Como funciona a aba "Meus Envios"?

Confira todas as funcionalidades da aba que disponibiliza informações sobre os seus envios.

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Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

A aba Meus Envios do seu painel de controle do Melhor Envio permite que você acesse todas as informações a respeito das suas etiquetas de frete.

Para acessá-la, você deve clicar na opção “Meus Envios”, na barra lateral esquerda:

A aba é dividida em 3 seções:

  • Envios Liberados

  • Envios Postados

  • Aguardando Pagamento

📦 Envios Liberados

Na seção Envios Liberados são listadas as suas etiquetas de frete que já foram pagas mas que ainda não foram postadas.

Na visão geral, é possível visualizar a transportadora e modalidade de envio, o nome do destinatário, o código de rastreio e em quantos dias a etiqueta expira:

No lado direito de cada pedido, você encontra os ícones de impressora (para imprimir a etiqueta) e de lixeira (para cancelar a etiqueta):

👉Clique aqui para acessar o artigo da nossa Central que fala sobre a impressão de etiquetas.

👉Clique aqui para acessar o artigo da nossa Central que fala sobre o cancelamento de etiquetas.

📌Se a etiqueta ainda não tiver sido impressa pela primeira vez, será apresentada a mensagem “Gerar etiqueta” no campo “Rastreio”.

Ao clicar no ícone de seta, você consegue acessar todas as informações a respeito da etiqueta de frete:

  • Os dados do remetente

  • Os dados do destinatário

  • As dimensões e peso da carga informados na cotação

  • O preço pago pela etiqueta de frete

Ao lado esquerdo, é possível consultar:

  • O código ORD do envio

  • O prazo de entrega do envio

  • O valor segurado da carga

  • Se foi contratado o serviço de AR (exclusivo para envios pelos Correios)

  • Se foi contratado o serviço de Mão Própria (exclusivo para envios pelos Correios)

  • A data de geração da etiqueta

📌 Se a etiqueta de frete for referente a uma transportadora que exige a inclusão da agência em que será feita a postagem (como é o caso da Jadlog), será possível consultar a agência escolhida:

📌 Se a etiqueta for gerada na modalidade comercial, você poderá consultar o número da nota fiscal utilizada no envio:

No campo “Remetente” é possível consultar as seguintes informações do remetente:

  • Nome

  • Número de telefone

  • CPF ou CNPJ

  • Inscrição Estadual (caso seja utilizado CNPJ)

  • CEP

  • Endereço completo

No campo “Destinatário” é possível consultar as seguintes informações do destinatário:

  • Nome

  • Número de telefone

  • Endereço de e-mail

  • CPF ou CNPJ

  • Inscrição Estadual (caso seja utilizado CNPJ)

  • CEP

  • Endereço completo

No campo “Volumes é possível verificar:

  • A quantidade de volumes do envio

  • As dimensões de cada volume

  • O peso de cada volume

No campo “Preço” será apresentado o preço pago pela etiqueta de frete:

Ao clicar no campo “Editar declaração de conteúdo” é possível atualizar informações da declaração de conteúdo, caso o envio tenha sido cotado na modalidade não comercial:

📦 Envios Postados

Na seção Envios Postados são listadas as suas etiquetas de frete que foram geradas, pagas e que já foram postadas.

Na visão geral, é possível visualizar a transportadora e modalidade de envio, o nome do destinatário, o código de rastreio e o status do envio (se ele está em trânsito, se já foi entregue ou se não foi entregue):

No lado direito de cada pedido estão os ícones que possibilitam que você:

  • Consulte o CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) - Somente para envios pelas transportadoras privadas

  • Baixe o DACTe (Documento Auxiliar de Transporte Eletrônico) - Somente para envios pelas transportadoras privadas

  • Consulte o comprovante de entrega (somente para os envios por Correios)

Ao clicar no ícone de seta, você consegue acessar todas as informações a respeito do envio postado:

  • Os dados do remetente

  • Os dados do destinatário

  • As dimensões e peso da carga retornados após a conferência métrica

  • O preço final do frete após a conferência métrica

  • Botão de suspensão de entrega

A principal diferença das informações presentes na seção Envios Liberados, é que nos envios postados são apresentadas as dimensões e peso do envio registrados pela unidade da transportadora no ato da postagem:

Também é apresentado o valor final do frete após a conferência métrica:

👉Clique aqui para acessar o artigo da nossa Central que explica como funciona a conferência métrica.

Em todos os envios postados é exibido o botão de “Suspender a entrega”.

Com os Correios, este botão serve para tentar interromper o trânsito de um objeto. Se a suspensão de entrega for aceita pela transportadora, a informação "Solicitação de suspensão de entrega recebida" é registrada no rastreamento.

Com as transportadoras privadas, este botão leva a um formulário no nosso fluxo de autoatendimento.

Nele, você preenche o seu e-mail de cadastro e o código do envio, selecionando o local de postagem. O nosso time recebe o seu contato e solicita a devolução do pacote à transportadora.

Confira as tratativas completas de devolução com as nossas transportadoras parceiras acessando o artigo 📃Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?

📦 Aguardando Pagamento

Na seção Aguardando Pagamento são listadas as suas etiquetas de frete que ainda não tiveram o pagamento aprovado.

Vale ressaltar que cada uma das formas de pagamento da nossa plataforma conta com um tempo de aprovação de pagamento diferente. Para mais informações, acesse o artigo 📃Qual o prazo para liberação das etiquetas após o pagamento?.

Na visão geral, é possível visualizar a data da transação, o meio de pagamento escolhido, o código do pedido, o status do pagamento e o valor total da transação.

No lado direito de cada pedido estão os ícones que possibilitam que você:

  • Pague o pedido (caso queira trocar o intermediador de pagamento escolhido)

  • Exclua o pedido (caso queira cancelar o pedido e ter o valor pago adicionado na forma de saldo na sua Melhor Carteira assim que o pagamento for confirmado)

📌 Após a aprovação do pagamento da etiqueta, ela será direcionada para a seção Envios Liberados para ser concluída a sua geração.

🔎 Utilizando a ferramenta de pesquisa

Todas as seções da aba Meus Envios contam com uma ferramenta de pesquisa do lado superior direito:

Através dela, você consegue localizar e consultar os seus envios de forma rápida e prática.

A pesquisa neste campo retornará resultados se você buscar pelas seguintes informações a respeito da etiqueta:

  • Código ORD

  • Código de rastreamento

  • Autorização de postagem

  • Nome dos participantes (remetente e destinatário)



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