A Buslog é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Ela realiza entregas por via terrestre, utilizando o espaço excedente do bagageiro de ônibus para transportar suas cargas.

👉 Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Declaração de conteúdo

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

📌 Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

👉 Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Buslog são:

  • Medidas máximas: 82cm de altura x 85cm de largura x 129cm de comprimento

  • Peso máximo: 50 kg

  • Não há dimensões nem peso mínimo.
    Caso a carga seja considerada muito pequena, a transportadora pode embala-la em um flyer. Isso poderá incidir em um custo adicional não previsto em cotação.

📌 Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.

👉 Modalidade

A modalidade de serviço da Buslog disponível pelo intermédio do Melhor Envio é a Balcão x Porta.

Nela não há coleta e a entrega é feita em domicílio. O remetente posta a encomenda em uma unidade da transportadora e é realizada a entrega no endereço do destinatário.

👉 Cargas

As cargas com as quais a Buslog não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉 Postagem

Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a Buslog no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.

Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade desejada, juntamente do documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

Os envios pela Buslog também podem ser deixados em algumas unidades do Melhor Ponto para serem postados. Para maiores informações, acesse o artigo 📃O que é o Melhor Ponto?.

📌 Importante:

As unidades da Buslog possuem autonomia para recusar envios com declaração de conteúdo, caso seja constatado que a carga está sendo enviada com fins comerciais.

Por essa própria autonomia da transportadora, também é importante estar atento e conferir se os dados (como endereço, remetente, destinatário e demais) preenchidos na etiqueta correspondem aos mesmos dados da Nota Fiscal, caso contrário, a transportadora poderá recusar o envio no momento da postagem.

Na hora do despacho é possível pedir ao balconista o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem. Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.

Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.

Para aqueles casos onde não é possível aguardar na unidade a emissão desse documento, desenvolvemos um comprovante de postagem. Para maiores informações, acesse o artigo 📃Comprovante de postagem para envios via Buslog.

🚩 Conferência de medidas

No momento da postagem a unidade irá realizar a medição e pesagem do seu objeto para conferir se as medidas são as mesmas que foram cotadas na nossa plataforma.

Exija o DACTE também para conferir as dimensões registradas da sua carga no ato do despacho. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.

Ao ver o erro nas medidas ou peso, o remetente deverá ir até a unidade de postagem, explicar sua situação e solicitar o preenchimento e assinatura (com carimbo e data) do documento de ajuste de medidas da Buslog.

Após, basta entrar em contato com o nosso time de atendimento, enviando a foto do documento preenchido pela unidade. Nós realizaremos as devidas correções.

👉 Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela Buslog.

Caso a entrega tenha de ser concluída em um endereço diferente do endereço informado na etiqueta de frete a Buslog estabelece cobrança de taxa de 50% do valor original do frete para que a conclusão seja realizada neste novo endereço.

🚩 Importante: a Buslog não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.

Caso o destinatário não seja encontrado após as 3 tentativas a carga deverá:

  • Ser retirada no balcão da Buslog pelo destinatário em até 10 dias úteis.

Caso o destinatário não busque a carga dentro dos 10 dias úteis o envio é devolvido ao remetente. A Buslog irá realizar 3 tentativas de devolução diretamente no endereço do remente.

Se após essas 3 tentativas de devolução o remetente não for encontrado o envio ficará por mais 10 dias úteis aguardando retirada na unidade responsável pela devolução (é possível identificá-la no rastreio).

Neste cenário, o remetente deverá buscar a carga. Se isso não for feito, a Buslog compreende que a carga foi abandonada.

👉 Devolução

É possível solicitar a suspensão de entrega e devolução ao remetente de uma carga com a Buslog. Contudo, ela só poderá ser feita se a carga não estiver em fase final de entrega.

É possível acompanhar o retorno da carga através do mesmo código de rastreamento de envio.

📌 Informação importante sobre as devoluções:

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução dos envios realizados com todas as nossas transportadoras parceiras.

Se deseja solicitar a devolução de um envio, basta entrar em contato com o nosso time de atendimento. Nós intermediaremos o seu pedido de devolução junto à transportadora.

Você também pode solicitar a devolução de envios através do nosso fluxo de autoatendimento.

Para acessá-lo, clique em "Ajuda" e selecione as seguintes opções: Envios ➭ Envio postado ➭ Envio não entregue ➭ Suspender entrega ➭ Suspender entrega com transportadoras privadas.

👉 Avarias, extravios e indenizações

Com a Buslog há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.

Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora. Clique aqui para compreender melhor cada um deles.

As indenizações com a Buslog são pagas em torno de 45 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora ou recusa do recebedor no momento da entrega. Para saber mais referente a esse assunto, acesse o artigo ''Tenho direito a indenização pela Buslog?''

Os valores máximos de indenização são:

  • Para envios com nota fiscal - R$ 50.000,00

  • Para envios com declaração de conteúdo - R$ 1.000,00

👉 Maiores informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃
Buslog no Melhor Envio: saiba como gerar etiquetas de frete pela transportadora ou assistindo o vídeo "Como fazer envios pela Buslog" do nosso canal do YouTube.



Encontrou sua resposta?