Todas as coleções
Primeiros passos
Transportadoras
Como posso rastrear os meus envios?
Como posso rastrear os meus envios?

Confira como remetentes e destinatários podem acessar o rastreamento dos envios.

Equipe Melhor Envio avatar
Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

Todos os envios gerados na plataforma do Melhor Envio contam com rastreamento.

🔍Como posso localizar os códigos de rastreamento dos meus envios?

Para localizar os códigos de rastreio do seus envios basta:

  1. Fazer o login no Melhor Envio;

  2. Clicar na aba "Meus Envios";

  3. Clicar na aba "Envios Postados";

  4. Os códigos de rastreamento dos seus envios são exibidos na coluna “Rastreio”;

  5. Pronto, códigos de rastreio localizados!

🔍Como posso rastrear os meus envios?

Você pode rastrear os seus envios gerados na nossa plataforma de 2 formas:

  1. Através do Melhor Rastreio;

  2. Através dos sites das nossas transportadoras;

Confira mais detalhes a seguir.

👉Melhor Rastreio

O Melhor Rastreio é a ferramenta de rastreamento desenvolvida pelo Melhor Envio que auxilia tanto remetentes quanto destinatários a acompanharem seus fretes.

Com ela você pode rastrear os envios de 6 transportadoras parceiras: Azul Cargo Express, Buslog, Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Loggi. 

Ao preencher o e-mail dos destinatários durante a geração das suas etiquetas, eles receberão notificações via e-mail sempre que o pacote tiver novas movimentações.

Para rastrear os seus envios através do Melhor Rastreio:

  1. Localize o envio desejado na aba "Envios postados";

  2. Clique no código de rastreamento presente na coluna “Rastreio” para abrir a página do envio no Melhor Rastreio.


👉Sites das transportadoras

Você também pode optar por rastrear os seus envios nos sites das nossas transportadoras parceiras.

Para isso:

  1. Localize o envio desejado na aba "Envios postados" e copie o código de rastreio presente na coluna “Rastreio”.

📌Importante:

Cuidado para não confundir o código de envio com o código de rastreio. Eles são diferentes.

O código de envio virá com o prefixo "ORD" e não deve ser repassado ao destinatário, pois trata-se de um código interno e sem utilidade de rastreamento. Ele está em vermelho no exemplo abaixo.

Já o código de rastreamento é um código válido para acompanhar o fluxo de entrega. Ele está em verde no exemplo abaixo.

Você deverá utilizar o código de rastreamento copiado para a consulta no site das transportadoras. Confira como fazer isso a seguir.

🔷Rastrear envios no site da Azul Cargo Express

  1. No campo “Código de rastreio (AWB)”, cole apenas a parte numérica do código de rastreamento do envio

    🔍Por exemplo: no envio AZL-AK79007250, a parte numérica do código de rastreamento seria 79007250.

  2. Clique em “Adicionar Rastreio

  3. Clique em “Consultar rastreio” para abrir a página de rastreamento do envio

  4. Clique em “Ver mais detalhes” para ver o rastreamento completo

Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como usar a Azul Cargo Express pelo Melhor Envio da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da Buslog

  1. Clique em “Rastreamento

  2. Selecione a opção “Embarcador

  3. No campo “Digite o CNPJ/CPF”, preencha o CNPJ do Melhor Envio (15.165.312/0001-22)

  4. Selecione a opção “Número da Encomenda

  5. No campo “Número da encomenda”, cole apenas a parte numérica do código de rastreamento do envio

    🔍Por exemplo: no envio BUS-123456, a parte numérica do código de rastreamento seria 123456.

  6. Clique em “Consultar” para abrir a página de rastreamento do envio

  7. Clique em “Mais informações” para ver o rastreamento completo

Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Buslog pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site dos Correios

  1. Cole o código de rastreamento do envio na barra de pesquisa

  2. Digite o texto exibido na imagem

  3. Clique no ícone de lupa para ver o rastreamento completo

Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da Jadlog

  1. Cole o código de rastreamento do envio no campo “CPF/CNPJ ou REMESSA

  2. Clique em “Procurar” e em seguida em “Não sou um robô

Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a Jadlog? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da J&T Express

  1. Acesse o site da J&T Express

  2. Preencha o CPF ou CNPJ do destinatário

  3. Preencha o código de rastreamento do envio no campo “Rastreamento da carta de porte

  4. Clique no ícone de lupa para verificar o rastreamento completo

Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da LATAM Cargo

  1. Procure pela seção “e-Tracking

  2. Clique sobre o primeiro campo disponível e selecione a opção “SO

  3. No campo “Prefixo”, digite “957”. Estes são os 3 primeiros números (LTM-XXXXXXXXXX) do código de rastreamento do seu envio

  4. No campo “AWB ou CTE” digite os demais números (LTM-XXXXXXXXXX) do código de rastreamento

  5. Clique no ícone de seta

  6. Será aberta a página de rastreamento do envio, onde você poderá verificar as informações de rastreamento e os status da movimentação

Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a LATAM Cargo pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.


🔷Rastrear envios no site da Loggi

  1. Acesse o site da Loggi

  2. Preencha o código de rastreamento sem o prefixo LGI no campo “Digite o número de rastreio"

  3. Clique no ícone de lupa ou tecle "Enter" em seu teclado

  4. Você irá visualizar o último status de rastreamento registrado pela transportadora

🔍No caso de encomendas entregues, você pode preencher o CPF ou CNPJ do destinatário e em seguida clicar no ícone de seta para verificar mais informações sobre a entrega.

Para mais informações sobre os serviços da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes da Loggi pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.

🔍Qual a forma correta de repassar o rastreio do objeto para os destinatários?

É importante orientar os destinatários dos seus envios sobre a forma correta de acompanhar o rastreio do envio.

Garanta que eles recebam o código de rastreamento correto, assim como a instrução sobre como poderão acompanhar a entrega da carga.

Para isso, inclua o e-mail de seus clientes nos dados de destinatário ao preencher as informações dos fretes.

Esta etapa ocorrerá após a cotação do frete na nossa calculadora e seleção da modalidade de envio.

Ao preencher o e-mail do destinatário, ele receberá automaticamente e-mails do Melhor Rastreio com notificações de rastreamento sempre que a carga for movimentada.

Se você não preencher o e-mail nesta etapa da emissão da etiqueta de frete, não tem problema. Você poderá cadastrar o seu envio manualmente no Melhor Rastreio para que o seu destinatário receba as atualizações do frete.

Para isso, basta seguir o passo a passo presente no artigo 📃 Como registrar um código de rastreamento no novo Melhor Rastreio?.

Você também pode repassar o código de rastreio ao destinatário de forma manual.

Dessa forma o rastreio pode ser acompanhado tanto pelo site do Melhor Rastreio quanto diretamente no site da transportadora escolhida para o envio.

Para isso, localize o envio desejado na aba "Envios postados" e copie o código de rastreio presente na coluna “Rastreio”. Cole o código na mensagem ou notificação que for enviar ao seu destinatário. Ele poderá inserir esse código diretamente na tela inicial do Melhor Rastreio.

🔍Mais informações

Acesse o artigo 📃 Conheça o novo Melhor Rastreio e suas funcionalidades ou assista ao vídeo abaixo para conferir como utilizar a nossa ferramenta de rastreamento.


Respondeu à sua pergunta?