Compreenda a diferença entre cada uma das nomenclaturas.

🟦 Plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é uma das principais peças de uma loja virtual.

É o sistema que possibilita criar a loja virtual e gerenciá-la, incluir produtos, organizar estoques, preços, incluir meios de pagamentos e outras funções que fazem parte da rotina de um comércio eletrônico.


A criação de uma loja virtual pode ser feita diretamente pelo lojista, através das plataformas de criação, ou por desenvolvedores especialistas em e-commerce.


🟦 ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.


É uma ferramenta para gestão do seu negócio, utilizado, geralmente, para gerenciar vendas, movimentações de caixa e emissão de notas fiscais.

🟦 Marketplace

O marketplace é um modelo de negócio, conhecido como uma espécie de shopping center virtual.

É considerado vantajoso para o consumidor, já que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar, facilitando a procura pelo melhor produto e melhor preço.


Diversas empresas mundialmente conhecidas participam desse mercado, como Amazon, Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX, entre outros.

🟦 Hub

Um hub é uma ferramenta de centralização da gestão para usuários de marketplaces.

Com esse instrumento é possível englobar em um único local a administração de múltiplas lojas virtuais.

A gestão por meio de um hub atende a demanda de organização de estoque, indicadores de vendas, inserção de novos produtos, etc.

🟦 Maiores informações

Entenda a diferença entre cada um deles no artigo do nosso blog 📃 Qual a diferença entre plataforma de e-commerce, ERP e hub?.


Encontrou sua resposta?