Os Correios são uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

👉 Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica ou avulsa, modelo 55

  • Declaração de conteúdo

Saiba mais a respeito destes documentos e seus valores máximos de seguro permitidos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

📌 Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

👉 Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pelos Correios são:

📦 Modalidade PAC e SEDEX

  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (altura, largura e comprimento) e a soma dos três lados não pode ultrapassar 200 cm.

  • Peso máximo: 30 kg

📦 Modalidade Grandes Formatos (PAC GF e SEDEX GF)

  • Medidas máximas: de 101 cm até 150 cm em cada lado (altura, largura ou comprimento) e a soma dos três lados não pode ultrapassar 300 cm.

  • Peso máximo: 30 kg

📦 Modalidade Mini Envios

  • Dimensões mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento

  • Dimensões máximas: 4cm de altura x 16cm de largura x 24cm de comprimento

  • Peso máximo: 300 gramas

🚩 Importante: cargas que apresentarem formato não mecanizável (esfera ou cilindro) ou que ultrapassarem 70 cm em alguma das dimensões receberão taxa extra (taxa de não mecanizáveis).

👉 Modalidades

As modalidades de serviço dos Correios disponíveis pelo intermédio do Melhor Envio são o PAC, SEDEX, Grandes Formatos e Mini Envios.

👉 Serviços Adicionais

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio a oferecer o serviço de Mão Própria (MP) e de Aviso de Recebimento (AR).

Consulte o link de cada um deles para compreender suas características.

👉 Cargas

As cargas com as quais os Correios não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉 Postagem

É possível realizar a postagem do seu envio em qualquer agência dos Correios da sua cidade que aceite despachos na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP).

Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e as Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione os Correios no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Acesse o artigo 📃 Como realizar a postagem pelos Correios? para saber quais cuidados tomar, tanto no momento da postagem em si, como da pré-postagem.

Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade selecionada, juntamente da nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

🔶 Conferência de medidas

No momento da postagem a unidade irá realizar a medição e pesagem do seu objeto para conferir se as medidas são as mesmas que foram cotadas na nossa plataforma.

Confira na notinha entregue pelo balconista se as medidas estão corretas. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.

👉 Entrega

📦 Mini Envios

Será feita 1 tentativa de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Mini Envios.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

🚩 Importante: Envios feitos na modalidade Mini Envios não possuem obrigação de ter comprovante eletrônico de entrega disponível. Caso o entregador encontre local seguro para deixar a remessa (como uma caixa de correio, por exemplo) será possível finalizar a entrega sem a presença de um recebedor e por consequência sem assinatura.

📦 Modalidade PAC

Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

📦 Modalidade Sedex

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Sedex.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

📦 Modalidade Grandes Formatos (PAC GF ou SEDEX GF)

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC GF ou SEDEX GF.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias.

  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

📦 Restrição de Acesso

Ocorrências de restrição de entrega com os Correios costumam dizer respeito a problemas relativos ao acesso a certas áreas.

A dificuldade costuma ser justificada por imprevistos relacionados à infraestrutura de acesso ao local (alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc) ou ao risco que os entregadores sofrem para chegar a certas residências (locais de conflitos urbanos, locais com altos níveis de assaltos, etc).

O mapeamento destas áreas é feito pela própria transportadora, que possui autonomia para estabelecer quais regiões possuem restrições. No site dos Correios é possível verificá-las. Para acessá-lo clique aqui.

Caso o envio possua limitação de acesso, há 2 cenários:

  • A carga é entregue no endereço do destinatário, mas com acréscimo de dias úteis ao prazo de entrega.

  • A carga não poderá ser entregue no endereço do destinatário e permanecerá na unidade de custódia para ser retirada pelo destinatário em até 7 dias corridos.

Havendo maiores questionamentos a respeito da restrição de acesso dos Correios é possível consultar nosso time de atendimento para sanar suas dúvidas ou contatar a agência de custódia da carga.

👉 Devolução:

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio que permite que a solicitação de suspensão de entrega e devolução ao remetente seja feita pelo próprio usuário dentro da nossa plataforma, e de forma gratuita.

Para ver como realizá-la acesse o artigo 📃 Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

👉 Avarias, extravios, roubos, violações e indenizações:

Para casos de sinistro (avaria, extravio, violação, furto ou roubo) constatados pelos Correios há pagamento de indenização.

Contudo, para que a compensação financeira ocorra é necessário cumprir com os procedimentos da transportadora.

Para situações de avaria é possível verificar os procedimentos no artigo 📃 Meu objeto chegou avariado ao destinatário. E agora?. Para situações de extravio, roubo ou furto confira o conteúdo do artigo 📃 Indenização por roubos e extravios.

Para casos de violação (ou espoliação, como os Correios costumam chamar) os Correios não aceitam reclamações de cargas entregues.

Violações identificadas pela própria transportadora durante o transporte serão analisadas pelos Correios e caso conclua-se que é cabível à situação, procede-se com os trâmites indenizatórios.

  • Avarias e violações

Quando ocorre a avaria ou violação de um envio pelos Correios, é possível reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento. Nós registramos uma manifestação chamada de PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga ou por meio de resposta do PI.

É possível acessar o PI por este link. Basta inserir o número de rastreamento do envio e o CNPJ do Melhor Envio que é 15.165.312/0001-22.

O pagamento de indenizações pelos Correios pode levar em torno 60 dias a contar da data da constatação do sinistro. Estes prazos podem sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

  • Roubo/Furto

Quando é sinalizado o status de “Objeto Roubado” no rastreamento de um envio pelos Correios, a carga é considerada um possível roubo. Isso significa que foram abertas as buscas pelo objeto e que o sinistro da carga ainda não foi confirmado.

Nas modalidades SEDEX e SEDEX Grandes Formatos, os Correios terão 7 dias corridos a contar da data de sinalização do status para atualizar as movimentações de rastreamento.

Já nas modalidades PAC e PAC Grandes Formatos, essas movimentações devem acontecer em até 10 dias corridos a contar da data de sinalização do status.

Se houverem novas movimentações no rastreamento do envio dentro deste primeiro prazo, ele seguirá para entrega ao destinatário.

Caso o rastreamento não seja atualizado dentro deste período, os Correios solicitam a suspensão de entrega do envio.

Se o envio for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente, que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve notificar o nosso time de atendimento para realizarmos os procedimentos necessários.

O prazo total de buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da sinalização do status de “Objeto Roubado”.

Caso o pacote não seja encontrado nesse período, ele é confirmado como sinistro e o processo de indenização será iniciado pela transportadora. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

O pagamento de indenizações pelos Correios pode levar em torno de 60 dias a partir da sinalização do status de “Objeto Roubado” no rastreamento. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

  • Extravio

A partir do primeiro dia de atraso de um envio pelos Correios, o período de buscas é iniciado automaticamente pela transportadora.

Nas modalidades SEDEX e SEDEX Grandes Formatos, os Correios terão até o sétimo dia de buscas para atualizar as movimentações de rastreamento dos envios.

Já nas modalidades PAC e PAC Grandes Formatos, essas movimentações de rastreamento devem acontecer até o décimo dia de buscas.

Caso o pacote seja encontrado dentro desse primeiro período, ele segue para entrega ao destinatário.

Não sendo encontrado, o envio é considerado um possível extravio e o rastreamento receberá duas ocorrências: um status confirmando que o objeto está perdido ("Objeto não localizado no fluxo postal") e uma solicitação de suspensão de entrega (“Solicitação de suspensão de entrega recebida”).

Se o envio for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente, que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve notificar o nosso time de atendimento para realizarmos os procedimentos necessários.

O prazo total de buscas é de 30 dias corridos, contados a partir do primeiro dia de atraso.

Caso o pacote não seja encontrado nesse período, ele é confirmado como extravio e segue para indenização. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

O pagamento de indenizações pelos Correios pode levar em torno de 60 dias a partir do primeiro dia de atraso. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

🚩Importante: A modalidade Mini Envios possui um formato diferente de indenização. Para essa modalidade, o período de buscas não é iniciado automaticamente. Assim, sempre que o envio entrar em atraso ou tiver o status de rastreamento atualizado com a informação de roubo, é necessário abrir um PI (Pedido de Informação) para provocar um posicionamento dos Correios.

Diante de suspeita de extravio ou roubo o status de rastreamento será atualizado com as informações correspondentes ao sinistro, assim como ocorre nas outras modalidades. A diferença é que na modalidade Mini o prazo de 30 dias corridos de buscas é contado a partir da data de resposta do PI.

Se o objeto for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve notificar o nosso time de atendimento para realizarmos os procedimentos necessários.

Não sendo localizado dentro do prazo estipulado, o remetente será ressarcido do frete e receberá também a indenização correspondente.

👉 Geração de etiqueta de frete dos Correios:

Desenvolvemos o vídeo abaixo para explicar o passo a passo de como gerar uma etiqueta de frete dos Correios por intermédio do Melhor Envio. Confira:


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