Todas as coleções
Transportadoras
Como funciona o envio de SMS para rastreamento de pacotes?
Como funciona o envio de SMS para rastreamento de pacotes?

Entenda como funciona o envio de SMS com as movimentações de rastreio

Francyne D. avatar
Escrito por Francyne D.
Atualizado há mais de uma semana

O envio de SMS com atualizações do transporte é feito por duas transportadoras parceiras do Melhor Envio: Correios e Jadlog.

O SMS é enviado diretamente para o telefone do destinatário do pacote, ou seja, quem irá receber o produto. Cada SMS irá avisar a respeito de alguma atualização no trajeto do pacote.

📲 Qual a funcionalidade desse serviço?

Ele foi pensado e desenvolvido pelas próprias transportadoras parceiras, para facilitar o acompanhamento dos pacotes e ter ainda mais sucesso na finalização das entregas.

O serviço é gratuito e funciona para envios intermediados ou não pelo Melhor Envio.

📲 Como receber essas atualizações via SMS?

É importante saber que o envio do SMS é feito com base no número de telefone do destinatário informado no preenchimento da etiqueta.

🔹 Para envios via Correios o número de celular do destinatário é um dado de preenchimento opcional, ou seja, apenas serão disparados movimentações do rastreio caso o celular seja preenchido na etiqueta.

🔹 Para envios via Jadlog o número de telefone do destinatário é um dado de preenchimento obrigatório, ou seja, os destinatários tendem a sempre receber as movimentações do rastreio em seu celular.

📲 É possível parar de receber essas atualizações?

No momento, é possível interromper o recebimento de SMS com a transportadora Correios, enviando SAIR para o número 28588.

Pela Jadlog é fornecido um link no próprio SMS para se descadastrar do recebimento de mensagens. O link redireciona para o site da Jadlog, onde o CPF será solicitado para confirmação do descadastramento.

📌 Importante: O disparo desses SMSs são apenas de caráter informativo sobre o trajeto do envio, e nele nunca serão solicitados dados pessoais, dados de endereço, valores ou cobranças de pagamento. Além disso, eles não possuem anexos para download.

⚠️ Observação Importante


No momento esse serviço foi suspenso pelos Correios, ou seja, as mensagens sobre a rota da carga não serão mais enviadas para o destinatário. A previsão de retorno desse serviço é para Março/2022.

Como alternativa, para acompanhamento da movimentação postal é possível fazê-lo através do download do aplicativo dos Correios, onde o mesmo envia notificações com a mesma funcionalidade dos SMSs sobre a informação da rota da carga.


Respondeu à sua pergunta?