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Instabilidade no sistema da transportadora. Como isso me afeta?
Instabilidade no sistema da transportadora. Como isso me afeta?

Entenda o que pode acontecer quando as nossas transportadoras parceiras apresentam instabilidade em seus sistemas operacionais.

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

Neste momento o Melhor Envio possui 7 transportadoras parceiras.

O desempenho saudável da integração entre essas transportadoras e a nossa plataforma depende do bom funcionamento do sistema operacional de ambas as partes.

Sendo assim, quando há ocorrências de instabilidade sistêmica a cotação e geração de etiquetas de frete pela nossa plataforma pode ser prejudicada.

🆘Como uma instabilidade no sistema da transportadora pode me afetar?

Quando o sistema operacional de uma de nossas transportadoras parceiras está instável os seguintes procedimentos são afetados:

  1. Impressão de etiqueta de envio,

  2. Postagem da etiqueta de envio no balcão da transportadora,

  3. Conferência de medidas do envio,

  4. Rastreio da carga.

Esses procedimentos devem retornar ao normal tão logo o sistema da transportadora voltar a normalidade.

🆘Por que não consigo imprimir minha etiqueta quando o sistema da transportadora está instável?

O momento da impressão da etiqueta de frete é o momento no qual o Melhor Envio notifica sistemicamente a transportadora de que um frete foi gerado.

Se o sistema operacional da transportadora não está funcionando regularmente o sistema do Melhor Envio se vê impedido de concluir a geração do frete, pois não possui os meios necessários para formalizar a emissão da etiqueta de envio.

🆘O que o Melhor Envio faz quando o sistema da transportadora fica instável?

Tão logo é identificada a instabilidade a nossa plataforma inicia o monitoramento em tempo real da situação.

Notificamos a transportadora que está apresentando problemas logo após o primeiro sinal de instabilidade.

A partir desta notificação nos mantemos em constante contato com a transportadora cobrando posicionamento e previsão de retorno.

🆘Como vou saber quando imprimir minha etiqueta?

O Melhor Envio divulga a recuperação da estabilidade sistêmica tão logo ela aconteça por meio dos nossos canais digitais: e-mail, chat na plataforma, pop up e redes sociais.

Caso o seu envio tenha urgência sugerimos que, em casos de problemas de instabilidade, efetue a geração da etiqueta de frete por meio de outra transportadora parceira da nossa plataforma.

🆘A impressão estava instável e agora está desativada. O Melhor Envio desativou a impressão?

Sim. O cenário de desativação da opção de impressão de etiquetas de frete dentro da nossa plataforma pode ocorrer, apesar de ser algo raro.

Isso só é feito quando o sistema operacional da transportadora apresenta tamanha instabilidade que a taxa de erro se torna elevada demais.

Nesses casos, nossa equipe técnica pode desabilitar as impressões até que a API (Application Programming Interface) da transportadora esteja estável novamente.

Isso é feito para preservar a estabilidade da nossa plataforma e não prejudicar o acesso dos usuários, de modo que possam seguir cotando e gerando os seus envios com as demais transportadoras parceiras.

🆘Esse é um problema que pode acontecer exclusivamente para fretes intermediados pelo Melhor Envio?

Não.

A instabilidade nos sistemas operacionais das transportadoras pode afetar envios feitos diretamente no balcão da empresa também.

🆘Existe diferença entre uma instabilidade de sistema e o sistema estar off-line?

Sim.

Quando ocorre uma instabilidade no sistema da transportadora temos a performance parcial das funcionalidades. Isso significa que o sistema está em operação, mas apresentando quedas em determinados momentos.

Nestes casos, como solução paliativa, é possível aguardar 10 minutos e tentar o procedimento novamente.

Em contrapartida, quando o sistema da transportadora está off-line temos uma suspensão plena das funcionalidades. Isso significa que o sistema teve uma desconexão total de comunicação com o sistema operacional da nossa plataforma.

Nestes casos, infelizmente, é necessário aguardar a correção do problema.


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