45 dias a contar da confirmação do sinistro, ou seja, da data em que foi finalizado o período de buscas (30 dias contados a partir da suspensão de entrega).

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

📌Importante:

A modalidade Mini Envios possui um formato diferente de indenização.

Para essa modalidade, o período de buscas não é iniciado automaticamente. Assim, sempre que o envio entrar em atraso ou tiver o status de rastreamento atualizado com a informação de roubo ou extravio, é necessário abrir um PI (Pedido de Informação) para provocar um posicionamento dos Correios.

Diante de suspeita de extravio ou roubo o status de rastreamento será atualizado com as informações correspondentes ao sinistro, assim como ocorre nas outras modalidades. O prazo de 30 dias corridos de buscas é contado a partir da data de sinalização da suspensão de entrega no rastreamento.

Se o objeto for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve utilizar o nosso Fluxo de Autoatendimento para notificar o recebimento da carga. Para isso, deverá:

  1. Clicar em “Ajuda”,

  2. Selecionar a opção “Envios”,

  3. Clicar em “Envio postado”,

  4. Clicar em “Envio não entregue”,

  5. Clicar em “Roubo/extravio”,

  6. Preencher as informações solicitadas e informar o recebimento do objeto no campo “Informações adicionais”,

  7. Clicar em “Enviar”.

Se o objeto não for localizado dentro do prazo estipulado, o remetente será ressarcido do frete e receberá também a indenização correspondente ao valor segurado.

👉 Geração de etiqueta de frete dos Correios:

Durante a geração de uma etiqueta de frete pelos Correios é obrigatório o preenchimento do CPF ou CNPJ do remetente e do destinatário.

Só será possível gerar a etiqueta se essas informações estiverem presentes.

Desenvolvemos o vídeo abaixo para explicar o passo a passo de como gerar uma etiqueta de frete dos Correios por intermédio do Melhor Envio. Confira:


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