Todas as coleções
Transportadoras
LATAM Cargo
Como realizar a postagem pela LATAM Cargo?
Como realizar a postagem pela LATAM Cargo?

Veja como realizar a postagem dentro do aeroporto

Equipe Melhor Envio avatar
Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

A LATAM Cargo é uma transportadora aérea. Por isso é necessário ir até um aeroporto para despachar sua carga.

🛫 O que preciso levar comigo para realizar a postagem?

Além da sua carga devidamente embalada, com a etiqueta de frete do Melhor Envio anexada e com a nota fiscal ou declaração de conteúdo, você deverá levar um documento de identificação.

Só é permitido entrar no terminal de cargas do aeroporto mediante apresentação de identificação pessoal.

🚩Atenção: todas as cargas são inspecionadas nas unidades da LATAM Cargo. A transportadora pode realizar uma inspeção mais rigorosa do conteúdo interno de alguns pacotes selecionados aleatoriamente. Nestes casos, a unidade pode abrir as embalagens das remessas para uma melhor análise e garantir a segurança operacional, se necessário.

👉Postagem no Melhor Ponto e Melhor Ponto + Pegaki

Se no momento de geração da sua etiqueta de frete pela LATAM Cargo você escolheu uma das unidades do Melhor Ponto ou do Melhor Ponto + Pegaki para deixar seu envio, atente-se nos documentos exigidos para a postagem:

  • Além da etiqueta de frete e declaração de conteúdo ou nota fiscal, você deve levar consigo também a minuta de despacho impressa.

A minuta é disponibilizada para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.

A minuta e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.

🚩O procedimento ideal é sempre imprimir a minuta. Nas postagens em unidades da LATAM Cargo o documento pode não ser solicitado, já que a transportadora consegue acessá-lo em seu sistema. Já nas postagens em unidades do Melhor Ponto, a apresentação da minuta é obrigatória.

🛫 Onde devo ir dentro do aeroporto?

Encontre o terminal de cargas do aeroporto.

Ao entrar nele procure pelo totem da LATAM Cargo.


🛫 Encontrei o totem. O que devo fazer?

Ao encontrar o totem:


1. Passe o código de barras da minuta ou da etiqueta de frete no leitor de código de barras do totem. Caso a leitura do código de barras não funcione insira o número da E-Minuta manualmente na seguinte tela:

2. Escolha a opção “JÁ TENHO UMA E-MINUTA”,

3. Ao final do procedimento no totem, será gerada uma senha para o atendimento no balcão, como a do exemplo:

4. Aguarde o atendimento da LATAM Cargo.

🛫 Onde encontro o número da minuta?

O número da E-Minuta está presente na etiqueta de frete do Melhor Envio e na minuta da LATAM Cargo. Veja o exemplo abaixo:

🛫 Após despachar a carga recebo algum comprovante de postagem?

Sim.

Você receberá o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem.

Se você tiver um certificado digital é possível gerar a DACTE no site da Receita

Federal utilizando a chave de acesso nos dados do envio.

Saiba mais sobre o comprovante de postagem acessando o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.

Sugerimos que confira no DACTE se todas as informações da remessa foram registradas corretamente (endereço de origem, de destino, medidas e peso). Caso algum informação tenha divergência com o que foi cotado solicite a correção para o balconista, especialmente medidas e peso.

🛫 Maiores informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃 Como contratar frete da LATAM Cargo pelo Melhor Envio?.



Respondeu à sua pergunta?