A Via Brasil possui um perfil de carga abrangente que torna a transportadora relevante para quem precisa de um transporte específico.
📦 A Via Brasil transporta:
A Via Brasil oferece o transporte de cargas que são consideradas pouco convencionais para as demais transportadoras. São elas:
Alimentos
Cosméticos
Equipamentos de saúde
Medicamentos
Produtos hospitalares
Produtos perecíveis
Produtos classificados como perigosos (corrosivos, explosivos e inflamáveis), que contenham vidro (exceto perfumes bem embalados e medicamentos), ou que contenham cerâmica, são transportados mediante a apresentação de carta de isenção de avaria.
📦 A Via Brasil não transporta:
É de responsabilidade do remetente ter conhecimento delas, verificando previamente com a unidade de postagem a possibilidade de envio da mercadoria.
Animais vivos
Armas e munições
Carga sem nota fiscal com valor comercial
Correspondências
Mudanças (objetos e móveis - itens pessoais sem nota fiscal)
Produtos compostos apenas de vidro
Dinheiro em espécie, joias, talões de cheque, cartões eletrônicos e afins
Documentos
Petróleo e derivados
Restos mortais
Documentos Pessoais: certidão de nascimento, cartão de vacinação, RG, CPF, título de eleitor, certidão de alistamento militar, certidão de reservista, carteira de trabalho, cartão do cidadão, passaporte, DUT (documento único de transferência) em branco, certidão de casamento e certidão de óbito
📦Cargas sujeitas à consulta com a Via Brasil para confirmar a possibilidade de postagem
Existem produtos que precisam de análise prévia junto à transportadora antes de serem postados.
Após a análise, a Via Brasil informa se é possível a postagem e se é necessário algum documento adicional acompanhando a remessa durante o transporte.
Os produtos são os seguintes:
Produtos farmacêuticos (Radioativos, inflamáveis, oxidantes, peróxidos orgânicos, tóxicos e corrosivos) - Pode ser necessário FISPQ do produto.
Produtos químicos (que contenham Formol, etc.) - Necessário FISPQ e o material deve estar em caixa homologada.
Dispositivos respiratórios (cilindros de ar e oxigênio comprimido) - Envio do material apenas com FISPQ do produto e o material deve estar em caixa homologada.
Materiais perigosos (gases, líquidos e sólidos inflamáveis, explosivos, cilindros de gás comprimindo, partes de automóveis, tintas e adesivos inflamáveis, resinas, gases líquidos refrigerados, motores, carburadores e certos tipos de baterias) - Envio do material apenas com FISPQ do produto e o material deve estar em caixa homologada.
Suprimentos fotográficos (artigos que reúnam os critérios de uma das nove classes. Líquidos inflamáveis, oxidantes, peróxidos orgânicos, tóxicos e corrosivos) - Aceite do envio apenas com avaliação da FISPQ e o material deve estar em caixa homologada.
Vidros e frágeis (somente são liberados em engradados de madeira) e Obras de arte - É feito o aceite da carga, porém é necessária a carta de isenção de avarias pois não há cobertura pelo seguro.