O que é peso faturado?

Entenda como funciona um dos principais fatores determinantes do custo do frete.

Equipe Melhor Envio avatar
Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

Peso faturado é o peso efetivamente cobrado pelo envio. Ele será sempre o peso de maior cifra entre o peso real do objeto e o peso cúbico.

❓ O que é o peso cúbico?

O peso cúbico é o valor encontrado por uma equação que envolve as demais dimensões da carga. Essa fórmula varia de transportadora para transportadora.

As transportadoras usam o peso cúbico para mensurar objetos que, apesar de possuírem um peso pequeno, ocupam muito volume.

É uma forma de equilibrar a relação peso x espaço ocupado pela carga.

❓ Como calcular o peso cúbico?

👉 Como calcular?

Para realizar este cálculo do peso cúbico, a transportadora precisa considerar algumas informações simples: altura versus largura versus comprimento.

Exemplo: 12 x 14 x 18 = 3,024

Após, é necessário calcular o peso cúbico deste objeto, dividindo o resultado da operação anterior (3,024) pelo fator de cubagem.

👉 O que é fator de cubagem?

É o coeficiente resultante de uma relação entre peso e volume, que veio recomendado pelo código IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas. O fator de cubagem é diferente para cada modalidade de transporte e transportadora.

Nesta análise, usaremos o fator de cubagem: 6,000

👉 Qual será o peso faturado?

Para saber peso faturado compare o peso cúbico do pacote com o peso físico. O maior peso será considerado o peso faturado.

Exemplo 1:

Peso cúbico: 3,024 / 6,000 = 0,504 g
Peso físico: 0,300 g

Logo, o peso faturado será 0,504 g, pois o peso cúbico é maior que o peso físico.

Exemplo 2:

Peso cúbico: 3,024 / 6,000 = 0,504 g
Peso físico: 0,600 g

Logo, o peso faturado será 0,600 g, pois o peso cúbico é menor que o peso físico.

❓ O Melhor Envio faz o cálculo do frete usando o peso faturado?

Sim.

O Melhor Envio leva em conta as especificidades de todas as transportadoras integradas e, de acordo com as informações fornecidas pelo usuário, já faz a cotação levando em conta o peso a ser faturado (se real ou cúbico).

📌 Importante: garanta que no momento da postagem do pacote o atendente da transportadora está inserindo no sistema os valores corretos do seu volume.

❓ Exceções

Com os Correios, a Jadlog e a Loggi, se o envio intermediado pela nossa plataforma tiver peso cubado de até 5kg, o peso cubado é desconsiderado e o peso real se torna o peso faturado.

Caso o peso cubado passe de 5kg, o peso faturado volta a refletir o maior peso entre o real e o cubado.

Esse arranjo existe apenas para estas 3 transportadoras e não é aplicados para as demais empresas de transporte com a qual trabalhamos.


Respondeu à sua pergunta?