O WooCommerce é um plugin de e-commerce para lojistas que utilizam o WordPress.

Integrando ele com o Melhor Envio é possível sincronizar informações de venda e geração de etiquetas de envio.

Antes de realizar a integração entre a sua loja sediada no WordPress e as funcionalidades da nossa plataforma é necessário confirmar que você tenha:

  • Cadastro na plataforma Melhor Envio,
  • O plugin WooCommerce instalado (disponível na loja de plugins do WordPress),
  • O plugin WooCommerce Extra Checkout Fields for Brazil instalado (disponível na loja de plugins do WordPress).

Após atender esses 3 critérios vamos à integração em si. Para realizá-la basta:

  1. Instalar o plugin "Melhor Envio V2" (Versão 2.9.5),
  2. Ativar o plugin usando o Token de acesso do Melhor Envio,
  3. Configurar a ferramenta em sua conta WordPress.

Veja abaixo o passo a passo de cada uma destas etapas.

🔷 Instalando o plugin "Melhor Envio V2"

Para instalar o plugin do Melhor Envio basta:

1. Acessar o seu painel administrativo do WordPress,

2. Na aba lateral esquerda da tela encontre a opção "Plugins",

3. Clique em "Adicionar Novo"

4. No campo de busca de aplicativos pesquise por "Melhor Envio V2",

5. Clique em "Instalar Agora",

6. Após a instalação ser feita clique em "Ativar",

7. Pronto! App do Melhor Envio instalado.

🔷 Gerando o token de acesso

Depois de ter o plugin ativado conecte a sua loja do WordPress (WooCommerce) à conta Melhor Envio. Para isso ative o token de acesso seguindo os seguintes passos:

1. Acessar o seu painel administrativo do WordPress,

2. Na aba lateral esquerda da tela encontre a opção "Melhor Envio",

3. Clique em "Token",

4. Acesse o seu painel administrativo do Melhor Envio,

5. Na aba lateral esquerda vá em "Gerenciar",

6. Clique em "Tokens",

7. Clique em "Novo Token"

8. Nomeie o Token e clique em "Selecionar Todas",

9. Um código de token será gerado. Copei o token,

10. Retorne à tela do WordPress e cole o token,

11. Clique em "Salvar",

12. Você será direcionado para uma nova tela chamada "Configurações Gerais". Nela selecione as opções que foram mais convenientes para você,

  • Endereço: Selecione qual endereço de remetente você deseja.
  • Jadlog: Escolha a agência Jadlog de sua preferência para realizar o envio dos seus produtos.
  • Azul Cargo Express: Escolha a agência Azul Cargo Express de sua preferência para realizar o envio dos seus produtos.
  • Loja: Caso possua mais de uma loja cadastrada no Melhor Envio escolha qual delas será a loja padrão. A etiqueta de frete será gerada com base nas informações da loja selecionada. (Entenda sobre o cadastro de uma loja acessando o artigo 📃 Como alterar o remetente e cadastrar outros endereços?)
  • Opções para cotação: Escolha serviços adicionais de entrega como o AR (Aviso de Recebimento) ou MP (Mão Própria).
    🚩 Importante: esses serviços se aplicam apenas a envios feitos pelos Correios. As transportadoras privadas não os disponibilizam.
  • Calculadora: Opte por apresentar a calculadora de frete na tela do produto.
  • Shortcode para exibir a calculadora: É necessário informar o ID do produto para o shortcode funcionar de forma adequada
  • Diretório dos plugins: Campo para definição do caminho manual do diretório de plugins.
    🚩 Importante: A alteração deste campo só deve ser feita se você tiver certeza a respeito das alterações que a mudança dele podem gerar. Caso precise de ajuda com ele entre em contato com o nosso atendimento.

13. Pronto! Token inserido com sucesso.


🔷 Configurando as opções de frete

Depois de ter o token habilitado você precisa cadastrar em suas configurações do WooCommerce os métodos de entrega do Melhor Envio.

Isso irá permitir que o seu comprador veja as opções de frete que oferecemos.

Para isso basta:


1. Acessar o seu painel administrativo do WordPress,

2. Na aba lateral esquerda da tela encontre a opção "WooCommerce",

3. Clique em "Configurações",

4. Na tela de configurações vá na seção "Entrega",

5. Você será direcionado para a tela "Áreas de Entrega". Já possuindo uma área de entrega adicionada clique em "Editar",

6. Na tela seguinte clique na opção "Método de Entrega",

7. Na janela que será apresentada escolha as opções de serviços intermediados pelo Melhor Envio que você deseja trabalhar,

  • Neste momento as opções de serviço intermediado pelo Melhor Envio são: Azul Amanhã, Azul E-Commerce, Correios PAC , Correios Sedex , JadLog Package, JadLog .Com e Via Brasil Rodoviário.

🚩 Importante: antes de selecionar um serviço verifique qual a área de atuação da transportadora, bem como suas condições de uso. Você pode conferi-las nos artigos 📃 Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio, 📃 Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?, 📃 Como funciona a Jadlog? e 📃 Como transportar com a Via Brasil pelo Melhor Envio.

8. Ao concluir a seleção a opção de serviço escolhida irá aparecer como método de entrega selecionado. Clique em "Salvar Alterações",

9. Pronto! Configuração de envio realizada com sucesso. Nossos métodos de envio aparecerão para o seu cliente na tela do produto ou no carrinho de compras.



🔷 Passo a passo da integração com o WordPress (WooCommerce) por meio de vídeo

Caso você prefira temos todo o passo a passo descrito neste artigo na opção de vídeo:

Este e outros conteúdos podem ser encontrados no nosso canal do YouTube. Por lá você encontrará vídeos sobre o Melhor Envio, dicas para o seu e-commerce e muito mais.

🔷 Tenho dúvidas sobre outros pontos da integração entre WooCommerce e Melhor Envio. O que eu faço?

Caso você tenha dúvidas sobre outras etapas da nossa integração com o WooCommerce sugerimos a leituras dos artigos 📃 Manual WooCommerce: como realizar o pagamento dos meus envios? e 📃 Manual WooCommerce: como imprimir sua etiqueta de envio.


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