A Jadlog possui regras e condições para que cada ocorrência de sinistro seja indenizada.
Os sinistros passivos de indenização com a Jadlog são:
Avaria (apenas para envios com nota fiscal)
Extravio
Furto ou roubo
Violação
Veja abaixo os pormenores de cada uma delas:
📦 Avaria
A integridade da carga deve ser sempre conferida no ato da entrega e na frente do entregador da Jadlog, de modo a sinalizar qualquer ocorrência.
👉 Avaria constatada pela transportadora antes da entrega
Ocorrências de avaria são indenizadas pela Jadlog apenas para envios realizados com nota fiscal.
Quando a unidade constata indício de avaria durante o transporte da carga a remessa segue fluxo postal em direção ao destinatário, de modo que ele possa avaliar se aceita ou não a mercadoria avariada.
Caso o destinatário não deseje aceitar a carga avariada ele deverá, no ato da entrega, realizar recusa do recebimento. Também deverá realizar ressalva ao entregador da Jadlog, informando a descrição e quantidade dos itens avariados e esclarecendo que a recusa se deu por avaria.
Todas as unidades da Jadlog estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.
📌 Importante: envios feitos com declaração de conteúdo, mesmo que recusados, não possuem direito a indenização pela Jadlog.
👉 Avaria constatada após a entrega ser feita
Ocorrências de avaria são indenizadas pela Jadlog apenas para envios realizados com nota fiscal.
O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de avaria deverá recusá-la, solicitando ao entregador da Jadlog ressalva de recusa por avaria.
Todas as unidades da Jadlog estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.
Caso a identificação de avaria seja feita após a entrega o destinatário terá até 7 dias após o recebimento da carga para solicitar análise da ocorrência. O recebedor deverá enviar a ressalva feito no ato da entrega, fotos da embalagem e da mercadoria danificada para o remetente.
O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.
📌 Importante:
É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.
Se não houver a ressalva pelo destinatário, a transportadora poderá negar o pedido de análise.
📦 Extravio
Ocorrências de extravio são indenizadas pela Jadlog para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.
Caso a constatação de extravio já tenha ocorrido por parte da Jadlog basta aguardar os processos indenizatórios acontecerem. O prazo de pagamento da compensação financeira está informado ao fim deste artigo.
📦 Furto ou roubo
Ocorrências de furto ou roubo da remessa são indenizadas pela Jadlog para envios feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Para que a compensação financeira ocorra o registro da ocorrência precisa ser realizado pela transportadora. A formalização dele pode ser conferida no rastreamento da carga.
Caso constate furto ou roubo da carga no rastreamento o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.
📦 Violação
Ocorrências de violação da remessa são indenizadas pela Jadlog para envios feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Quando a unidade constata indício de violação durante o transporte da carga a remessa segue fluxo postal em direção ao destinatário, de modo que ele possa avaliar se aceita ou não a mercadoria violada.
Caso o destinatário não deseje aceitar a carga violada ele deverá, no ato da entrega, realizar recusa do recebimento. Também deverá realizar ressalva ao entregador da Jadlog, informando a descrição e quantidade dos itens faltantes na embalagem e esclarecendo que a recusa se deu por violação da caixa.
Todas as unidades da Jadlog estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.
Caso a identificação de violação seja feita após a entrega o destinatário terá até 7 dias após o recebimento da carga para solicitar análise da ocorrência. O recebedor deverá enviar a ressalva feita no ato da entrega e fotos da embalagem danificada e da mercadoria para o remetente.
📌Importante: se não houver a ressalva pelo destinatário, a transportadora poderá negar o pedido de análise.
Caso haja alegação do recebedor de que houve ocorrência de violação o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Jadlog.
📌 Importante: É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de violação será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.
📦 Quando devo receber a minha indenização?
As indenizações com a Jadlog são pagas em torno de 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.
📌 Importante: O prazo de 90 dias não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.
O pagamento de indenizações em casos de avaria, extravio, furto ou roubo e violação é de responsabilidade da Jadlog, sendo os valores pagos de acordo com a política da transportadora.
Todas as indenizações são pagas pela Jadlog e passadas para o Melhor Envio. Nós, então, repassamos o valor integral à sua Melhor Carteira.
📌 Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal preenchido por você. Caso haja a Jadlog irá utilizar como referência para o pagamento da indenização o valor de menor cifra entre eles.
👉 Indenização de envios feitos com declaração de conteúdo
Sinistros sofridos por envios feitos com declaração de conteúdo são indenizados apenas para casos de extravio, furto ou roubo e violação e possuem o teto indenizatório de R$ 1.000,00.
Envios feitos com declaração de conteúdo que sofreram avaria não são indenizados pela Jadlog. Essa informação é apresentada no momento da geração da etiqueta de frete.

Saiba mais sobre o uso dela no artigo 📃 Como funciona o envio com declaração de conteúdo na Jadlog? ou na matéria do nosso blog 📃 Nota Fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.
📦 Qual será o valor da minha indenização?
O valor da indenização feita pela Jadlog irá variar de acordo com a ocorrência.
Avaria total (apenas para nota fiscal)
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Avaria parcial (apenas para nota fiscal)
Indenização do valor dos produtos avariados
Extravio total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Extravio parcial
Indenização do valor dos produtos extraviados
Furto ou roubo
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Violação
Indenização do valor do frete + valor da mercadoria
📦 Existem um valor máximo para as indenizações realizadas pela Jadlog?
A indenizações realizadas pela Jadlog possuem um teto de:
R$ 30.000,00 para envios com nota fiscal,
R$ 1.000,00 para envios com declaração de conteúdo.
📦 Maiores detalhes
Saiba mais sobre sinistros na matéria do nosso blog 📃 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? ou no vídeo 🎥 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.