Os Correios são uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

👉 Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica ou avulsa, modelo 55
  • Declaração de conteúdo

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

👉 Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pelos Correios são:

📦 Modalidade PAC e SEDEX

  • Medidas máximas: 100 cm em cada lado (altura, largura e comprimento) e a soma dos três lados não pode ultrapassar 200 cm.
  • Peso máximo: 30 kg

📦 Modalidade Mini Envios

  • Dimensões mínimas: 1cm de altura x 10cm de largura x 15cm de comprimento
  • Dimensões máximas: 4cm de altura x 16cm de largura x 24cm de comprimento
  • Peso máximo: 300 gramas

🚩 Importante: cargas que apresentarem formato não mecanizável (esfera ou cilindro) ou que ultrapassarem 70 cm em alguma das dimensões receberão taxa extra no valor de R$ 79,00 (taxa de não mecanizáveis).

👉 Modalidades

As modalidades de serviço dos Correios disponíveis pelo intermédio do Melhor Envio são o PAC, SEDEX e Mini Envios.

👉 Serviços Adicionais

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio a oferecer o serviço de Mão Própria (MP) e de Aviso de Recebimento (AR).

Consulte o link de cada um deles para compreender suas características.

👉 Cargas

As cargas com as quais os Correios não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉 Postagem

É possível realizar a postagem do seu envio em qualquer agência dos Correios da sua cidade que aceite despachos na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP).

Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e as Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

Encontre aqui a unidade dos Correios mais próxima de você, bem como a cobertura de postagem da transportadora.

Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade selecionada, juntamente da nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

🔶 Conferência de medidas

No momento da postagem a unidade irá realizar a medição e pesagem do seu objeto para conferir se as medidas são as mesmas que foram cotadas na nossa plataforma.

Confira na notinha entregue pelo balconista se as medidas estão corretas. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.

👉 Entrega

📦 Mini Envios

Será feita 1 tentativa de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Mini Envios.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 30 dias.
  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

🚩 Importante: Envios feitos na modalidade Mini Envios não possuem obrigação de ter comprovante eletrônico de entrega disponível. Caso o entregador encontre local seguro para deixar a remessa (como uma caixa de correio, por exemplo) será possível finalizar a entrega sem a presença de um recebedor e por consequência sem assinatura.

📦 Modalidade PAC

Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 30 dias.
  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

📦 Modalidade Sedex

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Sedex.

Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 21 dias.
  • Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente

📦 Restrição de Acesso

Ocorrências de restrição de entrega com os Correios costumam dizer respeito a problemas relativos ao acesso a certas áreas.

A dificuldade costuma ser justificada por imprevistos relacionados à infraestrutura de acesso ao local (alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc) ou ao risco que os entregadores sofrem para chegar a certas residências (locais de conflitos urbanos, locais com altos níveis de assaltos, etc).

O mapeamento destas áreas é feito pela própria transportadora, que possui autonomia para estabelecer quais regiões possuem restrições. No site dos Correios é possível verificá-las. Para acessá-lo clique aqui.

Caso o envio possua limitação de acesso, há 2 cenários:

  • A carga é entregue no endereço do destinatário, mas com acréscimo de 7 dias úteis ao prazo de entrega.
  • A carga não poderá ser entregue no endereço do destinatário e permanecerá na unidade de custódia para ser retirada pelo destinatário em até 7 dias corridos.

Havendo maiores questionamentos a respeito da restrição de acesso dos Correios é possível consultar nosso time de atendimento para sanar suas dúvidas ou contatar a agência de custódia da carga.

👉 Devolução:

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio que permite que a solicitação de suspensão de entrega e devolução ao remetente seja feita pelo próprio usuário dentro da nossa plataforma, e de forma gratuita.

Para ver como realizá-la acesse o artigo 📃 Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

👉 Avarias, extravios, violações e indenizações:

Para casos de sinistro (avaria, extravio, violação, furto ou roubo) constatados pelos Correios há pagamento de indenização.

Contudo, para que a compensação financeira ocorra é necessário cumprir com os procedimentos da transportadora.

Para situações de avaria é possível verificar os procedimentos no artigo 📃 Meu objeto chegou avariado ao destinatário. E agora?. Para situações de extravio, roubo ou furto confira o conteúdo do artigo 📃 Indenização por roubos e extravios.

Para casos de violação (ou espoliação, como os Correios costumam chamar) os Correios não aceitam reclamações de cargas entregues.

Violações identificadas pela própria transportadora durante o transporte serão analisadas pelos Correios e caso conclua-se que é cabível à situação, procede-se com os trâmites indenizatórios.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga ou por meio de resposta do PI (Pedido de Informação).

O Melhor Envio realiza abertura de PI tão logo o envio tenha registro de atraso. É possível acessar o PI por este link. Basta inserir o número de rastreamento do envio e o CNPJ do Melhor Envio que é 15.165.312/0001-22.

O pagamento de indenizações pelos Correios pode levar:

  • De 30 a 60 dias para sinistros identificados a partir de janeiro de 2021
  • De 90 a 120 dias para sinistros identificados até dezembro de 2020

Estes prazos podem sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.

👉 Geração de etiqueta de frete dos Correios:

Desenvolvemos o vídeo abaixo para explicar o passo a passo de como gerar uma etiqueta de frete dos Correios por intermédio do Melhor Envio. Confira:


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