A LATAM Cargo é uma transportadora aérea. Por isso é necessário ir até um aeroporto para despachar sua carga.
🛫 O que preciso levar comigo para realizar a postagem?
Além da sua carga devidamente embalada, com a etiqueta de frete do Melhor Envio anexada e com a nota fiscal ou declaração de conteúdo, você deverá levar um documento de identificação.
Só é permitido entrar no terminal de cargas do aeroporto mediante apresentação de identificação pessoal.
🚩Atenção: todas as cargas são inspecionadas nas unidades da LATAM Cargo. A transportadora pode realizar uma inspeção mais rigorosa do conteúdo interno de alguns pacotes selecionados aleatoriamente. Nestes casos, a unidade pode abrir as embalagens das remessas para uma melhor análise e garantir a segurança operacional, se necessário.
👉Postagem no Melhor Ponto e Melhor Ponto + Pegaki
Se no momento de geração da sua etiqueta de frete pela LATAM Cargo você escolheu uma das unidades do Melhor Ponto ou do Melhor Ponto + Pegaki para deixar seu envio, atente-se nos documentos exigidos para a postagem:
Além da etiqueta de frete e declaração de conteúdo ou nota fiscal, você deve levar consigo também a minuta de despacho impressa.
A minuta é disponibilizada para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.
A minuta e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.
🚩O procedimento ideal é sempre imprimir a minuta. Nas postagens em unidades da LATAM Cargo o documento pode não ser solicitado, já que a transportadora consegue acessá-lo em seu sistema. Já nas postagens em unidades do Melhor Ponto, a apresentação da minuta é obrigatória.
🛫 Onde devo ir dentro do aeroporto?
Encontre o terminal de cargas do aeroporto.
Ao entrar nele procure pelo totem da LATAM Cargo.
🛫 Encontrei o totem. O que devo fazer?
Ao encontrar o totem:
1. Passe o código de barras da minuta ou da etiqueta de frete no leitor de código de barras do totem. Caso a leitura do código de barras não funcione insira o número da E-Minuta manualmente na seguinte tela:
2. Escolha a opção “JÁ TENHO UMA E-MINUTA”,
3. Ao final do procedimento no totem, será gerada uma senha para o atendimento no balcão, como a do exemplo:
4. Aguarde o atendimento da LATAM Cargo.
🛫 Onde encontro o número da minuta?
O número da E-Minuta está presente na etiqueta de frete do Melhor Envio e na minuta da LATAM Cargo. Veja o exemplo abaixo:
🛫 Após despachar a carga recebo algum comprovante de postagem?
Sim.
Você receberá o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem.
Se você tiver um certificado digital é possível gerar a DACTE no site da Receita
Federal utilizando a chave de acesso nos dados do envio.
Saiba mais sobre o comprovante de postagem acessando o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.
Sugerimos que confira no DACTE se todas as informações da remessa foram registradas corretamente (endereço de origem, de destino, medidas e peso). Caso algum informação tenha divergência com o que foi cotado solicite a correção para o balconista, especialmente medidas e peso.
🛫 Maiores informações
Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃 Como contratar frete da LATAM Cargo pelo Melhor Envio?.