A Azul Cargo Express conta com a agilidade do transporte aéreo para realizar suas entregas.
Veja abaixo as especificidades da entrega e da devolução por meio dela:
🔷Como é a entrega pela Azul Cargo Express?
A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.
Se a retirada da carga não ocorrer, ela será devolvida ao remetente.
👉A entrega foi feita, mas meu cliente diz não ter recebido
Se o destinatário afirmar não ter recebido a carga e desconhecer o recebedor, o remetente terá até 30 dias corridos a contar da data da entrega para entrar em contato com o nosso time de atendimento e reportar a situação.
Com isso, o nosso time irá intermediar um procedimento chamado de acareação junto à transportadora.
Nele a Azul Cargo Express retorna ao endereço no qual a entrega foi feita e tenta identificar a pessoa que recebeu o volume.
Após concluir a acareação, a Azul Cargo Express pode:
Encontrar o recebedor indevido e coletar a carga, entregando para o destinatário correto
Encontrar o recebedor e constatar que a carga foi entregue corretamente
Não encontrar o recebedor e entender que houve extravio da carga, abrindo o processo indenizatório
🚩Atenção: confirme com o destinatário se foi feita a verificação da entrega com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados. Há casos nos quais a acareação é solicitada, a transportadora retorna ao endereço e é constatado que o pacote se encontra na posse de uma das figuras citadas acima. Por isso, a verificação por parte do destinatário é essencial.
Você deve aguardar a finalização da acareação para reembolsar o destinatário ou refazer o envio.
O Melhor Envio e a transportadora não se responsabilizam por reembolsos realizados antes da conclusão do procedimento.
🔷A Azul Cargo Express realizada entregas em caixa postal?
Não, ela não realiza entregas em caixa postal.
Essa restrição é determinada pelos Correios.
O serviço de caixa postal é exclusivo dos Correios. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.
🔷Como é a devolução pela Azul Cargo Express?
Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Azul Cargo Express desde que ele não esteja em rota final de entrega.
Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.
Após confirmar a devolução, a transportadora irá fornecer um novo código de rastreamento que você poderá utilizar para acompanhar o seu envio.
Para solicitar a devolução:
Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle;
Clique na aba "Envios Postados";
Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete;
Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA";
Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;
Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio;
Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto);
Clique em “Enviar”.
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.
Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉
📌 Importante:
Algumas unidades não realizam a devolução no endereço do remetente e trabalham apenas com o sistema de retirada dos pacotes no balcão da transportadora.
Somente nestes casos, a transportadora registra o status "Retira" no rastreamento do envio e o remetente deve comparecer até a unidade de postagem para retirar o pacote em até 10 dias úteis.
Após este prazo, a Azul Cargo Express irá considerar abandono de carga, o que impossibilita a recuperação do pacote e o pagamento de indenizações.
🔷Mais detalhes
Para saber mais a respeito da transportadora acesse o artigo 📃 Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio ou assista o vídeo 🎥 Azul Cargo Express: como gerar uma etiqueta de frete e onde postar | Melhor Envio.