Existem 4 situações em que pode haver a recusa da entrega:
Quando o destinatário não deseja mais receber o produto
Quando foi constatada a avaria ou violação da remessa durante a conferência da carga no ato da entrega
Quando o destinatário é desconhecido no local de destino ou mudou-se
Sem justificativas específicas repassadas ao entregador
Quando o destinatário afirma que não deseja mais receber o produto, quando há a recusa da entrega sem justificativas ou quando a carga é recusada devido ao não reconhecimento do destinatário no local de destino (destinatário desconhecido), é possível:
Alinhar uma nova tentativa de entrega
Alinhar a retirada da carga (sujeito a disponibilidade da unidade de custódia)
Solicitar a devolução da remessa
A LATAM Cargo não realiza devoluções de forma automática. Para solicitar a devolução de um envio que foi recusado:
Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle;
Clique na aba "Envios Postados";
Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete;
Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA";
Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;
Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio;
Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto);
Clique em “Enviar”.
Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.
Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.
Se a recusa da entrega foi motivada pela avaria ou violação da carga, é necessário reportar a ocorrência ao nosso time de atendimento. Nesse caso nós faremos as tratativas de análise de avaria/violação com a LATAM Cargo.
📌Importante:
Em casos de avaria (quando o produto chega danificado) ou violação (quando o pacote chega com menos produtos que originalmente enviado) de cargas enviadas com nota fiscal ou declaração de conteúdo, a LATAM Cargo faz uma análise da carga.
Se após a análise for confirmado que o sinistro ocorreu durante o transporte e que a embalagem da remessa era adequada, há a confirmação da indenização.
Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?