A LATAM Cargo é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Ela realiza entregas por via aérea, utilizando o espaço excedente no compartimento de cargas de aviões para transportar suas cargas.

👉 Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Declaração de conteúdo (exceto para envios com origem no estado do Paraná)

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

👉 Dimensões da carga

A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela LATAM Cargo são:

  • Medidas máximas: 105 cm x 110 cm x 160 cm

  • Peso máximo: 200 kg

  • Não há dimensões nem peso mínimo

👉 Modalidade

A modalidade de serviço da LATAM Cargo disponível pelo intermédio do Melhor Envio é o Juntos.

Nele não há coleta e a entrega é feita em domicílio. O remetente posta a encomenda em uma unidade da transportadora e é realizada a entrega no endereço do destinatário.

Ele foi um serviço lançado para adaptar a LATAM Cargo ao momento de pandemia da COVID-19. Entenda o Juntos clicando aqui.

👉 Cargas

As cargas com as quais a LATAM Cargo não trabalha pelo Melhor Envio podem ser consultadas clicando aqui.

👉 Postagem

Ao gerar a etiqueta de frete escolha uma unidade específica para postagem.

A LATAM Cargo é uma transportadora aérea. Por isso é necessário ir até um aeroporto para despachar sua carga. Siga as orientações presentes no artigo 📃 Como realizar a postagem pela LATAM Cargo.

Encontre aqui a unidade de postagem da LATAM Cargo mais próxima de você, bem como a cobertura de postagem da transportadora.

Imprima a etiqueta e leve a remessa para postagem na unidade escolhida, juntamente da documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação destes documentos é obrigatória.

📌 Importante: As unidades IGU (Foz do Iguaçu/PR) e CWB (Curitiba/PR), FOR (Fortaleza/CE), GYN (Goiania/GO) e NAT (Natal/RN) não realizam envios com declaração de conteúdo.

É necessário que os dados de endereços estejam de acordo com o informado na documentação utilizada.

Na hora do despacho exija a entrega da DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico). Ele comprova a sua postagem.

Se você tiver um certificado digital é possível gerar a DACTE no site da Receita

Federal utilizando a chave de acesso nos dados do envio.

Saiba mais sobre o comprovante de postagem acessando o artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?.

📌 Importante: Por motivos operacionais, caso a LATAM Cargo julgue necessário, a transportadora pode embalar a carga em um flyer. Isso irá incidir em um custo adicional. Da mesma forma, a transportadora pode recusar uma carga que não esteja devidamente embalada.

👉 Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela LATAM Cargo. Caso o destinatário não seja encontrado após as 3 tentativas a carga deverá:

  • Ser devolvida ao remetente (há taxa de 100% do valor do frete),

  • Ser retirada no balcão da LATAM Cargo pelo destinatário.

🚩 Importante: a LATAM Cargo não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.

Saiba mais a respeito acessando o artigo 📃 Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo.

👉 Devolução

É possível solicitar a suspensão de entrega e devolução ao remetente de uma carga com a LATAM Cargo. Contudo, ela só poderá ser feita se a carga não estiver em fase final de entrega.

Para solicitar a devolução basta contatar o nosso time de atendimento.

Com a LATAM Cargo as devoluções são taxadas e o valor é equivalente ao frete de envio.

É possível acompanhar o retorno da carga por meio do mesmo código de rastreamento de envio.

👉 Avarias, extravios e indenizações

🔸 Avaria

A integridade da carga deve ser sempre conferida no ato da entrega e na frente do entregador da LATAM Cargo, de modo a sinalizar a ocorrência de avaria.

A LATAM Cargo não aceita contestações de avaria após a entrega ter sido concluída.

Caso o recebedor tenha realizado a recusa será necessário que o remetente entre em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.

Saiba mais sobre a ocorrência de avaria acessando o artigo 📃 Meu objeto chegou avariado ao destinatário. E agora?.

🔸 Extravio

Ocorrências de extravio são indenizadas pela LATAM Cargo para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a LATAM Cargo.

Caso a constatação de extravio já tenha ocorrido por parte da transportadora basta aguardar os processos indenizatórios acontecerem.

🔸 Indenizações

Com a LATAM Cargo há indenizações para volumes enviados por nota fiscal ou por declaração de conteúdo.

  • Envios feitos com nota fiscal terão indenização de no máximo R$ 10 mil.

  • Envios feitos com declaração de conteúdo terão indenização de no máximo R$ 1 mil.

As indenizações com a LATAM Cargo são pagas em até 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.

Este prazo não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.

📌 Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo. Caso haja o valor da sua indenização poderá ser afetado.

👉 Geração de etiqueta de frete da LATAM Cargo

Desenvolvemos o vídeo abaixo para explicar o passo a passo de como gerar uma etiqueta de frete da LATAM Cargo por intermédio do Melhor Envio. Confira:

👉 Maiores informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃 Como contratar frete da LATAM Cargo pelo Melhor Envio?.




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