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Como preencher o formulário com os dados do frete?
Como preencher o formulário com os dados do frete?

Saiba quais informações preencher na etapa seguinte à cotação do frete.

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

Após cotar o seu envio e selecionar a modalidade de envio desejada, você deverá preencher o formulário com os dados do frete.

Confira as instruções a seguir.

📄Nota fiscal ou declaração de conteúdo, qual eu devo utilizar?

O primeiro passo de preenchimento do formulário é selecionar o tipo de documento fiscal que acompanhará a carga: nota fiscal ou declaração de conteúdo.

🚩Importante: todos os envios gerados através do Melhor Envio devem ser acompanhados de um destes documentos fiscais.

Se o remetente dos seus envios for a sua loja, ou seja, uma pessoa jurídica:

  • O ideal é que você consulte um escritório de contabilidade ou uma pessoa que atue nessa área para descobrir qual documento fiscal utilizar;

  • leis específicas que regulamentam a obrigatoriedade - ou não - do uso da nota fiscal nos seus envios. Com a ajuda profissional, você poderá entender onde a sua empresa se encaixa e como deverá proceder;

Se o remetente dos envios for uma pessoa física que faz envios sem finalidade comercial (envio de presentes, cargas pessoais, etc.) ou for isento de emitir nota fiscal:

  • O envio poderá ser acompanhado da declaração de conteúdo;

🚩Importante: antes de gerar as suas etiquetas, verifique as regras de embarque da transportadora escolhida para o frete e o “Guia de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio” para conferir se os seus produtos são aceitos.

📄Quais dados da transportadora devo utilizar para gerar as minhas notas fiscais?

Se optar por envios comerciais, você precisará informar o CNPJ e a Inscrição Estadual da transportadora escolhida para realizar o frete durante a geração da nota fiscal.

Você encontra estes dados das nossas transportadoras parceiras abaixo:

  • Azul Cargo Express
    CNPJ
    : 09.296.295/0001-60
    Inscrição Estadual: 206.265.026.118


  • Buslog
    CNPJ: 10.992.167/0001-30
    Inscrição Estadual: 148.694.458.111

  • Correios
    CNPJ: 34.028.316/0001-03
    Inscrição Estadual:
    073.338.210.0116


  • Jadlog
    CNPJ: 04.884.082/0001-35
    Inscrição Estadual:
    149.744.148.111


  • LATAM Cargo
    CNPJ: 02.012.862/0164-06
    Inscrição Estadual:
    112.347.127.116


  • Loggi
    CNPJ: 24.217.653/0006-08
    Inscrição Estadual: 241.111.449.111

👉Clique aqui para acessar o site da Receita Federal caso precise consultar informações adicionais a respeito das transportadoras.

📄Como eu devo preencher o formulário de dados do frete se eu for utilizar nota fiscal no meu envio?

Para preencher o formulário de envios comerciais com nota fiscal:

  1. Informe os dados da nota fiscal que será utilizada no frete. Há duas opções:

    • Enviar o arquivo XML da sua nota fiscal clicando em “Anexar XML”. Com isso, os dados da etiqueta de frete são preenchidos automaticamente pelo sistema de acordo com as informações registradas na nota fiscal.

    • Inserir os 44 dígitos da chave da sua nota fiscal. Neste caso, você deverá preencher os dados da etiqueta de frete manualmente.

  2. Se optar por uma transportadora privada, você deverá selecionar a unidade de postagem do seu envio;

    Clicando em “Ver mapa de unidades”, você pode inserir a sua localização para visualizar as unidades mais próximas.

    Clique em “Selecionar agência” para escolher a unidade desejada.

    🚩Atenção: se optar por um serviço dos Correios, o botão "Ver mapa de unidades" não estará disponível. Você pode consultar as unidades dos Correios mais próximas acessando o nosso mapa através do link a seguir: Rede de Atendimento.

  3. Preencha e revise os dados do destinatário e remetente. Insira o máximo de informações possíveis, como telefones, e-mails e complementos de endereço;

    🚩Atenção:  ao preencher o e-mail do destinatário, ele receberá notificações automáticas do Melhor Rastreio com as movimentações do pacote. 

  4. Se desejar, você pode assinalar a opção “Usar CNPJ para os próximos envios” para utilizar o CNPJ da sua empresa no campo de remetente das suas próximas etiquetas com a transportadora;

  5. Clique em “regras de embarque” e leia as instruções e informações sobre os serviços da transportadora escolhida na nossa Central de Ajuda.

    Em seguida, assinale o campo para informar que está ciente e de acordo com os termos;

  6. Após preencher todos os dados do frete é o momento de pagar a sua etiqueta:

    • Clique em “Pagar agora” para seguir ao checkout transparente, onde você poderá fazer o pagamento de forma segura sem sair da nossa plataforma.

    • Clique em “Adicionar ao carrinho” para incluir a etiqueta no seu carrinho de compras. Você pode optar por adicionar outro envio ao carrinho ou seguir para o pagamento.

    Para mais informações, acesse o artigo 📃Quais são as formas de pagamento aceitas no Melhor Envio?

  7. Após a aprovação do pagamento, imprima a etiqueta de frete.

    Confira o passo a passo da impressão acessando o artigo 📃Como imprimir uma etiqueta de frete?

🚩Atenção:

Nos envios com a Loggi, você deve assinalar o campo informando estar ciente que os documentos de identificação (CPF ou CNPJ) do remetente e do destinatário informados estão ativos e sem restrições na Receita Federal.

Na modalidade Coleta da transportadora também é necessário assinalar o campo informando que você está ciente que o seu envio será coletado no horário programado.

👉Regras para a geração de envios comerciais

Há algumas regras nesta etapa para os envios com nota fiscal pelas transportadoras Azul Cargo Express, Correios e LATAM Cargo:

👉Azul Cargo Express:

  • Não é possível digitar o número da chave da nota fiscal. Com esta transportadora você deverá enviar o arquivo XML.

👉Correios:

  • Você deverá preencher o número da nota fiscal e não o número da chave da nota fiscal. O número da nota fiscal deve ter 9 dígitos.

    Este número fica localizado no canto superior direito das suas notas fiscais, como no exemplo abaixo.

    Se o número da sua nota fiscal tiver menos de 9 dígitos, basta inserir zeros para completá-lo.

    🔍Por exemplo: se o número da NF-e for 12, preencha “000000012".

👉LATAM Cargo

  • É obrigatório o preenchimento do código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que é usado para identificar qual a atividade econômica exercida por um negócio.

    Este código está diretamente associado ao CNPJ da sua empresa e será exigido somente quando você optar por utilizar o CNPJ no campo do remetente. A LATAM Cargo precisa desse número para registrar a emissão da etiqueta em sistema.

    O campo referente ao código CNAE é disponibilizado junto às informações do remetente, ao fim da tela do formulário de dados do envio. Ele será preenchido automaticamente de acordo com os dados da nota fiscal ou os dados da loja cadastrada na nossa plataforma.

  • O sistema leva em consideração o campo “<entrega>” presente no arquivo XML das suas notas fiscais. Por isso, é importante que este local esteja preenchido com todos os dados corretos. A falta de alguma informação pode impedir a conclusão da geração da etiqueta, por exemplo.

📌Importante:

Você pode utilizar as notas fiscais apenas uma vez, já que elas representam a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, você pode enfrentar problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes já que todos os volumes pertencem ao mesmo envio, mesmo que cada um tenha a sua própria etiqueta.

Nos fretes de logística reversa, você deve utilizar a Nota Fiscal de Devolução durante a geração das etiquetas. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.

🔶O que é o XML da minha nota fiscal?

O XML (sigla para eXtensible Markup Language) é o arquivo digital da sua nota fiscal eletrônica.

Assim como temos arquivos digitais em PDF ou Word, o XML também representa um destes formatos.

🔶Como gerar o XML da minha nota fiscal?

Você pode gerar o arquivo XML da sua nota fiscal através do site do SEFAZ do seu estado ou de um programa de gestão e emissão de notas fiscais, caso você possua um.

🔶Enviei o arquivo XML e apareceu uma janela informando que meus dados estão divergentes. O que devo fazer?

Se você se deparar com uma janela semelhante à da imagem abaixo após enviar o arquivo XML, isso significa que há dados informados durante a cotação do frete que não são os mesmos registrados na sua nota fiscal.

  • Clique em “Voltar” para editar os dados do frete no formulário manualmente. Preencha os campos de acordo com as informações da nota fiscal;

  • Clique em "Continuar" para que o sistema faça a correção dos dados do frete automaticamente. Os campos serão preenchidos de acordo com as informações da nota fiscal. Dados como CEP de origem, CEP de destino, valor do frete e valor segurado serão alterados no momento em que você concordar em prosseguir.

📌Importante:

Divergências entre as informações da nota fiscal e da etiqueta de frete podem prejudicar a cotação do seu envio, além de gerar inconvenientes em caso de sinistro.

Por isso, sugerimos que os dados da etiqueta sejam sempre idênticos aos da nota fiscal que será utilizada no frete.

📄Como eu devo preencher o formulário de dados do frete se eu for utilizar declaração de conteúdo no meu envio?

Para preencher o formulário de envios não comerciais com declaração de conteúdo:

  1. Clique na aba "Declaração de conteúdo”;

  2. Preencha a declaração de conteúdo de acordo com as características dos produtos que você irá enviar:

    • Nome/descrição do item

    • Valor unitário

    • Quantidade

    🚩Importante: o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Além disso, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

  3. Se for enviar mais de um produto, clique em “Adicionar item” e preencha as características da próxima mercadoria;

  4. Se optar por uma transportadora privada, você deverá selecionar a unidade de postagem do seu envio;

    Clicando em “Ver mapa de unidades”, você pode inserir a sua localização para visualizar as unidades mais próximas.

    Clique em “Selecionar agência” para escolher a unidade desejada.

    🚩Atenção: se optar por um serviço dos Correios, o botão "Ver mapa de unidades" não estará disponível. Você pode consultar as unidades dos Correios mais próximas acessando o nosso mapa através do link a seguir: Rede de Atendimento.

  5. Preencha e revise os dados do destinatário e remetente. Insira o máximo de informações possíveis, como telefones, e-mails e complementos de endereço;

  6. Clique em “regras de embarque” e leia as instruções e informações sobre os serviços da transportadora escolhida na nossa Central de Ajuda.

    Em seguida, assinale o campo para informar que está ciente e de acordo com os termos;

  7. Após preencher todos os dados do frete é o momento de pagar a sua etiqueta:

    • Clique em “Pagar agora” para seguir ao checkout transparente, onde você poderá fazer o pagamento de forma segura sem sair da nossa plataforma.

    • Clique em “Adicionar ao carrinho” para incluir a etiqueta no seu carrinho de compras. Você pode optar por adicionar outro envio ao carrinho ou seguir para o pagamento.

    Para mais informações, acesse o artigo 📃Quais são as formas de pagamento aceitas no Melhor Envio?

  8. Após a aprovação do pagamento, imprima a etiqueta de frete.

    Confira o passo a passo da impressão acessando o artigo 📃Como imprimir uma etiqueta de frete?

🔍Nos envios com a Loggi, você deve assinalar o campo informando estar ciente que os documentos de identificação (CPF ou CNPJ) do remetente e do destinatário informados estão ativos e sem restrições na Receita Federal.

👉Regras para a geração de envios não comerciais

Há alguns pontos de atenção para os envios com declaração de conteúdo:

  • O campo "Valor unitário" da declaração de conteúdo não garante a contratação de seguro em caso de sinistros.

    Para que o seu envio tenha cobertura de seguro em caso de sinistros, preencha o campo "Valor segurado da carga" da calculadora de fretes de acordo com o valor dos produtos que serão transportados.

  • As nossas transportadoras parceiras têm condições específicas para os envios com declaração de conteúdo no que se refere ao teto de indenização e aos critérios para pagamentos em casos de sinistro, por exemplo. É importante consultar as regras de embarque das transportadoras para conferir essas condições antes de gerar as suas etiquetas de frete.

📃Mais informações

Para mais informações sobre como gerar as suas etiquetas de frete, acesse o artigo 📃Como utilizar a calculadora de fretes?ou assista ao vídeo 🎥Como calcular frete na nova calculadora do Melhor Envio


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