Existem 4 situações em que pode haver a recusa da entrega:
Quando o destinatário não deseja mais receber o produto
Quando foi constatada a avaria ou violação da remessa durante a conferência da carga no ato da entrega
Quando o destinatário é desconhecido no local de destino ou mudou-se
Sem justificativas específicas repassadas ao entregador
🚩Importante: as cargas devolvidas são entregues no endereço do remetente. Se a tentativa de entrega não for bem sucedida, o pacote é disponibilizado para retirada na unidade da Jadlog responsável pela devolução.
Quando o destinatário afirma que não deseja mais receber o produto ou quando há a recusa da entrega sem justificativas, a Jadlog pode iniciar a devolução da carga automaticamente.
Se o seu envio se enquadra em uma dessas situações e não entrou em devolução automaticamente:
Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle
Clique na aba "Envios Postados"
Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete
Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA"
Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;
Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio
Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto)
Clique em “Enviar”
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
Se a recusa da entrega foi motivada pela avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento. Nesse caso nós faremos as tratativas de análise de avaria/violação com a Jadlog.
🚩Importante: a Jadlog realiza indenização por avaria para objetos enviados com nota fiscal. Cargas enviadas com declaração de conteúdo não têm cobertura de seguro para avaria (quando o produto chega danificado). Tanto os envios com nota fiscal quanto os com declaração de conteúdo contam com cobertura de seguro em casos de violação (quando o pacote chega com menos produtos que originalmente enviado).
Quando a recusa ocorre devido ao não reconhecimento do destinatário no local de destino, a remessa recebe o status de “Destinatário Desconhecido”. Nesse caso a carga aguarda pela retirada por 10 dias corridos na unidade de custódia. Caso não seja retirada dentro deste prazo a remessa é devolvida ao endereço do remetente.
Quando o destinatário do envio afirma não reconhecer a recusa, é possível tentar alinhar nova tentativa de entrega da carga com a Jadlog. Contudo, isso só é possível caso a remessa ainda não tenha entrado em devolução. Essas situações devem ser reportadas ao nosso time de atendimento, que alinhará a nova tentativa de entrega com a transportadora.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Jadlog?.