Todas as coleções
Usando o Melhor Envio
Etiqueta de frete
O que é uma PLP e para que ela serve?
O que é uma PLP e para que ela serve?

Entenda o que é uma PLP e sua utilidade prática

Karine Cunha avatar
Escrito por Karine Cunha
Atualizado há mais de uma semana

A PLP (Pré Lista de Postagem) é um formulário que acompanha a etiqueta de frete dos Correios e deve ser utilizado na postagem de suas encomendas.

O Melhor Envio já gera esse formulário (a PLP) junto com a etiqueta. São 2 vias: uma o atendente do balcão dos Correios vai devolver para você e outra deve ficar com ele na agência.

É através da PLP que ocorre a postagem do objeto no sistema dos Correios (SARA). Por isso, só é possível realizar a postagem de etiquetas de frete em agências que conseguem processar PLPs, que são todas as agências próprias dos Correios e a maioria das franqueadas.

Veja como é a PLP:

📄 A PLP deve ser impressa e entregue ao atendente dos Correios toda vez que eu for despachar uma carga?

Sim.

A informação oficial dos Correios é que além da etiqueta de frete impressa e colada no pacote, você obrigatoriamente tem que levar o formulário com a PLP para ser entregue ao atendente dos Correios. Ele devolverá a sua via como comprovante da postagem.

Sabemos que o sistema dos Correios evoluiu, de modo que o próprio sistema já emite um recibo de postagem integrado, tornando o formulário da PLP pouco funcional. Diante desse cenário, muitas agências e franquias, na prática, já dispensam a apresentação desse formulário.

Por essa razão e pensando na economia de papel e preservação do meio ambiente, o Melhor Envio dispõe do:

  • Habilitação ou desabilitação da impressão da PLP
    Você encontra essa funcionalidade na tela de impressão, como no exemplo abaixo

Consulte a sua agência sobre a necessidade de levar o formulário PLP impresso em todas as postagens.

Para obter o contato de uma agência, consulte o site dos Correios aqui.

Se exigirem apresentar o formulário da PLP impresso, basta habilitar a impressão dela na tela de impressão da sua etiqueta de frete.

📄 Para cada envio gerado terei uma PLP diferente?

Sim.

A geração de etiquetas no Melhor Envio é assíncrona e cada envio possui seu formulário PLP.

Isso possibilita que as etiquetas de frete sejam independentes entre si e que uma possível falha de impressão ou de postagem em uma determinada etiqueta de frete não afete a impressão ou a postagem das demais.

Com isso, a impressão de etiquetas simultâneas em maior escala está garantida no Melhor Envio.

Caso você não deseje imprimir as PLPs individualmente é possível agrupá-las. Entenda como realizar esse procedimento no artigo 📃 Como imprimir várias etiquetas de frete dos Correios em uma única PLP?.

📄 Tenho um fluxo de envios muito alto. Será gerada uma PLP para cada uma das minhas etiquetas de frete?

Sim, será gerado um formulário de PLP para cada envio, em 2 vias.

Contudo, caso você deseje é possível agrupar até 10 envios em 1 PLP. Para entender como realizar este procedimento acesse o artigo 📃 Como imprimir várias etiquetas de frete dos Correios em uma única PLP?.

Você deve imprimir suas PLPs e entregá-las na postagem.

Ainda assim, na prática muitas agências já não exigem o documento fisicamente. Deste modo, você pode habilitar ou desabilitar a impressão da PLP na tela de impressão da etiqueta de frete.

🚩 Importante: Se você costuma postar sempre na mesma agência, sugerimos que entre em contato com ela e confirme a necessidade de levar a PLP fisicamente para todos os envios.


Respondeu à sua pergunta?