Você deve solicitar a suspensão da entrega para que o seu envio retorne à origem.
🚚Como solicitar a devolução de um envio?
Os primeiros passos para a solicitar a devolução de um envio são os mesmos para todas as nossas transportadoras parceiras:
Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle;
Clique na aba "Envios Postados";
Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete;
Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA".
A partir daqui, as tratativas são diferentes para os Correios e para as transportadoras privadas.
👉Correios
Após apertar o botão “SUSPENDER ENTREGA” de um envio com os Correios:
Algumas informações importantes sobre esta solicitação aparecerão em sua tela. Confirme a ação clicando em "SOLICITAR";
Para confirmar se a suspensão foi aceita pela transportadora, basta acessar o Melhor Rastreio ou o rastreamento dos Correios e verificar se há a informação de "Solicitação de suspensão de entrega recebida", conforme a imagem:
🚩Informações importantes:
Quanto antes solicitada a suspensão de entrega, maiores as chances de os Correios atenderem a solicitação. Se o objeto estiver muito próximo ao destino, a solicitação pode não ser atendida a tempo pela transportadora
Após solicitar a suspensão de entrega, o seu envio continuará em trânsito até chegar à agência de destino. Após a entrada na agência, o sistema dos Correios alerta aos carteiros que a encomenda deve ser devolvida ao remetente. Depois disso, a devolução do objeto é iniciada
Não é possível reverter a suspensão de entrega depois que ela foi solicitada e atendida pelos Correios. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para você
O valor do frete suspenso não é ressarcido. Mesmo que a entrega não tenha sido concluída, os Correios entendem que prestaram os seus serviços para que a carga fosse movimentada. Deste modo, não há devolução do valor pago na etiqueta
👉Transportadoras privadas
Após apertar o botão “SUSPENDER ENTREGA” de um envio com as transportadoras privadas (Azul Cargo Express, Buslog, Jadlog, J&T Express, LATAM Cargo e Loggi):
Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;
Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio;
Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto);
Clique em “Enviar”.
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Informações importantes:
A devolução só é confirmada se a transportadora tiver tempo hábil para interromper a entrega e iniciar o retorno da carga ao remetente;
Não há devolução do valor pago na etiqueta, pois as transportadoras entendem que prestaram os seus serviços ao movimentar a carga;
Não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.