No momento de geração das suas etiquetas de frete, é importante que você preencha as informações de destino dos seus envios de forma correta e completa.
Essa medida contribui para que as unidades das nossas transportadoras parceiras consigam localizar o endereço de destino e finalizar a entrega.
Confira abaixo orientações e dicas para contribuir com o sucesso na entrega dos seus envios!
✅Informações de endereço e do destinatário
É essencial que todos os dados do endereço de destino do seu envio sejam preenchidos, sendo eles:
Nome do destinatário
Telefone do destinatário
E-mail do destinatário
Logradouro
Número
Bairro
Cidade
Complemento (se houver)
👉Logradouro e Complemento
No campo “Logradouro” deve ser preenchido o principal componente do endereço. Ele indica a rua, avenida, travessa, etc. que o prédio de destino fica localizado.
Já no campo “Complemento” são fornecidas informações adicionais sobre o endereço, como o número do bloco e apartamento (quando o destino é um prédio), se a casa é a da frente ou dos fundos, cor da fachada, pontos próximos de referência, etc.
🚩Atente-se:
Caso o nome do logradouro e os complementos de endereço sejam muito longos, utilize abreviações corretas para que o endereço apareça completo na etiqueta. Exemplos:
Avenida ➡ AV
Rua ➡ R
Quadra ➡ QD
Estrada ➡ ESTR
Travessa ➡ TV
Vila ➡ VL
Conjunto Habitacional ➡ COHAB
Alameda ➡ AL
Conjunto ➡ CJ
Zona ➡ ZN
Bloco ➡ BL
Edifício ➡ EDF
Lote ➡ LT
👉Telefone
O campo “Telefone” deve ser preenchido com o contato do destinatário ou da pessoa responsável por receber a entrega do envio.
É essencial preencher este dado corretamente, já que as unidades das transportadoras podem entrar em contato para alinhar os detalhes da entrega e garantir a sua conclusão.
✅Observações para a transportadora
O campo “Observações para a transportadora” é destinado para incluir informações adicionais e específicas sobre o endereço e local de entrega, como por exemplo:
O horário de funcionamento do local (para destinos em prédios comerciais)
Nome, setor e número de telefone da pessoa responsável por receber a entrega (para destinos em prédios comerciais ou repartições públicas)
Se a entrega no local precisará ser feita mediante a agendamento
Se o local de destino é burocrático (como hospitais, shoppings, etc.)
🚩 O campo “Observações para a transportadora” conta com um número limitado de caracteres. Inclua a informação de forma resumida, abreviando o que for possível.
📌Importante:
O agendamento de entregas ou a tentativa de entrega em local burocrático podem acarretar na cobrança de taxas adicionais pelas transportadoras, visto que o tempo máximo por tentativa de entrega é de 15 minutos.
Caso o local de destino dos seus envios conte com restrições de entrega, recomendamos que você entre em contato com o nosso time de suporte.
✅Dados de endereço e do destinatário na etiqueta de frete
Veja abaixo um modelo de etiqueta que mostra os dados de destino e do destinatário em que os campos mencionados acima foram preenchidos:
✅Tentativas de entrega sem sucesso
Caso a tentativa de entrega de algum de seus envios não seja bem sucedida, utilize o nosso fluxo de autoatendimento para solicitar o auxílio da nossa equipe:
No seu painel de controle, clique no ícone de interrogação, no canto superior direito,
No fluxo, clique nas opções: “Envios” → “Envio postado” → “Envio não entregue” → “Dificuldade de entrega”,
Preencha o formulário com as informações solicitadas e clique em “Enviar”.
✅Condições de alinhamento da entrega
Cada uma das nossas transportadoras parceiras conta com tratativas específicas de alinhamento de entrega. Conheça as principais delas a seguir:
👉Azul Cargo Express
A Azul Cargo Express realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega e devolução com a Azul Cargo Express?
👉Buslog
A Buslog realiza 2 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 10 dias úteis.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Caso a entrega tenha de ser concluída em um endereço diferente do endereço informado na etiqueta de frete a Buslog estabelece cobrança de taxa de 50% do valor original do frete para que a conclusão seja realizada neste novo endereço.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Buslog?
👉Correios
📦 Modalidade Mini Envios
Será feita 1 tentativa de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade Mini Envios.
Caso o destinatário não seja encontrado após a tentativa a carga deverá:
Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.
📦 Modalidade PAC
Serão feitas 2 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade PAC.
Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:
Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.
📦 Modalidade SEDEX
Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pelos Correios por meio da modalidade SEDEX.
Caso o destinatário não seja encontrado após as tentativas a carga deverá:
Ser retirada no balcão dos Correios pelo destinatário em até 7 dias corridos.
Caso o destinatário não busque a carga no prazo citado acima a carga será devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?
👉Jadlog
A Jadlog realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Caso todas as tentativas de entrega não tenham sucesso a carga ficará retida na base da transportadora para ser retirada pelo destinatário por até 5 dias úteis.
Se a carga não é retirada dentro deste período, ela é devolvida ao remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Jadlog?
👉J&T Express
Serão feitas 3 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio da J&T Express.
Se as tentativas se esgotarem e a entrega não for bem sucedida, o pacote entra em devolução para o endereço do remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a J&T Express?
👉LATAM Cargo
A LATAM Cargo realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
A LATAM Cargo não realiza devoluções de forma automática. Para solicitar a devolução de um envio, você pode utilizar o nosso Fluxo de Autoatendimento (Tela de ajuda).
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a LATAM Cargo?
👉Loggi
A Loggi realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Se as tentativas de entrega se esgotarem e o destinatário não for encontrado, a carga é devolvida automaticamente ao endereço do remetente.
Para conhecer as tratativas completas de entrega da transportadora, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Loggi?