A Via Brasil é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio. Ela realiza entregas por via aérea e rodoviária.

O Melhor Envio disponibiliza fretes da Via Brasil para envios feitos com origem na Região Metropolitana de São Paulo, com cobertura de entrega nacional.

A Via Brasil também possui certificação da Anvisa, o que a habilita a transportar medicamentos.

A transportadora realiza a coleta das encomendas, não sendo necessário que o cliente leve o objeto até algum ponto físico.

👉 Documentos exigidos

Com a Via Brasil, seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

Saiba mais a respeito da importância da nota fiscal nos seus fretes acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

📌 Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

👉 Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Via Brasil são:

  • Medidas máximas: 200 cm x 200 cm x 240 cm

  • Peso máximo: 200 kg

  • Não há dimensões nem peso mínimo

📌 Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.

👉 Cargas

As cargas com as quais a Via Brasil não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉 Coleta

Com a Via Brasil o Melhor Envio possui coleta inclusa gratuitamente em todos envios.

Ela é solicitada de forma automática pela nossa plataforma no momento em que o usuário clica no botão de impressão do envio e fica agendada para o próximo dia útil.

A transportadora busca a encomenda com base no endereço indicado no campo de remetente da etiqueta de frete. Por isso é importante que as informações do envio sejam preenchidas corretamente.


🚩 Orientação sobre cópia impressa da nota fiscal

É fundamental que você entregue 2 cópias impressas da nota fiscal do envio ao funcionário da Via Brasil que realizará a coleta.

Uma das cópias da nota fiscal deverá ser afixada na caixa da carga dentro do saco plástico modelo canguru.

A segunda cópia da nota fiscal deverá ficar fora do saco plástico afixado na caixa. Ela ficará a disposição do motorista responsável pela coleta.

Este funcionário da Via Brasil irá verificar se os dados presentes na nota fiscal são os mesmos da etiqueta de frete. Se estas informações apresentarem divergência, o colaborador da transportadora está autorizado a não concluir a coleta.

🔴 Importante: A responsabilidade da correta emissão dos documentos exigidos para envio é do remetente. Portanto, a transportadora não assume responsabilidade fiscal ou financeira em casos de devolução ou nova emissão de cargas que não puderam ser entregues por conter disparidades entre nota fiscal e etiqueta de frete.

👉 Entrega

A Via Brasil entrega a encomenda no endereço da nota fiscal utilizada na geração da etiqueta.

Por isso, é necessário que sua etiqueta seja gerada em sintonia com os dados da Nota Fiscal.

A Via Brasil se baseia no dados da nota fiscal para realizar a entrega. Por isso, é importante que o número de telefone do destinatário seja incluído na nota fiscal do envio. Do contrário, a transportadora não conseguirá contatá-lo em caso de necessidade.

A Via Brasil realiza 2 tentativas de entrega sem custo adicional.

A partir da 3ª tentativa de entrega, haverá cobrança de valor equivalente a 50% do valor do frete de entrega por tentativa.

🚩 Importante: a Via Brasil não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.

Para maiores informações acesse o artigo 📃 Como funciona coleta, reentrega e devolução com a Via Brasil.

👉 Devolução

A devolução ocorre por solicitação do remetente ou por procedimento da transportadora.

📦 Por solicitação do remetente

A devolução com a Via Brasil é possível, mas somente se a transportadora tiver tempo hábil para interromper a entrega e iniciar o processo de retorno da carga ao remetente.

É possível acompanhar o retorno da carga por meio do mesmo código de rastreamento do envio.

As remessas pela transportadora são devolvidas ao endereço dos remetentes.

Caso deseje a devolução de um objeto basta solicitá-la ao nosso time de atendimento. Nós intermediaremos o seu pedido de devolução junto à transportadora.

Você também pode solicitar a devolução de envios através do nosso fluxo de autoatendimento.

Para acessá-lo, clique em "Ajuda" e selecione as seguintes opções: Envios ➭ Envio postado ➭ Envio não entregue ➭ Suspender entrega ➭ Suspender entrega com transportadoras privadas.

📦 Por procedimento da transportadora

A devolução por procedimento da transportadora ocorre quando a Via Brasil está impossibilitada de entregar o pacote ao destinatário, apesar de repetidos esforços.

Nesse caso, a encomenda entra em processo de devolução, sendo encaminhado de volta para o remetente.

📌 Informação importante sobre as devoluções:


O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução dos envios realizados com todas as nossas transportadoras parceiras.

👉 Avarias, extravios e indenizações

Com a Via Brasil há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.

Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora.

Os valores máximos de indenização são:

  • Para envios com nota fiscal - R$ 50 mil

Acesse os artigos 📃 Indenização por roubos e extravios e 📃 Meu objeto chegou avariado ao destinatário: e agora? para saber mais.

👉 Maiores informações

Assista ao vídeo abaixo e saiba Como fazer envios pela Via Brasil. Confira:



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