Ao clicar no botão "Imprimir" da sua etiqueta de frete no Melhor Envio uma série de informações precisam ser trocadas via sistema entre a nossa plataforma e a transportadora parceira.

Em alguns casos algumas inconsistências sistêmicas ocorrem, gerando erros que impedem que sua etiqueta de envio seja gerada.

❌ Que erros seriam esses?

Esses erros acontecem quando há instabilidade no sistema ou quando existe alguma informação não sincronizada no sistema, gerando insuficiências de dados que impedem a impressão da etiqueta de frete.

Essas inconsistências podem acontecer:

  • No sistema da transportadora

  • No sistema do Melhor Envio

❌ Insuficiência no sistema da transportadora

Erros com as empresas de transporte podem ser gerados:

  • Pela instabilidade ou queda do sistema da transportadora

  • Pela ausência de sincronização de dados entre o sistema da transportadora e o sistema do Melhor Envio

Listamos alguns exemplos de mensagens de erros que podem surgir:

Etiquetas de frete geradas pela Azul Cargo

  • "121 - Filial de destino não encontrada"
    "221 - Destination State not found in Airport Master"
    "140 - No AWB stock exists for auto allocation"
    Exige o cadastro de um determinado CEP no sistema da transportadora ou na calculadora da plataforma.

  • "152 - UNIDADE BLOQUEADA PARA EMISSAO E RECEBIMENTO DE CARGA"
    A unidade de origem ou de destino da transportadora foi desativada.

  • "Erro ao realizar Minuta: Nota fiscal já existente na base!"
    A chave da sua Nota Fiscal já foi utilizada para gerar um frete com essa transportadora parceira.

Etiquetas de frete geradas pela Buslog

  • "Erro ao realizar Minuta: Nota fiscal já existente na base!"
    A chave da sua Nota Fiscal já foi utilizada para gerar um frete com essa transportadora parceira.

  • "A requisição de compra falhou: Nota já existe"

  • “A requisição de compra falhou: Não existe unidade para este cep 88701430, CNPJ Embarcador:” Essa mensagem pode aparecer por dois motivos:

    1. o CEP de destino é atendido pela transportadora, mas o cadastro no sistema da transportadora precisa ser corrigido.

    2. o CEP de destino deixou de ser atendido pela transportadora.

    ● “A requisição de compra falhou ao integrar com o serviço da Buslog.”

    Essa mensagem pode aparecer por dois motivos:

    1. O campo “número” no cadastro do endereço do remetente ou do destinatário não foi preenchido. Para resolver é preciso emitir uma nova etiqueta com o preenchimento dos dados corretos.

    2. ''Aconteceu uma oscilação no sistema do Melhor Envio ou da Buslog. Tente emitir novamente a etiqueta após alguns minutos''.

Etiquetas de frete geradas pela LATAM Cargo

  • "CEP especificado nao possui servico de entrega."
    Esse erro ocorre devido a falta de sincronização dados entre o sistema do Melhor Envio e da transportadora.

❌ Insuficiência no sistema da nossa plataforma

Erros com a nossa plataforma podem ser gerados:

  • Pela ausência de sincronização de dados entre o sistema do Melhor Envio e o sistema da transportadora

❌ O que fazer para corrigir o erro que impede a geração da minha etiqueta?


Erros vinculados a queda ou instabilidade de sistema são temporários e corrigidos pela própria equipe técnica responsável pelo sistema. É necessário aguardar que a instabilidade de funcionamento seja reparada.

Nestes casos sugerimos que você aguarde 10 minutos e realize uma nova tentativa de impressão. Caso o erro persista recomendamos que entre em contato com o nosso time de atendimento para se informar sobre a previsão de retorno à normalidade.

Já erros vinculados a ausência de atualização ou sincronização de dados, como os exemplos listados neste artigo, precisam ser passados ao nosso time de atendimento para que as devidas providências possam ser tomadas em conjunto com os parceiros.




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