Indenizações por roubos e extravios são pagas de acordo com a política de cada uma das transportadoras.

Veja abaixo as especificidades de cada uma delas:


💲 Indenização roubo, furto ou extravio com a Azul Cargo Express

Para casos de sinistro com a Azul Cargo Express há pagamento de indenização.

Extravio – solicitação de acareação, ou da própria indenização, em até 30 dias após entrega.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

O pagamento de indenizações é feito pela Azul Cargo Express em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

Em casos de cargas parcialmente extraviadas, o remetente deve entrar em contato com nosso time de atendimento em até 30 dias após a entrega incompleta ter sido feita. Nós intermediaremos a ocorrência.

💲 Indenização de roubo, furto ou extravio com a Buslog

Para casos de sinistro com a Buslog há pagamento de indenização.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

O pagamento de indenizações é feito pela Buslog em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

💲 Indenização de roubo, furto ou extravio com os Correios

Para casos de sinistro com os Correios há pagamento de indenização.

  • Roubo/Furto

Quando é sinalizado o status de “Objeto Roubado” no rastreamento de um envio pelos Correios, a carga é considerada um possível roubo. Isso significa que foram abertas as buscas pelo objeto e que o sinistro da carga ainda não foi confirmado.

Nas modalidades SEDEX e SEDEX Grandes Formatos, os Correios terão 7 dias corridos a contar da data de sinalização do status para atualizar as movimentações de rastreamento.

Já nas modalidades PAC e PAC Grandes Formatos, essas movimentações devem acontecer em até 10 dias corridos a contar da data de sinalização do status.

Se houverem novas movimentações no rastreamento do envio dentro deste primeiro prazo, ele seguirá para entrega ao destinatário.

Caso o rastreamento não seja atualizado dentro deste período, os Correios solicitam a suspensão de entrega do envio.

Se o envio for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente, que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve notificar o nosso time de atendimento para realizarmos os procedimentos necessários.

O prazo total de buscas é de 30 dias corridos, contados a partir da sinalização do status de “Objeto Roubado”.

Caso o pacote não seja encontrado nesse período, ele é confirmado como sinistro e o processo de indenização será iniciado pela transportadora. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

O pagamento de indenizações pelos Correios pode levar em torno de 60 dias a partir da sinalização do status de “Objeto Roubado” no rastreamento. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

  • Extravio

A partir do primeiro dia de atraso de um envio pelos Correios, o período de buscas é iniciado automaticamente pela transportadora.

Nas modalidades SEDEX e SEDEX Grandes Formatos, os Correios terão até o sétimo dia de buscas para atualizar as movimentações de rastreamento dos envios.

Já nas modalidades PAC e PAC Grandes Formatos, essas movimentações de rastreamento devem acontecer até o décimo dia de buscas.

Caso o pacote seja encontrado dentro desse primeiro período, ele segue para entrega ao destinatário.

Não sendo encontrado, o envio é considerado um possível extravio e o rastreamento receberá duas ocorrências: um status confirmando que o objeto está perdido ("Objeto não localizado no fluxo postal") e uma solicitação de suspensão de entrega (“Solicitação de suspensão de entrega recebida”).

Se o envio for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente, que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve notificar o nosso time de atendimento para realizarmos os procedimentos necessários.

O prazo total de buscas é de 30 dias corridos, contados a partir do primeiro dia de atraso.

Caso o pacote não seja encontrado nesse período, ele é confirmado como extravio e segue para indenização. Nesse cenário, além do frete você receberá também o valor segurado do envio.

O pagamento de indenizações pelos Correios pode levar em torno de 60 dias a partir do primeiro dia de atraso. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira assim que recebermos a indenização.

📌 Importante: A modalidade Mini Envios possui um formato diferente de indenização. Para essa modalidade, o período de buscas não é iniciado automaticamente. Assim, sempre que o envio entrar em atraso ou tiver o status de rastreamento atualizado com a informação de roubo, é necessário abrir um PI (Pedido de Informação) para provocar um posicionamento dos Correios. Fique tranquilo que abrimos esse PI para você, assim que o prazo de entrega é encerrado.

Diante de suspeita de extravio ou roubo o status de rastreamento será atualizado com as informações correspondentes ao sinistro, assim como ocorre nas outras modalidades. A diferença é que na modalidade Mini o prazo de 30 dias corridos de buscas é contado a partir da data de resposta do PI.

Se o objeto for encontrado durante o período de buscas, ele retornará ao remetente que terá direito ao valor pago no frete. Nesse caso, o remetente deve notificar o nosso time de atendimento para realizarmos os procedimentos necessários.

Não sendo localizado dentro do prazo estipulado, o remetente será ressarcido do frete e receberá também a indenização correspondente.

💲 Indenização de roubo, furto ou extravio com a Jadlog

Para casos de sinistro com a Jadlog há pagamento de indenização.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

O pagamento de indenizações é feito pela Jadlog em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

📌 Importante: Cargas enviados com declaração de conteúdo possuem teto de indenização de no máximo R$ 1.000,00. Maiores detalhes podem ser conferidos no artigo 📃 Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog?.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

💲 Indenização de roubo, furto ou extravio com a LATAM Cargo

Para casos de sinistro com a LATAM Cargo há pagamento de indenização.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

O pagamento de indenizações é feito pela LATAM Cargo em torno de 90 dias após a constatação do sinistro. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

📌 Importante: Cargas enviados com declaração de conteúdo possuem teto de indenização de no máximo R$ 1.000,00.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

💲 Indenização de roubo, furto ou extravio com a Via Brasil

Para casos de sinistro com a Via Brasil há pagamento de indenização.

O processo indenizatório ocorre a partir do momento da constatação da ocorrência por parte da transportadora. A constatação da ocorrência é registrada no rastreamento da carga.

  • Caso o envio já tenha tido registro de ocorrência:

Será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar os procedimentos de indenização.

O pagamento de indenizações é feito pela Via Brasil em torno de 25 dias úteis. Este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos.

O valor será inserido na sua Melhor Carteira.

  • Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):

O remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora para que a constatação de ocorrência seja realizada.

Maiores detalhes

Entenda melhor o os procedimentos relacionados a sinistros na matéria do nosso blog 📃 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? ou no vídeo 🎥Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.



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