Todas as coleções
Integrações
Como funciona o painel "Minhas Vendas"?
Como funciona o painel "Minhas Vendas"?

Entenda o funcionamento da aba onde seus pedidos são importados para compra de etiqueta

Gustavo B. avatar
Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

O painel Minhas Vendas permite que você gerencie os fretes da sua loja integrada ao Melhor Envio.

Você pode filtrar, editar e ver detalhes dos pedidos, além de gerar as etiquetas de frete utilizando nota fiscal ou declaração de conteúdo.

O painel é compatível nas integrações com as plataformas: Bling, Loja Integrada, Nuvemshop, Tray e Wix.

Para acessá-lo, clique em “Minhas Vendas” na barra lateral do seu painel de controle.

🔷Visão geral do painel Minhas Vendas

Ao acessar o painel Minhas Vendas, você irá se deparar com os pedidos que já tiveram o pagamento confirmado na sua plataforma da sua loja.

🚩Os pedidos da sua loja que estiverem com outros status (como o de pagamento pendente, por exemplo), só serão importados após serem atualizados como pagos.

Os pedidos são classificados de acordo com a etapa do envio e são exibidos em 3 abas:

  • Pedidos Importados;

  • Aguardando envio;

  • Pedidos enviados;

🔷Aba “Pedidos Importados”

Nesta aba são exibidos todos os pedidos que já foram classificados como pagos na sua loja e que foram importados para o painel.

👉Alterar a modalidade de frete

Para alterar a modalidade de frete de um pedido que já foi importado:

  1. Clique em “alterar”, logo abaixo da modalidade de frete localizada na coluna “Serviço”;

  2. Na janela que irá se abrir, localize a modalidade desejada e clique em “Selecionar”. Em seguida, clique em “Salvar”;

  3. Feito! A modalidade de envio do pedido foi alterada.

👉Adicionar um pedido ao carrinho

Para comprar a etiqueta de frete dos seus pedidos, você deve adicioná-las ao seu carrinho.

Para isso:

  1. Localize o pedido desejado no painel;

  2. Clique no ícone de carrinho localizado na linha do pedido;

  3. Finalize a compra da etiqueta acessando o carrinho do Melhor Envio. Para isso, clique no ícone de carrinho no canto superior direito do seu painel de controle.

👉Editar um pedido

Há pedidos que podem ser importados com informações faltantes que são obrigatórias para algumas transportadoras.

Também existe a possibilidade de haver informações incorretas e que precisam ser corrigidas.

Durante a edição de um pedido, é possível alterar várias características do envio, como o peso, as dimensões, o valor segurado ou até mesmo o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo).

📌Importante:

Alterar as informações de um pedido pode fazer com que a modalidade de frete selecionada fique indisponível.

Isso ocorre quando alguma informação editada no pedido impede a geração do envio. Exemplos disso são o cadastro de dimensões e peso que excedem os máximos permitidos na modalidade ou a seleção de um documento fiscal que não é aceito pela transportadora.

Para editar um pedido:

  1. Localize o pedido desejado no painel;

  2. Clique no ícone de lápis localizado na linha do pedido;

  3. A página do pedido será aberta. Realize todas as alterações necessárias e, ao finalizar, clique em “Salvar”;

  4. Feito! Pedido editado.

👉Alterar o documento fiscal do envio

Para alterar o documento fiscal de um pedido:

  1. Localize o pedido desejado no painel;

  2. Clique no ícone de lápis localizado na linha do pedido;

  3. Na seção “Frete”, clique em “Documento do envio” e selecione o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) que será utilizado no frete;

  4. Assim que terminar o preenchimento dos dados do documento, clique em “Salvar”;

  5. Feito! Documento fiscal do envio alterado.

👉Detalhes do envio

Através do painel Minhas Vendas você consegue consultar os detalhes dos pedidos e visualizar as informações completas sobre a venda e o envio.

Para isso:

  1. Localize o pedido desejado no painel;

  2. Clique no ícone de seta localizado na linha do pedido;

  3. Feito! Nesta página você poderá consultar os dados:

  • Do frete;

  • Do envio;

  • Do destinatário;

  • Do remetente;

🔷Aba “Aguardando envio”

Nesta aba são exibidos todos os pedidos em que a etiqueta de frete já foi gerada e consta disponível na página “Meus Envios".

Os pedidos ficam nesta aba até que a etiqueta de frete seja postada e atualizada em nosso sistema.

Após a postagem, os pedidos passam a ser exibidos na aba “Pedidos enviados” do painel Minhas Vendas.

👉Acessar o pedido na página “Meus Envios”

Para visualizar o seu pedido dentro da página “Meus Envios” do seu painel de controle:

  1. Localize o pedido desejado no painel;

  2. Clique no ícone de caixa localizado na linha do pedido;

  3. Feito! Você acessou a página do pedido na página “Meus Envios”.

👉Imprimir a etiqueta de frete

Para imprimir a etiqueta de frete dos seus pedidos:

  1. Localize o pedido desejado no painel;

  2. Clique no ícone de impressora localizado na linha do pedido;

  3. Feito! A tela de impressão da etiqueta de frete será aberta.

🔷Aba “Pedidos enviados”

Nesta aba são exibidos todos os pedidos que já foram postados e atualizados em nosso sistema.

Você poderá visualizar o link para o rastreamento do pedido e o status simplificado do envio.

👉Acompanhar o rastreamento

Você pode acompanhar as movimentações de um pedido já enviado diretamente no Melhor Rastreio, a ferramenta de rastreamento do Melhor Envio.

Para isso:

  1. Localize o pedido desejado no painel;

  2. Clique no link de rastreio localizado na coluna “Etiqueta” para abrir a página do envio no Melhor Rastreio.

🔷Filtros de pesquisa

Os filtros de pesquisa estão disponíveis nas 3 abas do painel Minhas Vendas.

Eles são um recurso importante para facilitar a consulta dos pedidos e a gestão dos fretes.

Você pode filtrar os seus pedidos:

  • Utilizando o nome do destinatário;

  • Selecionando um período de datas específico;

  • Selecionando a loja de origem do pedido;

Para fazer uma pesquisa no painel Minhas Vendas, basta:

  1. Clicar em “Filtros”;

  2. Preencher os campos de interesse;

  3. Clicar em “Buscar e Filtrar”.

🚩Os filtros são mantidos ao avançar as páginas da aba.

Para remover os filtros aplicados, clique em “X Filtros”.

👉Busca pelo nome do destinatário

Se deseja buscar os pedidos utilizando o nome do destinatário:

  1. Digite o nome do destinatário na barra de pesquisa;

  2. Clique em “Buscar e Filtrar”;

  3. Feito! Os pedidos com o nome do destinatário serão exibidos.

🔍Você pode utilizar mais de um filtro na pesquisa e combiná-los da forma que preferir.

👉Busca por datas

Se deseja buscar pedidos utilizando um período de datas:

  1. Clique em “Data Inicial” e selecione a data de início do período desejado. Em seguida, clique em “Data final” e selecione a data do fim do período;

  2. Clique em “Buscar e Filtrar”;

  3. Feito! Todos os pedidos gerados no período desejado serão exibidos.

🔍Você pode utilizar mais de um filtro na pesquisa e combiná-los da forma que preferir.

👉Filtrar por loja de origem

Se você tem mais de uma loja cadastrada e deseja filtrar os pedidos de uma loja em específico:

  1. Clique em “Loja” e selecione a loja de origem desejada;

  2. Clique em “Buscar e Filtrar”;

  3. Feito! Todos os pedidos da loja de origem selecionada serão exibidos.

🔍Você pode utilizar mais de um filtro na pesquisa e combiná-los da forma que preferir.


Respondeu à sua pergunta?