O painel Minhas Vendas permite que você gerencie os fretes da sua loja integrada ao Melhor Envio.
Você pode filtrar, editar e ver detalhes dos pedidos, além de gerar as etiquetas de frete utilizando nota fiscal ou declaração de conteúdo.
O painel é compatível nas integrações com as plataformas: Bling, Loja Integrada, Nuvemshop, Tray e Wix.
Para acessá-lo, clique em “Minhas Vendas” na barra lateral do seu painel de controle.
🔷Visão geral do painel Minhas Vendas
Ao acessar o painel Minhas Vendas, você irá se deparar com os pedidos que já tiveram o pagamento confirmado na sua plataforma da sua loja.
🚩Os pedidos da sua loja que estiverem com outros status (como o de pagamento pendente, por exemplo), só serão importados após serem atualizados como pagos.
Os pedidos são classificados de acordo com a etapa do envio e são exibidos em 3 abas:
Pedidos Importados;
Aguardando envio;
Pedidos enviados;
🔷Aba “Pedidos Importados”
Nesta aba são exibidos todos os pedidos que já foram classificados como pagos na sua loja e que foram importados para o painel.
👉Alterar a modalidade de frete
Para alterar a modalidade de frete de um pedido que já foi importado:
Clique em “alterar”, logo abaixo da modalidade de frete localizada na coluna “Serviço”;
Na janela que irá se abrir, localize a modalidade desejada e clique em “Selecionar”. Em seguida, clique em “Salvar”;
Feito! A modalidade de envio do pedido foi alterada.
👉Adicionar um pedido ao carrinho
Para comprar a etiqueta de frete dos seus pedidos, você deve adicioná-las ao seu carrinho.
Para isso:
Localize o pedido desejado no painel;
Clique no ícone de carrinho localizado na linha do pedido;
Finalize a compra da etiqueta acessando o carrinho do Melhor Envio. Para isso, clique no ícone de carrinho no canto superior direito do seu painel de controle.
👉Editar um pedido
Há pedidos que podem ser importados com informações faltantes que são obrigatórias para algumas transportadoras.
Também existe a possibilidade de haver informações incorretas e que precisam ser corrigidas.
Durante a edição de um pedido, é possível alterar várias características do envio, como o peso, as dimensões, o valor segurado ou até mesmo o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo).
📌Importante:
Alterar as informações de um pedido pode fazer com que a modalidade de frete selecionada fique indisponível.
Isso ocorre quando alguma informação editada no pedido impede a geração do envio. Exemplos disso são o cadastro de dimensões e peso que excedem os máximos permitidos na modalidade ou a seleção de um documento fiscal que não é aceito pela transportadora.
Para editar um pedido:
Localize o pedido desejado no painel;
Clique no ícone de lápis localizado na linha do pedido;
A página do pedido será aberta. Realize todas as alterações necessárias e, ao finalizar, clique em “Salvar”;
Feito! Pedido editado.
👉Alterar o documento fiscal do envio
Para alterar o documento fiscal de um pedido:
Localize o pedido desejado no painel;
Clique no ícone de lápis localizado na linha do pedido;
Na seção “Frete”, clique em “Documento do envio” e selecione o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) que será utilizado no frete;
Assim que terminar o preenchimento dos dados do documento, clique em “Salvar”;
Feito! Documento fiscal do envio alterado.
👉Detalhes do envio
Através do painel Minhas Vendas você consegue consultar os detalhes dos pedidos e visualizar as informações completas sobre a venda e o envio.
Para isso:
Localize o pedido desejado no painel;
Clique no ícone de seta localizado na linha do pedido;
Feito! Nesta página você poderá consultar os dados:
Do frete;
Do envio;
Do destinatário;
Do remetente;
🔷Aba “Aguardando envio”
Nesta aba são exibidos todos os pedidos em que a etiqueta de frete já foi gerada e consta disponível na página “Meus Envios".
Os pedidos ficam nesta aba até que a etiqueta de frete seja postada e atualizada em nosso sistema.
Após a postagem, os pedidos passam a ser exibidos na aba “Pedidos enviados” do painel Minhas Vendas.
👉Acessar o pedido na página “Meus Envios”
Para visualizar o seu pedido dentro da página “Meus Envios” do seu painel de controle:
Localize o pedido desejado no painel;
Clique no ícone de caixa localizado na linha do pedido;
Feito! Você acessou a página do pedido na página “Meus Envios”.
👉Imprimir a etiqueta de frete
Para imprimir a etiqueta de frete dos seus pedidos:
Localize o pedido desejado no painel;
Clique no ícone de impressora localizado na linha do pedido;
Feito! A tela de impressão da etiqueta de frete será aberta.
🔷Aba “Pedidos enviados”
Nesta aba são exibidos todos os pedidos que já foram postados e atualizados em nosso sistema.
Você poderá visualizar o link para o rastreamento do pedido e o status simplificado do envio.
👉Acompanhar o rastreamento
Você pode acompanhar as movimentações de um pedido já enviado diretamente no Melhor Rastreio, a ferramenta de rastreamento do Melhor Envio.
Para isso:
Localize o pedido desejado no painel;
Clique no link de rastreio localizado na coluna “Etiqueta” para abrir a página do envio no Melhor Rastreio.
🔷Filtros de pesquisa
Os filtros de pesquisa estão disponíveis nas 3 abas do painel Minhas Vendas.
Eles são um recurso importante para facilitar a consulta dos pedidos e a gestão dos fretes.
Você pode filtrar os seus pedidos:
Utilizando o nome do destinatário;
Selecionando um período de datas específico;
Selecionando a loja de origem do pedido;
Para fazer uma pesquisa no painel Minhas Vendas, basta:
🚩Os filtros são mantidos ao avançar as páginas da aba.
Para remover os filtros aplicados, clique em “X Filtros”.
👉Busca pelo nome do destinatário
Se deseja buscar os pedidos utilizando o nome do destinatário:
Digite o nome do destinatário na barra de pesquisa;
Clique em “Buscar e Filtrar”;
Feito! Os pedidos com o nome do destinatário serão exibidos.
🔍Você pode utilizar mais de um filtro na pesquisa e combiná-los da forma que preferir.
👉Busca por datas
Se deseja buscar pedidos utilizando um período de datas:
Clique em “Data Inicial” e selecione a data de início do período desejado. Em seguida, clique em “Data final” e selecione a data do fim do período;
Clique em “Buscar e Filtrar”;
Feito! Todos os pedidos gerados no período desejado serão exibidos.
🔍Você pode utilizar mais de um filtro na pesquisa e combiná-los da forma que preferir.
👉Filtrar por loja de origem
Se você tem mais de uma loja cadastrada e deseja filtrar os pedidos de uma loja em específico:
Clique em “Loja” e selecione a loja de origem desejada;
Clique em “Buscar e Filtrar”;
Feito! Todos os pedidos da loja de origem selecionada serão exibidos.
🔍Você pode utilizar mais de um filtro na pesquisa e combiná-los da forma que preferir.