A aba Meus Envios do seu painel de controle do Melhor Envio permite que você acesse todas as informações a respeito das suas etiquetas de frete.
Para acessá-la, você deve clicar na opção “Meus Envios”, na barra lateral esquerda:
A aba é dividida em 3 seções:
Envios Liberados
Envios Postados
Aguardando Pagamento
📦 Envios Liberados
Na seção Envios Liberados são listadas as suas etiquetas de frete que já foram pagas mas que ainda não foram postadas.
Na visão geral, é possível visualizar a transportadora e modalidade de envio, o nome do destinatário, o código de rastreio e em quantos dias a etiqueta expira:
No lado direito de cada pedido, você encontra os ícones de impressora (para imprimir a etiqueta) e de lixeira (para cancelar a etiqueta):
👉Clique aqui para acessar o artigo da nossa Central que fala sobre a impressão de etiquetas.
👉Clique aqui para acessar o artigo da nossa Central que fala sobre o cancelamento de etiquetas.
📌Se a etiqueta ainda não tiver sido impressa pela primeira vez, será apresentada a mensagem “Gerar etiqueta” no campo “Rastreio”.
Ao clicar no ícone de seta, você consegue acessar todas as informações a respeito da etiqueta de frete:
Os dados do remetente
Os dados do destinatário
As dimensões e peso da carga informados na cotação
O preço pago pela etiqueta de frete
Ao lado esquerdo, é possível consultar:
O código ORD do envio
O prazo de entrega do envio
O valor segurado da carga
Se foi contratado o serviço de AR (exclusivo para envios pelos Correios)
Se foi contratado o serviço de Mão Própria (exclusivo para envios pelos Correios)
A data de geração da etiqueta
📌 Se a etiqueta de frete for referente a uma transportadora que exige a inclusão da agência em que será feita a postagem (como é o caso da Jadlog), será possível consultar a agência escolhida:
📌 Se a etiqueta for gerada na modalidade comercial, você poderá consultar o número da nota fiscal utilizada no envio:
No campo “Remetente” é possível consultar as seguintes informações do remetente:
Nome
Número de telefone
CPF ou CNPJ
Inscrição Estadual (caso seja utilizado CNPJ)
CEP
Endereço completo
No campo “Destinatário” é possível consultar as seguintes informações do destinatário:
Nome
Número de telefone
Endereço de e-mail
CPF ou CNPJ
Inscrição Estadual (caso seja utilizado CNPJ)
CEP
Endereço completo
No campo “Volumes” é possível verificar:
A quantidade de volumes do envio
As dimensões de cada volume
O peso de cada volume
No campo “Preço” será apresentado o preço pago pela etiqueta de frete:
Ao clicar no campo “Editar declaração de conteúdo” é possível atualizar informações da declaração de conteúdo, caso o envio tenha sido cotado na modalidade não comercial:
📦 Envios Postados
Na seção Envios Postados são listadas as suas etiquetas de frete que foram geradas, pagas e que já foram postadas.
Na visão geral, é possível visualizar a transportadora e modalidade de envio, o nome do destinatário, o código de rastreio e o status do envio (se ele está em trânsito, se já foi entregue ou se não foi entregue):
No lado direito de cada pedido estão os ícones que possibilitam que você:
Consulte o CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) - Somente para envios pelas transportadoras privadas
Baixe o DACTe (Documento Auxiliar de Transporte Eletrônico) - Somente para envios pelas transportadoras privadas
Consulte o comprovante de entrega (somente para os envios por Correios)
Ao clicar no ícone de seta, você consegue acessar todas as informações a respeito do envio postado:
Os dados do remetente
Os dados do destinatário
As dimensões e peso da carga retornados após a conferência métrica
O preço final do frete após a conferência métrica
Botão de suspensão de entrega
A principal diferença das informações presentes na seção Envios Liberados, é que nos envios postados são apresentadas as dimensões e peso do envio registrados pela unidade da transportadora no ato da postagem:
Também é apresentado o valor final do frete após a conferência métrica:
👉Clique aqui para acessar o artigo da nossa Central que explica como funciona a conferência métrica.
Em todos os envios postados é exibido o botão de “Suspender a entrega”.
Com os Correios, este botão serve para tentar interromper o trânsito de um objeto. Se a suspensão de entrega for aceita pela transportadora, a informação "Solicitação de suspensão de entrega recebida" é registrada no rastreamento.
Com as transportadoras privadas, este botão leva a um formulário no nosso fluxo de autoatendimento.
Nele, você preenche o seu e-mail de cadastro e o código do envio, selecionando o local de postagem. O nosso time recebe o seu contato e solicita a devolução do pacote à transportadora.
Confira as tratativas completas de devolução com as nossas transportadoras parceiras acessando o artigo 📃Como pedir devolução ou suspensão de entrega de um envio?
📦 Aguardando Pagamento
Na seção Aguardando Pagamento são listadas as suas etiquetas de frete que ainda não tiveram o pagamento aprovado.
Vale ressaltar que cada uma das formas de pagamento da nossa plataforma conta com um tempo de aprovação de pagamento diferente. Para mais informações, acesse o artigo 📃Qual o prazo para liberação das etiquetas após o pagamento?.
Na visão geral, é possível visualizar a data da transação, o meio de pagamento escolhido, o código do pedido, o status do pagamento e o valor total da transação.
No lado direito de cada pedido estão os ícones que possibilitam que você:
Pague o pedido (caso queira trocar o intermediador de pagamento escolhido)
Exclua o pedido (caso queira cancelar o pedido e ter o valor pago adicionado na forma de saldo na sua Melhor Carteira assim que o pagamento for confirmado)
📌 Após a aprovação do pagamento da etiqueta, ela será direcionada para a seção Envios Liberados para ser concluída a sua geração.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Já paguei pelo meu envio. Por que a etiqueta ainda não foi liberada?.
🔎 Utilizando a ferramenta de pesquisa
Todas as seções da aba Meus Envios contam com uma ferramenta de pesquisa do lado superior direito:
Através dela, você consegue localizar e consultar os seus envios de forma rápida e prática.
A pesquisa neste campo retornará resultados se você buscar pelas seguintes informações a respeito da etiqueta:
Código ORD
Código de rastreamento
Autorização de postagem
Nome dos participantes (remetente e destinatário)