Todas as coleções
Integrações
Como cadastrar meus produtos na minha plataforma de e-commerce?
Como cadastrar meus produtos na minha plataforma de e-commerce?

Saiba como registrar as dimensões e peso dos seus produtos para gerar os seus envios através da integração com o Melhor Envio.

Gustavo B. avatar
Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

Para gerar o seu envio através de uma integração com o Melhor Envio, são necessárias as seguintes informações sobre ele:

  • Os CEP’s de origem e destino

  • As suas dimensões (altura, largura, comprimento)

  • O seu peso

  • O valor segurado (optativo nos envios pelos Correios)

É importante que os seus produtos sejam cadastrados na plataforma de e-commerce da sua loja, assim como as suas dimensões e peso.

Assim o seu frete será gerado de acordo com as dimensões do que será transportado.

Na imagem a seguir você confere a forma correta de medir as dimensões dos seus produtos e/ou embalagens individuais.

Trabalho com produtos pequenos e poderia enviar vários em uma mesma embalagem. Como funciona o cadastro nesse caso?

Ao cadastrar os seus produtos na sua loja, não utilize as dimensões da embalagem que você utiliza para transportar vários itens.

Seus produtos precisam ser registrados individualmente, considerando apenas as dimensões das suas embalagens individuais.

📌Importante: ao cadastrar o peso dos produtos, considere também o peso da embalagem individual.

Se você trabalha com vestuário, sugerimos que as peças sejam medidas já dobradas, da forma que serão enviadas.

Caso comercialize produtos muito pequenos, com dimensões similares a 0,10 cm por exemplo, utilize sempre 1 cm para que a cotação ocorra de forma assertiva. Você pode testar o cadastro das dimensões dessa forma realizando uma cotação na nossa Calculadora, utilizando as dimensões mínimas permitidas.

As dimensões individuais cadastradas dos seus produtos serão utilizadas na cotação do envio em sua loja.

Se o seu cliente escolher mais de um produto no mesmo pedido, o nosso sistema fará a cotação do envio automaticamente, somando e redistribuindo as dimensões das embalagens individuais.

Ao final da cotação, será retornado o volume cúbico que a embalagem de envio deverá ter para comportar todos os produtos do pedido.

O volume cúbico é calculado multiplicando a altura, largura e comprimento dos produtos, que foram cadastrados na plataforma da loja.

Produto A: Altura x Largura x Comprimento = Volume Cúbico

Por exemplo:

PRODUTO

ALTURA

LARGURA

COMPRIMENTO

VOLUME CÚBICO

Produto A

3 cm

16 cm

11 cm

528 mm³

Produto B

5 cm

11 cm

24 cm

1.320 mm³

A soma dos volumes cúbicos dos produtos desse pedido foi de 1848 mm³.

Sendo assim, o volume cúbico da embalagem deste pedido deverá ser maior que 1848 mm³.

Veja a seguir as dimensões da embalagem que o nosso sistema calculou para esse pedido:

EMBALAGEM

ALTURA

LARGURA

COMPRIMENTO

VOLUME CÚBICO

Produto A + Produto B

8 cm

10 cm

24 cm

1920 mm³

Note que houve a soma das alturas dos dois produtos, já que esse pedido tinha poucos itens.

Nos pedidos com muitos itens, existe esse cálculo utilizando os volumes cúbicos dos produtos que garante fornecermos o volume cúbico de uma embalagem que comportaria todos os itens.

Nesse exemplo, o nosso sistema retornou que seria necessária uma embalagem com volume cúbico de 1920 mm³ para comportar os dois produtos. Esse valor é superior à soma dos volumes cúbicos dos dois produtos, de 1848 mm³.

As dimensões da embalagem calculadas pelo nosso sistema não são necessariamente iguais às da embalagem que será utilizada no envio. O que deve ser levado em consideração nesses casos, além da altura e peso, é o valor do volume cúbico calculado pelo sistema.

📌Importante:

As instruções presentes neste artigo não são válidas nas integrações que utilizam tabelas de frete.

Se a sua integração ocorre nessa modalidade e você tem dúvidas sobre o cadastro dos seus produtos, entre em contato com o nosso time de atendimento!


Respondeu à sua pergunta?