Indenizações por roubos e extravios são pagas de acordo com a política de cada uma das transportadoras.
Veja abaixo as especificidades de cada uma delas:
💲Indenização roubo, furto ou extravio com a Azul Cargo Express
Para casos de sinistro com a Azul Cargo Express há pagamento de indenização.
O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.
👉Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:
Você deve utilizar o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o sinistro. Basta acessar o link a seguir:
O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.
O pagamento de indenizações é feito pela Azul Cargo Express em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor será inserido na sua Melhor Carteira.
🚩Importante:
Não deve haver diferença entre o valor segurado informado durante a cotação e o valor declarado do produto na nota fiscal ou declaração de conteúdo
Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.
Nos envios não comerciais, o valor segurado será sempre igual ao valor total dos produtos informados na declaração de conteúdo
👉Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):
O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.
Em casos de cargas parcialmente extraviadas, o remetente deve entrar em contato com nosso time de atendimento em até 30 dias após a entrega incompleta ter sido feita. Nós intermediaremos a ocorrência.
💲Indenização de roubo, furto ou extravio com a Buslog
Para casos de sinistro com a Buslog há pagamento de indenização.
O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.
👉Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:
Você deve utilizar o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o sinistro. Basta acessar o link a seguir:
O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.
O pagamento de indenizações é feito pela Buslog em torno de 45 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor será inserido na sua Melhor Carteira.
🚩Importante:
Não deve haver diferença entre o valor segurado informado durante a cotação e o valor declarado do produto na nota fiscal ou declaração de conteúdo
Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.
Nos envios não comerciais, o valor segurado será sempre igual ao valor total dos produtos informados na declaração de conteúdo
👉Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):
O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.
💲Indenização de roubo, furto ou extravio com os Correios
Para casos de sinistro com os Correios há pagamento de indenização.
Roubo/Furto
Os Correios consideram a possibilidade de roubo de um objeto apenas se ele receber o status “Objeto roubado dos Correios” no rastreamento.
Quando os envios nas modalidades SEDEX e PAC recebem este status, os Correios registram um PI (Pedido de Informação) em seu sistema e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.
É possível acompanhar o PI através do link a seguir:
Para acessá-lo, você precisará fazer o login do site dos Correios. Em seguida, basta inserir o código de rastreamento e utilizar o CNPJ do Melhor Envio - 15.165.312/0001-22.
🚩Importante: se o seu envio em atraso não tiver um PI em aberto, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O contato conosco também é necessário se o PI referente ao seu envio foi aberto, mas não foi respondido pelos Correios dentro de 3 dias úteis.
A resposta dos Correios e fechamento do PI podem resultar em 2 cenários:
O objeto tem o rastreamento atualizado. Nessa situação, o envio segue para a entrega ao destinatário
O objeto não é localizado no fluxo postal. Nessa situação, os Correios iniciam as buscas pelo envio
Quando o envio não é encontrado no fluxo postal, os Correios registram o status “Solicitação de suspensão de entrega recebida” no rastreamento.
Isso marca o início das buscas, que têm como objetivo recuperar o pacote com suspeita de roubo.
O prazo total das buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.
O remetente deve acompanhar o rastreamento durante as buscas, pois haverão atualizações se o objeto for localizado:
👉Se a carga é localizada durante as buscas:
Ela é devolvida ao remetente, que recebe a indenização referente ao valor pago no frete do envio.
O valor é repassado na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente em até 45 dias, contados a partir do registro da suspensão de entrega no rastreamento.
👉Se a carga não é localizada após as buscas:
O seu roubo é confirmado e o processo indenizatório é iniciado pelos Correios.
O remetente tem direito à indenização do valor segurado da carga ou do seguro automático + o valor pago no frete.
O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro.
Os valores são repassados na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente.
Extravio
Os Correios consideram a possibilidade de extravio de um objeto apenas se ele estiver em atraso.
Nas modalidades SEDEX e PAC, os Correios registram um PI (Pedido de Informação) em seu sistema no 1º dia de atraso do envio e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.
Se o objeto não apresenta novas movimentações dentro deste prazo, os Correios registram um PI (Pedido de Informação) em seu sistema e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.
É possível acompanhar o PI através do link a seguir:
Para acessá-lo, você precisará fazer o login do site dos Correios. Em seguida, basta inserir o código de rastreamento e utilizar o CNPJ do Melhor Envio - 15.165.312/0001-22.
🚩Importante: se o seu envio em atraso não tiver um PI em aberto, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O contato conosco também é necessário se o PI referente ao seu envio foi aberto, mas não foi respondido pelos Correios dentro de 3 dias úteis.
A resposta dos Correios e fechamento do PI podem resultar em 2 cenários:
O objeto tem o rastreamento atualizado. Nessa situação, o envio segue para a entrega ao destinatário
O objeto não é localizado no fluxo postal. Nessa situação, os Correios iniciam as buscas pelo envio
Quando o envio não é encontrado no fluxo postal, os Correios registram o status “Solicitação de suspensão de entrega recebida” no rastreamento. Isso marca o início das buscas pela carga.
O prazo total das buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.
O remetente deve acompanhar o rastreamento durante as buscas, pois haverá atualizações se o objeto for localizado:
👉Se a carga é localizada durante as buscas:
Ela é devolvida ao remetente, que recebe a indenização referente ao valor pago no frete do envio.
O valor é repassado na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente em até 45 dias, contados a partir do registro da suspensão de entrega no rastreamento.
👉Se a carga não é localizada após as buscas:
O seu extravio é confirmado e o processo indenizatório é iniciado pelos Correios.
O remetente tem direito à indenização do valor segurado da carga ou do seguro automático + o valor pago no frete.
O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro.
Os valores são repassados na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente.
🚩Importante:
A modalidade Mini Envios possui um formato diferente de indenização.
Nesse serviço, o período de buscas não é iniciado automaticamente.
O Melhor Envio monitora os fretes da modalidade Mini Envios e registra um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios quando identifica o atraso de um envio. Após o registro, os Correios têm até 5 dias úteis para fornecer uma resposta.
É possível acompanhar o PI através do link a seguir:
Para acessá-lo, você precisará fazer o login do site dos Correios. Em seguida, basta inserir o código de rastreamento e utilizar o CNPJ do Melhor Envio - 15.165.312/0001-22.
🚩Atenção: se o seu envio estiver em atraso não tiver um PI em aberto, crie um ticket de suporte com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O contato conosco também é necessário se o PI referente ao seu envio foi aberto, mas não foi respondido pelos Correios dentro de 5 dias úteis.
A resposta dos Correios e fechamento do PI podem resultar em 2 cenários:
O objeto é entregue ao destinatário
O objeto não é localizado no fluxo postal. Nessa situação, os Correios iniciam as buscas pelo envio
Quando o envio não é encontrado no fluxo postal, os Correios registram o status “Solicitação de suspensão de entrega recebida” no rastreamento. Isso marca o início das buscas pela carga.
O prazo total das buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da data de registro da suspensão de entrega no rastreamento.
👉Se a carga é localizada durante as buscas:
Ela é devolvida ao remetente, que recebe a indenização referente ao valor pago no frete do envio.
O valor é repassado na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente em até 45 dias, contados a partir do registro da suspensão de entrega no rastreamento.
👉Se a carga não é localizada após as buscas:
O seu extravio é confirmado e o processo indenizatório é iniciado pelos Correios.
O remetente tem direito à indenização do valor segurado da carga ou do seguro automático + o valor pago no frete.
O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro.
Os valores são repassados na forma de saldo na Melhor Carteira do remetente.
💲Indenização de roubo, furto ou extravio com a Jadlog
Para casos de sinistro com a Jadlog há pagamento de indenização.
O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.
Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:
Você deve utilizar o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o sinistro. Basta acessar o link a seguir:
O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.
O pagamento de indenizações é feito pela Jadlog em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor será inserido na sua Melhor Carteira.
📌 Importante: Cargas enviados com declaração de conteúdo possuem teto de indenização de no máximo R$ 1.000,00. Maiores detalhes podem ser conferidos no artigo 📃 Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog?.
Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):
O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.
💲Indenização de roubo, furto ou extravio com a J&T Express
A J&T Express prevê o pagamento de indenização para envios que tenham o extravio, furto ou roubo confirmado.
O processo indenizatório é iniciado no momento em que a transportadora confirma o sinistro, registrando a ocorrência no rastreamento da carga.
Se o sinistro já foi registrado no rastreamento do seu envio
Você deve utilizar o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o sinistro. Basta acessar o link a seguir:
O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização junto à transportadora.
O pagamento de indenizações é feito pela J&T Express em torno de 60 a 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor será inserido na sua Melhor Carteira.
🚩Atenção: os envios gerados com declaração de conteúdo têm um teto de indenização de R$ 1.000,00. Para mais informações, acesse o artigo 📃Tenho direito a indenização pela J&T Express?
Se o sinistro ainda não foi registrado, mas você suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):
Nessa situação, você deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento.
O Melhor Envio irá intermediar o seu contato com a transportadora para identificar quais providências serão tomadas para resolver o desafio.
💲Indenização de roubo, furto ou extravio com a LATAM Cargo
Para casos de sinistro com a LATAM Cargo há pagamento de indenização.
O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.
👉Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:
Você deve utilizar o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o sinistro. Basta acessar o link a seguir:
O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.
O pagamento de indenizações é feito pela LATAM Cargo em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor será inserido na sua Melhor Carteira.
🚩Importante:
Não deve haver diferença entre o valor segurado informado durante a cotação e o valor declarado do produto na nota fiscal ou declaração de conteúdo
Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.
Nos envios não comerciais, o valor segurado será sempre igual ao valor total dos produtos informados na declaração de conteúdo. O teto de indenização para estes envios é de R$ 1.000,00
👉Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):
O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.
💲Indenização de roubo, furto ou extravio com a Loggi
Para casos de sinistro com a Loggi há pagamento de indenização.
O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.
Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:
Você deve utilizar o nosso fluxo de autoatendimento para reportar o sinistro. Basta acessar o link a seguir:
O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.
O pagamento de indenizações é feito pela Loggi em torno de 45 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.
O valor será inserido na sua Melhor Carteira.
📌 Importante: Cargas enviados com declaração de conteúdo possuem teto de indenização de no máximo R$ 1.000,00.
Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc.):
O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.
💲Antecipação de indenizações pelo Melhor Envio
Quando a transportadora identifica o sinistro de um pacote e confirma a indenização, os valores são repassados ao Melhor Envio.
Com a confirmação da indenização, o Melhor Envio adianta o repasse dos valores na forma de saldo em sua Melhor Carteira para que você os acesse mais rápido.
Para saber mais sobre este assunto, acesse o artigo 📃Como funciona a antecipação de indenizações confirmadas pelo Melhor Envio? da nossa Central de Ajuda.
✅ Mais detalhes
Entenda melhor o os procedimentos relacionados a sinistros na matéria do nosso blog 📃 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? ou no vídeo 🎥Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.