Peso faturado é o peso efetivamente cobrado pelo envio. Ele será sempre o peso de maior cifra entre o peso real do objeto e o peso cúbico.

❓ O que é o peso cúbico?

O peso cúbico é o valor encontrado por uma equação que envolve as demais dimensões da carga. Essa fórmula varia de transportadora para transportadora.

As transportadoras usam o peso cúbico para mensurar objetos que, apesar de possuírem um peso pequeno, ocupam muito volume.

É uma forma de equilibrar a relação peso x espaço ocupado pela carga.

❓ Como calcular o peso cúbico?

👉 Como calcular?

Para realizar este cálculo do peso cúbico, a transportadora precisa considerar algumas informações simples: altura versus largura versus comprimento.

Exemplo: 12 x 14 x 18 = 3,024

Após, é necessário calcular o peso cúbico deste objeto, dividindo o resultado da operação anterior (3,024) pelo fator de cubagem.

👉 O que é fator de cubagem?

É o coeficiente resultante de uma relação entre peso e volume, que veio recomendado pelo código IATA, entidade internacional que congrega as empresas aéreas. O fator de cubagem é diferente para cada modalidade de transporte e transportadora.

Nesta análise, usaremos o fator de cubagem: 6,000

👉 Qual será o peso faturado?

Para saber peso faturado compare o peso cúbico do pacote com o peso físico. O maior peso será considerado o peso faturado.

Exemplo 1:

Peso cúbico: 3,024 / 6,000 = 0,504 g
Peso físico: 0,300 g

Logo, o peso faturado será 0,504 g, pois o peso cúbico é maior que o peso físico.

Exemplo 2:

Peso cúbico: 3,024 / 6,000 = 0,504 g
Peso físico: 0,600 g

Logo, o peso faturado será 0,600 g, pois o peso cúbico é menor que o peso físico.

❓ O Melhor Envio faz o cálculo do frete usando o peso faturado?

Sim.

O Melhor Envio leva em conta as especificidades de todas as transportadoras integradas e, de acordo com as informações fornecidas pelo usuário, já faz a cotação levando em conta o peso a ser faturado (se real ou cúbico).

📌 Importante: garanta que no momento da postagem do pacote o atendente da transportadora está inserindo no sistema os valores corretos do seu volume.

❓ Exceções

Com os Correios e a Jadlog, se o envio intermediado pela nossa plataforma tiver peso cubado de até 5kg, o peso cubado é desconsiderado e o peso real se torna o peso faturado.

Caso o peso cubado passe de 5kg, o peso faturado volta a refletir o maior peso entre o real e o cubado.

Esse arranjo existe apenas para estas 2 transportadoras e não é aplicados para as demais empresas de transporte com a qual trabalhamos.


Encontrou sua resposta?