Todas as coleções
Melhor Ponto
O que é o Melhor Ponto?
O que é o Melhor Ponto?

Saiba quais facilidades o Melhor Ponto oferece para o seu negócio.

Equipe Melhor Envio avatar
Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado essa semana

O Melhor Ponto é mais uma solução pensada pelo Melhor Envio para ajudar na operação de lojistas que trabalham com fretes.

Com esse serviço gratuito, você comparece a um único local físico para deixar os seus envios de diferentes transportadoras para serem despachados conjuntamente.

A solução foi desenvolvida especialmente para lojistas que geram fretes com várias transportadoras e que antes precisavam comparecer a vários locais diferentes para postar as encomendas.

🔍Por exemplo:

Imagine que você precisa postar envios das transportadoras Correios e Jadlog:

  • Sem o Melhor Ponto, você precisaria comparecer à uma unidade dos Correios e depois à uma unidade da Jadlog para fazer a postagem, em endereços diferentes

  • Com o Melhor Ponto, você precisaria comparecer a um único local para deixar os envios das 2 transportadoras

🔵Como o Melhor Ponto do Melhor Envio funciona?

Devemos compreender o Melhor Ponto como um centralizador e distribuidor de cargas exclusivo para as pessoas cadastradas no Melhor Envio.

Você deixa as suas encomendas em unidades do Melhor Ponto e elas são coletadas pelas transportadoras e entregues aos respectivos destinatários.

O serviço escolhido e o prazo de entrega da carga não mudam se você utilizar esse serviço.

Porém, nos envios das transportadoras Buslog, Jadlog, J&T Express, LATAM Cargo e Loggi é necessário considerar um prazo adicional de 24 horas úteis entre o momento em que você deixa o seu envio na unidade até que ele seja efetivamente postado pela transportadora.

Dependendo do horário em que você deixar o seu envio na unidade, pode ser que precise adicionar mais 24 horas úteis a este prazo.

Confira mais informações sobre o prazo para a efetivação da postagem acessando a seção 📃As cargas deixadas no Melhor Ponto são postadas no mesmo dia? deste artigo.

As cargas são protegidas pelas políticas de segurança das transportadoras desde o momento em que você deixa o envio conosco.

🔵Quem pode usar o Melhor Ponto do Melhor Envio?

O Melhor Ponto está disponível para qualquer pessoa que utilize o Melhor Envio.

As unidades estão disponíveis nas cidades de Campinas, São Paulo e Santo André, no estado de São Paulo.

Não há número mínimo de envios que precisam ser deixados na unidade.

Você pode utilizar o Melhor Ponto se for postar encomendas de apenas uma transportadora. A postagem de envios de diferentes transportadoras não é obrigatória.

🔵Como usar o Melhor Ponto?

Para utilizar o Melhor Ponto:

  1. Gere a etiqueta de frete normalmente dentro da nossa plataforma

  2. Prepare a encomenda para o envio

  3. Cole a etiqueta de frete na embalagem

  4. Anexe o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) à embalagem

  5. Leve o envio para uma das unidades do Melhor Ponto

  6. Pronto! Agora basta acompanhar a evolução da postagem através do rastreamento

🚩Atenção:

  • A unidade do Melhor Ponto em Campinas - SP aceita apenas envios de volume único. Envios com mais de um volume não são aceitos nesta unidade.

  • Você deve postar produtos que são aceitos pela transportadora parceira escolhida. Se tentar postar um produto que não é permitido, o transporte da carga poderá ser impedido.

  • Aparelhos de televisão não são aceitos para postagem nas unidades do Melhor Ponto.

    Se você deseja enviar esse tipo de produto, recomendamos que verifique se ele está na lista de cargas aceitas pela transportadora desejada.

    Em seguida, faça a cotação do seu envio e selecione uma opção de frete que não seja de postagem exclusiva no Melhor Ponto. A postagem do pacote deve ser realizada em uma unidade da transportadora escolhida.

🚩Postagem de cargas frágeis

Só é permitida a postagem de cargas frágeis (vidros, espelhos, cerâmicas, porcelanas, etc.) de todas as transportadoras nas unidades do Melhor Ponto e Melhor Ponto + Pegaki se a mercadoria estiver embalada com caixas de madeira.

Essa medida é adotada para evitar a avaria da mercadoria durante o transporte.

Somado a isso, a transportadora Jadlog exige a Homologação de Embalagem para o transporte de cargas frágeis.

Para mais informações, acesse o artigo 📃Como realizar o procedimento de Homologação de Embalagem da Jadlog? da nossa Central de Ajuda.

Para cargas compostas por garrafas de vinho ou cerveja, a mercadoria deve ser acondicionada em caixa de papelão resistente com colmeia. Nos envios da Jadlog também é obrigatória a Homologação de Embalagem para esse tipo de mercadoria.

🔵Recebo algum comprovante ao deixar o envio no Melhor Ponto?

Sim. 🙆‍♂️

Toda vez que você deixar um envio conosco, iremos enviar um comprovante por e-mail que atesta que a carga foi entregue ao Melhor Envio.

🔵Posso deixar uma carga de qualquer transportadora no Melhor Ponto?

Não. 🙅‍♀️

Os envios pela transportadora Azul Cargo Express não são aceitos nas unidades do Melhor Ponto.

Já as cargas das demais transportadoras Buslog, Correios, Jadlog, J&T ExpressLATAM Cargo e Loggi podem ser deixadas em qualquer uma das unidades!

🚩Informações importantes sobre os envios da LATAM Cargo:

Quando for deixar seus envios pela LATAM Cargo nas unidades do Melhor Ponto, além da etiqueta de frete e declaração de conteúdo ou nota fiscal, você deve levar consigo também a minuta de despacho impressa.

A minuta é disponibilizada para impressão no mesmo arquivo da etiqueta de frete.

A minuta e o documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) precisam ser inseridos em um saco plástico do tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Além disso, a minuta e a parte do documento fiscal com a descrição da mercadoria precisam estar visíveis na embalagem.

🚩O procedimento ideal é sempre imprimir a minuta. Nas postagens em unidades da LATAM Cargo o documento pode não ser solicitado, já que a transportadora consegue acessá-lo em seu sistema. Já nas postagens em unidades do Melhor Ponto, a apresentação da minuta é obrigatória.

🔵Onde posso consultar os dados das unidades do Melhor Ponto?

As unidades do Melhor Ponto estão localizadas nas cidades de Campinas, Santo André e São Paulo, no estado de São Paulo.

👉Consultando os dados das unidades através do Mapa do Melhor Envio

Para verificar os dados das unidades do Melhor Ponto mais próximas a você através do site do Melhor Envio:

  1. Acesse o nosso Mapa

  2. No campo “Insira sua localização”, informe o seu CEP ou endereço

  3. Clique em “Todas as companhias” e em seguida clique em “Melhor Ponto” para exibir as unidades mais próximas

  4. Clique sobre a unidade desejada para visualizar os dados

📌Importante:

As unidades do Melhor Ponto serão sempre identificadas com o nome “Melhor Ponto” no campo “Agência”, como no exemplo abaixo:

👉Consultando os dados das unidades através do site do Melhor Ponto

Para verificar os dados das unidades do Melhor Ponto mais próximas a você através do site do Melhor Ponto:

  1. Acesse a página de unidades no site do Melhor Ponto

  2. Localize a sua cidade no mapa

  3. Clique no botão presente no canto superior esquerdo para abrir o filtro de unidades

  4. Selecione apenas o filtro "Unidades Melhor Ponto" para exibir as unidades disponíveis no mapa

  5. Clique na unidade desejada para exibir as informações

📌Importante:

As unidades do Melhor Ponto são identificadas com os ícones “Unidade Melhor Ponto

em box GoodStorage” ou “Container Melhor Ponto”:

 

📌Importante:

  • Todas as unidades Melhor Ponto (em Campinas, Santo André e São Paulo) seguem o calendário de feriados das cidades em que ficam localizadas e também o calendário de feriados da cidade e do estado de São Paulo.

🔵O Melhor Ponto gera custo adicional para o envio?

Não, não existe nenhum custo adicional para utilizar as facilidades do Melhor Ponto.

🔵As cargas deixadas no Melhor Ponto são postadas no mesmo dia?

Depende.

A efetivação da postagem dos envios não acontece nas unidades do Melhor Ponto, já que elas são pontos físicos para receber cargas.

Os volumes são coletados nas unidades e levados até uma unidade da transportadora, onde são efetivamente postados.

As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira. As cargas deixadas no Melhor Ponto em sábados, domingos ou feriados serão coletadas apenas no dia útil seguinte.

🕐Horários de corte

Os horários de corte são horários limite para deixar os objetos de cada transportadora no Melhor Ponto para que eles sejam coletados no mesmo dia útil.

  • Envios dos Correios postados antes do horário de corte, serão coletados e efetivamente postados pela transportadora no mesmo dia

  • Envios dos Correios postados após o horário de corte, serão coletados e efetivamente postados pela transportadora somente no dia útil seguinte

  • Envios das transportadoras Buslog, Jadlog, J&T Express, LATAM Cargo e Loggi postados antes do horário de corte, serão coletados no mesmo dia e efetivamente postados pela transportadora em até 24 horas úteis após a coleta na unidade

  • Envios das transportadoras Buslog, Jadlog, J&T Express, LATAM Cargo e Loggi postados após o horário de corte, serão coletados somente no dia útil seguinte e passam pelo mesmo prazo de 24 horas úteis para a efetivação da postagem

🔍Para saber o horário de corte da transportadora escolhida, consulte a equipe do Melhor Ponto quando for deixar os seus envios.

🔵Como funciona a devolução de envios deixados no Melhor Ponto?

Por via de regra, todos os envios deixados em unidades do Melhor Ponto são devolvidos ao endereço do remetente.

🚩Atenção: as tratativas de devolução dos envios da transportadora Jadlog foram atualizadas em março de 2024. Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a Jadlog?

Há situações de devolução que exigem que o remetente compareça até a unidade do Melhor Ponto de origem para fazer a retirada da carga.

Se você receber uma notificação do nosso time para retirar uma encomenda no Melhor Ponto, seja por impossibilidade de postagem ou devolução, a conferência do pacote no ato da retirada é obrigatória

Se houver sinais de avaria ou violação, informe a equipe da unidade do Melhor Ponto e não realize a retirada da encomenda nesse momento.

🔵Saiba mais


Respondeu à sua pergunta?