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Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?
Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?

A Azul Cargo Express une a agilidade do transporte aéreo com a praticidade de mais de 230 unidades espalhadas por todo o país

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

A Azul Cargo Express conta com a agilidade do transporte aéreo para realizar suas entregas.

Veja abaixo as especificidades da entrega e da devolução por meio dela:

🔷Como é a entrega pela Azul Cargo Express?

A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.

Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.

Se a retirada da carga não ocorrer, ela será devolvida ao remetente.


👉A entrega foi feita, mas meu cliente diz não ter recebido

Se o destinatário afirmar não ter recebido a carga e desconhecer o recebedor, o remetente terá até 30 dias corridos a contar da data da entrega para entrar em contato com o nosso time de atendimento e reportar a situação.

Com isso, o nosso time irá intermediar um procedimento chamado de acareação junto à transportadora.

Nele a Azul Cargo Express retorna ao endereço no qual a entrega foi feita e tenta identificar a pessoa que recebeu o volume.

Após concluir a acareação, a Azul Cargo Express pode:

  • Encontrar o recebedor indevido e coletar a carga, entregando para o destinatário correto

  • Encontrar o recebedor e constatar que a carga foi entregue corretamente

  • Não encontrar o recebedor e entender que houve extravio da carga, abrindo o processo indenizatório

🚩Atenção: confirme com o destinatário se foi feita a verificação da entrega com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados. Há casos nos quais a acareação é solicitada, a transportadora retorna ao endereço e é constatado que o pacote se encontra na posse de uma das figuras citadas acima. Por isso, a verificação por parte do destinatário é essencial.


Você deve aguardar a finalização da acareação para reembolsar o destinatário ou refazer o envio.

O Melhor Envio e a transportadora não se responsabilizam por reembolsos realizados antes da conclusão do procedimento.

🔷A Azul Cargo Express realizada entregas em caixa postal?

Não, ela não realiza entregas em caixa postal.

Essa restrição é determinada pelos Correios.

O serviço de caixa postal é exclusivo dos Correios. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.

🔷Como é a devolução pela Azul Cargo Express?

Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Azul Cargo Express desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.

Após confirmar a devolução, a transportadora irá fornecer um novo código de rastreamento que você poderá utilizar para acompanhar o seu envio.

Para solicitar a devolução:

  1. Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle;

  2. Clique na aba "Envios Postados";

  3. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete;

  4. Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA";

  5. Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;

  6. Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio;

  7. Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto);

  8. Clique em “Enviar”.

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉

📌 Importante:

Algumas unidades não realizam a devolução no endereço do remetente e trabalham apenas com o sistema de retirada dos pacotes no balcão da transportadora.

Somente nestes casos, a transportadora registra o status "Retira" no rastreamento do envio e o remetente deve comparecer até a unidade de postagem para retirar o pacote em até 10 dias úteis.

Após este prazo, a Azul Cargo Express irá considerar abandono de carga, o que impossibilita a recuperação do pacote e o pagamento de indenizações.

🔷Mais detalhes

Para saber mais a respeito da transportadora acesse o artigo 📃 Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio ou assista o vídeo 🎥 Azul Cargo Express: como gerar uma etiqueta de frete e onde postar | Melhor Envio.


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