A Buslog é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.
Ela realiza entregas por via terrestre, utilizando o espaço excedente do bagageiro de ônibus para transportar suas cargas.
👉 Documentos exigidos
Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:
Nota fiscal eletrônica, modelo 55
Declaração de conteúdo
Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.
📌 Importante:
As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.
Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.
É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.
Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.
Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.
👉 Dimensões da carga
A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Buslog são:
Medidas máximas: 82cm de altura x 85cm de largura x 129cm de comprimento
Peso máximo: 50 kg
Não há dimensões nem peso mínimo.
Caso a carga seja considerada muito pequena, a transportadora pode embala-la em um flyer. Isso poderá incidir em um custo adicional não previsto em cotação.
📌 Importante:
Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.
Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.
👉 Modalidade
A modalidade de serviço da Buslog disponível pelo intermédio do Melhor Envio é a Balcão x Porta.
Nela não há coleta e a entrega é feita em domicílio. O remetente posta a encomenda em uma unidade da transportadora e é realizada a entrega no endereço do destinatário.
👉 Cargas
As cargas com as quais a Buslog não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.
👉 Postagem
Para identificar a unidade mais próxima de você acesse o nosso mapa. Uma vez nele, selecione a Buslog no filtro de transportadoras. As unidades mais próximas de você serão apresentadas.
Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade desejada, juntamente do documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.
Os envios pela Buslog também podem ser deixados em algumas unidades do Melhor Ponto para serem postados. Para maiores informações, acesse o artigo 📃O que é o Melhor Ponto?.
📌 Importante:
As unidades da Buslog possuem autonomia para recusar envios com declaração de conteúdo, caso seja constatado que a carga está sendo enviada com fins comerciais.
Por essa própria autonomia da transportadora, também é importante estar atento e conferir se os dados (como endereço, remetente, destinatário e demais) preenchidos na etiqueta correspondem aos mesmos dados da Nota Fiscal, caso contrário, a transportadora poderá recusar o envio no momento da postagem.
Na hora do despacho é possível pedir ao balconista o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem. Caso a unidade não o disponibilize você pode acessá-lo na aba "Meus Envios", aqui no Melhor Envio.
Para saber como acessar a DACTE acesse o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.
Para aqueles casos onde não é possível aguardar na unidade a emissão desse documento, desenvolvemos um comprovante de postagem. Para maiores informações, acesse o artigo 📃Comprovante de postagem para envios via Buslog.
🚩 Conferência de medidas
No momento da postagem a unidade irá realizar a medição e pesagem do seu objeto para conferir se as medidas são as mesmas que foram cotadas na nossa plataforma.
Exija o DACTE também para conferir as dimensões registradas da sua carga no ato do despacho. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.
Ao ver o erro nas medidas ou peso, o remetente deverá ir até a unidade de postagem, explicar sua situação e solicitar o preenchimento e assinatura (com carimbo e data) do documento de ajuste de medidas da Buslog.
Após, basta entrar em contato com o nosso time de atendimento, enviando a foto do documento preenchido pela unidade. Nós realizaremos as devidas correções.
👉 Entrega
Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela Buslog.
Caso a entrega tenha de ser concluída em um endereço diferente do endereço informado na etiqueta de frete a Buslog estabelece cobrança de taxa de 50% do valor original do frete para que a conclusão seja realizada neste novo endereço.
🚩 Importante: a Buslog não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.
Caso o destinatário não seja encontrado após as 3 tentativas a carga deverá:
Ser retirada no balcão da Buslog pelo destinatário em até 10 dias úteis.
Caso o destinatário não busque a carga dentro dos 10 dias úteis o envio é devolvido ao remetente. A Buslog irá realizar 3 tentativas de devolução diretamente no endereço do remente.
Se após essas 3 tentativas de devolução o remetente não for encontrado o envio ficará por mais 10 dias úteis aguardando retirada na unidade responsável pela devolução (é possível identificá-la no rastreio).
Neste cenário, o remetente deverá buscar a carga. Se isso não for feito, a Buslog compreende que a carga foi abandonada.
👉 Devolução
É possível solicitar a suspensão de entrega e devolução ao remetente de uma carga com a Buslog. Contudo, ela só poderá ser feita se a carga não estiver em fase final de entrega.
É possível acompanhar o retorno da carga através do mesmo código de rastreamento de envio.
📌 Informação importante sobre as devoluções:
O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.
Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução dos envios realizados com todas as nossas transportadoras parceiras.
Se deseja solicitar a devolução de um envio, basta entrar em contato com o nosso time de atendimento. Nós intermediaremos o seu pedido de devolução junto à transportadora.
Você também pode solicitar a devolução de envios através do nosso fluxo de autoatendimento.
Para acessá-lo, clique em "Ajuda" e selecione as seguintes opções: Envios ➭ Envio postado ➭ Envio não entregue ➭ Suspender entrega ➭ Suspender entrega com transportadoras privadas.
👉 Avarias, extravios e indenizações
Com a Buslog há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.
Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora. Clique aqui para compreender melhor cada um deles.
As indenizações com a Buslog são pagas em torno de 45 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora ou recusa do recebedor no momento da entrega. Para saber mais referente a esse assunto, acesse o artigo ''Tenho direito a indenização pela Buslog?''
Os valores máximos de indenização são:
Para envios com nota fiscal - R$ 50.000,00
Para envios com declaração de conteúdo - R$ 1.000,00
👉 Maiores informações
Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃
Buslog no Melhor Envio: saiba como gerar etiquetas de frete pela transportadora ou assistindo o vídeo "Como fazer envios pela Buslog" do nosso canal do YouTube.