A Azul Cargo Express é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio. Ela realiza entregas por via aérea.

👉 Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota Fiscal Eletrônica (NFe) modelo 55 e Nota Fiscal Avulsa (NFA)

  • Declaração de conteúdo

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

📌 Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

👉 Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Azul Cargo Express são:

  • Medidas máximas: 50 cm x 50 cm x 50 cm

  • Medidas mínimas: 15cm x 15cm x 15cm

  • Peso máximo: 60 kg

  • Peso mínimo: 100g

📌 Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.

👉 Modalidades

As modalidades de serviço da Azul Cargo Express são a Azul Amanhã e Azul E-Commerce.

O serviço Azul Amanhã conta com preços maiores e prazos de entrega menores.

Já o serviço Azul E-Commerce oferece preços menores e prazos maiores. Somado a isso, o peso máximo da carga nesta modalidade é 30kg.

👉 Cargas

As cargas com as quais a Azul Cargo Express não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉 Postagem

Com a Azul Cargo Express você deve imprimir e colar sua etiqueta de frete na embalagem e levá-la até qualquer unidade da transportadora da sua cidade.

Leve a minuta impressa e o documento (nota fiscal ou declaração de conteúdo) juntos da embalagem. A postagem não poderá ser feita sem eles.

📌 Importante: As unidades da Azul Cargo possuem autonomia para recusar envios com declaração de conteúdo, principalmente caso seja constatado que a carga está sendo enviada com fins comerciais.

Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a Azul Cargo Express no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Por motivos de segurança do transporte as embalagens devem ser entregues à Azul Cargo Express abertas. Assim, a transportadora pode vistoriar o conteúdo e verificar se está dentro dos perfis aceitos.

📌 Importante: Caso a embalagem seja entregue fechada a transportadora se reserva o direito de abri-la de modo a cumprir com o procedimento de vistoria.

Na hora do despacho é possível pedir ao balconista o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem. Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.

Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.

🚩 Conferência de medidas

Exija o DACTE também para conferir as dimensões registradas da sua carga no ato da postagem. Caso haja divergência com as dimensões cotadas solicite ao atendente que a correção seja feita.

A Azul Cargo Express não realiza procedimento de contestação de medidas para envios já em movimentação.

👉 Entrega

A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega no endereço de destino sem custo adicional.

Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.


Se a retirada da carga não ocorrer, ela será devolvida ao remetente. Nesses casos, será cobrada uma taxa correspondente ao valor do frete de envio.

📌 Importante: a Azul Cargo não realiza entregas em caixas postais.

👉 Devolução

A devolução com a Azul Cargo Express é possível, mas somente se a transportadora tiver tempo hábil para interromper a entrega e iniciar o processo de retorno da carga ao remetente.

Os envios pela transportadoras são devolvidos para o endereço do remetente.

É possível acompanhar o retorno da carga por meio de um novo código de rastreamento de envio, que é encaminhado pela transportadora após a confirmação da devolução.


📌 Importante:

Algumas unidades não realizam as devolução a domicílio e trabalham apenas com o sistema de retirada dos volumes no balcão da transportadora. Para esses casos, o status "Retira" será registrado no rastreamento.

Excepcionalmente nessas situações, o remetente deverá comparecer até a unidade de postagem para retirar o envio devolvido.

O remetente tem até 10 dias úteis para fazer a retirada. Se isso não acontecer, a Azul Cargo Express irá considerar abandono de carga. Após a atribuição desse status não é possível recuperar o envio.

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução dos envios realizados com todas as nossas transportadoras parceiras.

Se deseja solicitar a devolução de um envio, basta entrar em contato com o nosso time de atendimento. Nós intermediaremos o seu pedido de devolução junto à transportadora.

Você também pode solicitar a devolução de envios através do nosso fluxo de autoatendimento.

Para acessá-lo, clique em "Ajuda" e selecione as seguintes opções: Envios ➭ Envio postado ➭ Envio não entregue ➭ Suspender entrega ➭ Suspender entrega com transportadoras privadas.

👉 Avarias, extravios e indenizações

Com a Azul Cargo Express há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.

Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora. Eles podem ser encontrados nos artigos 📃 Indenização por roubos e extravios e 📃 Meu objeto chegou avariado ao destinatário: e agora? para saber mais.

Os valores máximos de indenização são:

  • Para envios com nota fiscal - R$ 40 mil

  • Para envios com declaração de conteúdo - R$ 1 mil

👉 Maiores informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃 Transporte aéreo de cargas no Melhor Envio: conheça a Azul Cargo Express e assista ao vídeo 📽️ Como fazer envios pela Azul Cargo Express.


Encontrou sua resposta?