A conferência de envios ou conciliação métrica é um procedimento no qual a transportadora irá conferir seu pacote no ato da postagem, medindo e pesando afim de coletar as informações do pacote.

📏 Para qual finalidade a conferência de envios existe?

Para garantir que o usuário do Melhor Envio pague apenas pelo frete que de fato foi usado.

Nós analisamos dados que a transportadora conferiu e colocamos na nossa calculadora para conferir o preço que foi pago. Se houver diferença nós repassamos para você - seja para mais ou para menos.

Significa que se você cotou um frete mais caro e postou um objeto que no fim sairia mais barato pela nossa calculadora, nós lhe devolvemos a diferença.

O contrário também ocorre: se o frete sairia mais caro, nós repassamos o débito a você.

Quando o valor final do frete é diferente do valor cotado na nossa Calculadora, significa que houveram divergências nas dimensões e/ou peso informados por você e pela transportadora.

Essas divergências podem fazer com que o envio mude de faixa de peso. As faixas de peso determinam as faixas de preço para os fretes.

🚩Cada uma das nossas transportadoras parceiras conta com as próprias faixas de peso.

O peso utilizado como referência é o peso faturado do envio.

👉Clique aqui para acessar o artigo da nossa Central que explica o cálculo do peso faturado.

Exemplo:

Suponha que uma das nossas transportadoras parceiras tenha as seguintes faixas de peso, cada uma com faixas de preço diferentes:

  • Faixa 1: De 0 kg até 0,250 kg

  • Faixa 2: De 0,251 kg até 0,500 kg

  • Faixa 3: De 0,501 kg até 0,750 kg

  • Faixa 4: De 0,751 kg até 1,0 kg

  • Faixa 5 em diante: De quilo em quilo

Durante a cotação de um frete, você informa medidas e peso que resultariam em um peso faturado de 245g, e gera a sua etiqueta com um preço correspondente à Faixa 1.

Após a conferência métrica, é registrado um peso faturado de 255g pela transportadora. Sendo assim, o envio passa a ter um preço correspondente à Faixa 2 e fica mais caro, gerando um débito que é repassado a você.

Veja que diferenças pequenas em questão de peso podem fazer com que o envio mude de faixa de peso e consequentemente tenha alterações de preço.

Por esse motivo, é recomendável que as dimensões e peso dos seus envios sejam informados da forma mais precisa possível durante a cotação. Assim você evita diferenças nos valores dos seus fretes.

📌Importante: caso você não concorde com as dimensões aferidas pela transportadora, é possível contestar a conferência métrica. Para mais informações, acesse o artigo 📃Acredito que as métricas que a transportadora repassou ao Melhor Envio estão erradas. O que eu faço?

📏 Onde vejo as conferências de envios que foram feitas nos meus fretes?

Todas as postagens conferidas podem ser encontradas na aba "Postagens Conferidas".

Nela é possível quitar qualquer débito gerado, assim como resgatar qualquer crédito disponível.

📏 Maiores informações

Para saber mais a respeito da conferência métrica acesse a matéria do nosso blog 📃 Conferência de Envios: O que é e como evitar diferenças no valor do frete ou assista ao vídeo do nosso canal do YouTube 🎥 Conferência de envios: evite diferenças no valor final do seu frete | Melhor Envio.


Encontrou sua resposta?