Cada transportadora parceira do Melhor Envio possui um procedimento diferente para avaria.
Ocorrências de avaria possuem indenização para a maioria dos envios (com algumas exceções em casos de fretes feitos com declaração de conteúdo).
Ao longo do artigo descrevemos os procedimentos de cada uma delas.
💲 Indenização de avaria com a Azul Cargo Express
Para casos de avaria com a Azul Cargo Express o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega, a carga avariada será coletada para análise.
Caso isso não ocorra a transportadora aceita solicitação de indenização por avaria em até 7 dias corridos após a entrega do objeto.
Essa solicitação deve ser feita mediante apresentação de fotos do produto e da embalagem avariados.
📌 Sendo a avaria da embalagem, é necessário a foto da caixa de modo que apareça exatamente como chegou. Siga o mesmo processo caso esteja com o produto avariado e a embalagem não esteja danificada .
Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar a ocorrência com a transportadora.
Em casos como este, a carga avariada pode ou não ser coletada para análise.
Oriente o destinatário a não descartar tanto os produtos, quanto a embalagem. A transportadora poderá coletar os objetos para análise.
O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
💲 Indenização de avaria com a Buslog
Para casos de avaria com a Buslog o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega.
Caso seja constatada a avaria no produto, o cliente deve realizar uma ressalva ao entregador, informando a descrição e quantidade dos itens avariados, além de recusar o recebimento da encomenda.
A Buslog não aceita reclamações de avaria após a entrega ter sido concluída. Por isso é imprescindível que os destinatários sejam orientados a conferir a carga no momento da entrega.
Se o envio foi recebido por um porteiro e a avaria não pôde ser identificada no ato da entrega a Buslog dá até 3 dias corridos para que a reclamação de sinistro seja feita.
Nestes casos é necessário entrar em contato com nosso time de atendimento para que possamos intermediar a ocorrência com a transportadora.
O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
Caso tenha dúvida a respeito de ocorrências de extravio, furto, roubo ou violação acesse o artigo 📃 Tenho direito a indenização pela Buslog?.
💲 Indenização de avaria com os Correios
Reclamações de avaria devem ser feito no ato do recebimento da carga, ou seja, é imprescindível que seja feita a verificação da mercadoria na frente do entregador, para que caso haja algo fora dos conformes, a recusa da carga deve ser feita de imediato, logo, após o recebimento da mercadoria sem a contestação devida, não há possibilidade de recorrer pelo dano da carga avariada.
📌 Reforçando que contestações de avaria posteriores a entrega do objeto com os Correios não são indenizadas.
Em casos em que foi constatada avaria durante o transporte (quando o volume ainda não chegou ao destinatário) o objeto é encaminhado para a agência mais próxima ao local de destino para que o destinatário vá até a unidade e decida se aceita ou não o objeto.
Ao ir até a agência, se o destinatário não quiser aceitar o objeto, é necessário realizar a recusa e lavrar o documento de auto de irregularidade.
📌 Importante: caso o dano tenha sido muito severo o objeto será enviado diretamente para o setor de descarte da transportadora.
O pagamento de indenizações por avaria pelos Correios pode levar:
De 30 a 60 dias a contar da data de registro do sinistro pela transportadora. Estes prazos podem sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
💲 Indenização de avaria com a Jadlog
Para casos de avaria com a Jadlog o ideal é que o recebedor confira a integridade da carga no momento da entrega.
Caso a avaria seja constatada após a conclusão da entrega, será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento em até 7 dias corridos após a finalização da entrega. Nós iremos intermediar a sua ocorrência com a transportadora.
Para iniciar o procedimento de indenização por avaria com a Jadlog o Melhor Envio precisará que você deve peça ao destinatário a ressalva feita no ato da entrega, fotos do objeto e da embalagem e oriente-o a não descartar tanto os produtos, quanto a embalagem. A transportadora irá coletar os objetos para análise.
O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
📌 Importante: a Jadlog realiza indenização por avaria para objetos enviados com nota fiscal. Cargas enviadas com declaração de conteúdo não tem cobertura de seguro para avaria.
Caso tenha dúvida a respeito de ocorrências de extravio, furto ou roubo acesse o artigo 📃 Tenho direito a indenização pela Jadlog?.
❓ Meu envio foi feito com declaração de conteúdo pela Jadlog. Não tenho direito a indenização?
Não.
A Jadlog determina em sua política de serviços que indenizações para envios feitos com declaração de conteúdo não possuem cobertura de seguro para avarias.
A indenização só é feita em ocorrências de extravio, violação e furto/roubo. Para esses casos também há um teto indenizatório de R$ 1.000,00.
Esta informação é apresentada no momento da geração da etiqueta de frete.

Ao realizar um frete com qualquer transportadora, o ideal é orientar o seu cliente a sempre abrir o pacote transportado na frente do entregador; sinalizando assim qualquer divergência no ato da entrega.
Cada transportadora possui uma tratativa no caso de avarias, a seguir você pode verificar como proceder.
Maiores detalhes podem ser conferidos no artigo 📃 Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog?.
💲 Indenização de avaria com a LATAM Cargo
A LATAM Cargo aceita solicitação de indenização por avaria somente no ato da entrega. Não são aceitas reclamações posteriores, sendo necessário fazer recusa da entrega e indicar que é devido a avaria.
São passíveis de compensação financeira por avaria tanto envios com nota fiscal quanto com declaração de conteúdo, contando que cumpram a instrução de recusa de recebimento.
O pagamento de indenizações é feito em torno de 90 dias após a constatação da avaria. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
💲 Indenização de avaria com a Via Brasil
A Via Brasil aceita solicitação de indenização por avaria somente no ato da entrega quando a caixa possui sinais de dano. Não são aceitas reclamações posteriores, sendo necessário fazer recusa da entrega e indicar que é devido a avaria.
O prazo de indenização da transportadora é em torno de 25 dias úteis. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor da indenização é repassado para o remetente por meio da Melhor Carteira.
💲 Maiores detalhes
Para reduzir as chances do seu produto chegar avariado recomendamos a leitura do artigo do nosso blog 📃 Embalagem no E-Commerce: como enviar o seu produto ou a conferência do vídeo 🎥 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.