Todas as coleções
Transportadoras
Guia de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio
Guia de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio

Confira quais cargas podem ou não ser transportadas com as nossas transportadoras parceiras.

Gustavo B. avatar
Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

As transportadoras parceiras do Melhor Envio possuem restrições de envio para determinadas cargas.

Há produtos que:

  • Podem ser transportados somente com a aprovação prévia da transportadora

  • Demandam que a transportadora parceira analise a documentação que os acompanha

  • Não podem ser transportados em nenhuma situação

É de responsabilidade do remetente conhecer essas especificações. As transportadoras têm autonomia para recusar ou devolver cargas restritas que forem postadas indevidamente. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a unidade da transportadora para confirmar a possibilidade de postagem da sua mercadoria.

📦Guia de produtos que podem ou não ser enviados pelo Melhor Envio

Este guia traz as diferentes categorias de mercadorias que podem ou não ser transportadas pelas nossas transportadoras parceiras. 

  • Os produtos aceitos pelas transportadoras são marcados em verde (✅)

  • Os produtos que são aceitos mediante a análise ou aprovação prévia da transportadora são marcados em amarelo (⚠️)

  • Os produtos que não são aceitos são marcados em vermelho (❌)

Confira as categorias a seguir.

👉Documentos e impressos

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Documentos e impressos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Documentos e impressos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Documentos e impressos, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Correspondências e documentos pessoais”, “Documentos para licitações”, “Títulos ao portador”, "Impressos", “Dinheiro e cargas em valores nominais” e “Cartões magnéticos em geral”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Correspondências e documentos pessoais”, as colunas referentes aos Correios e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Documentos para licitações”, as colunas referentes aos Correios, LATAM Cargo, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à Jadlog, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi e J&T Express exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Títulos ao portador”, as colunas referentes aos Correios e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Impressos”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente à J&T Express exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Dinheiro e cargas em valores nominais”, a coluna referente aos Correios exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Cartões magnéticos em geral”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à LATAM Cargo, Buslog, Loggi e J&T Express exibem um ícone redondo na cor vermelha.


🔍O que são estes produtos?

👉Correspondências:

São documentos que são escritos e recebidos, como cartas, telegramas, etc.


Exemplos:

  1. Particulares, familiares ou sociais (entre particulares);

  2. Bancárias (relacionadas à vida bancária);

  3. Comerciais (relacionadas à transações comerciais ou industriais);

  4. Oficiais (relacionadas ao serviço público, civil ou militar);


👉Documentos pessoais:

Os documentos pessoais permitem que as pessoas participem da sociedade como cidadãs. Eles podem ser utilizados em diversos contextos, seja para identificação, trabalhar, dirigir, entre outros. 


Exemplos:

  1. Cópia da carteira de identidade;

  2. Cópia do CPF;

  3. Cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento;

  4. Cópia do título de eleitor;

  5. Comprovante de votação da última eleição;

  6. Cópia do PIS/Pasep;

  7. Cópia da carteira de identidade do cônjuge ou companheiro(a);


👉Documentos para licitações:

Estes documentos comprovam que uma empresa cumpre os requisitos necessários para executar os objetivos de uma licitação. 

Exemplos:

  1. Habilitação jurídica.

  2. Regularidade fiscal, social e trabalhista.

  3. Qualificação técnica.

  4. Qualificação econômico-financeira.


👉Títulos ao portador:

Os títulos ao portador garantem o direito ao crédito aos seus portadores. Eles não têm a identificação do beneficiário.


👉Impressos:

São os documentos impressos em gráficas e que podem ter finalidade publicitária ou jornalística. Eles pode ser divulgados em veículos de comunicação ou em peças avulsas.

Exemplos:

  1. Jornais;

  2. Revistas;

  3. Informativos;

  4. Peças Avulsas (flyers, folders, etc.);

  5. Cartão de visita;

  6. Panfletos;

  7. Catálogo;

  8. Pastas;


👉Dinheiro e cargas em valores nominais:

São meios de pagamento em forma de moedas ou documentos em circulação. São emitidos e gerenciados pelos governos dos países. 


Exemplos:

  1. Talões de cheques bancários desbloqueados;

  2. Títulos ao portador;

  3. Cheques de viagem;


👉Cartões magnéticos:

São objetos plásticos e retangulares que armazenam dados digitais através de uma tarja magnética localizada no verso do cartão.

Exemplos:

  1. Ticket alimentação e refeição;

  2. Cartão transporte;

  3. Cartões de crédito;

⚠️Restrições de transporte

  • Correios:

    • Dinheiro: cédulas e moedas em circulação não são aceitas. Só é permitido transportá-las via Correios por meio do Vale Postal Eletrônico, de acordo com a Lei Postal Nº 6.538/1978

    • Cargas em valores nominais: cheques com declaração de valor: são aceitos desde que sejam nominais ou nominais e cruzados, tenham todos os campos preenchidos, sejam do exato mesmo valor informado no Formulário Declaração de Conteúdo, respeitando-se os limites de cada postagem, conforme o serviço contratado. Importante: devem ser postados abertos para que seja possível verificar o cumprimento das regras acima. Cheques sem declaração de valor: não tem restrições.

  • J&T Express:

    • Impressos: jornais, revistas e publicações com datas não são aceitos. Porém, outros impressos com datas podem ser transportados, desde que devidamente embalados.


👉Móveis e eletrodomésticos

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Móveis e eletrodomésticos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Móveis e eletrodomésticos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Móveis e eletrodomésticos, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Linha Branca”, “Móveis Novos” e “Transporte de mudança”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Linha Branca”, a coluna referente aos Correios exibe um ícone redondo na cor verde; a coluna referente à Buslog exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Móveis Novos”, as colunas referentes aos Correios e LATAM Cargo exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referente à Buslog e J&T Express exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Jadlog, Azul Cargo Express, Loggi, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Transporte de mudança”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha. 

🔍O que são estes produtos?

👉Linha Branca:

Linha Branca é o nome dado ao conjunto de eletrodomésticos de maior porte, geralmente na cor branca.


Exemplos:

  1. Refrigerador;

  2. Freezer;

  3. Ar condicionado;

  4. Máquina de lavar roupas e louça;

  5. Secadora;

  6. Tanquinho;

  7. Micro-ondas;

  8. Fogão;

  9. Forno;


👉Móveis novos:

São os móveis adquiridos pela primeira vez, acompanhados da nota fiscal e da embalagem original do produto. 

Exemplos:

  1. Aparador;

  2. Balcão;

  3. Banco;

  4. Banqueta;

  5. Base de mesa;

  6. Baú;

  7. Cadeira;

  8. Cama;

  9. Cômoda;

  10. Escrivaninha;

  11. Estante;

  12. Mesa;

  13. Painel;

  14. Penteadeira;

  15. Poltrona;

  16. Puff;

  17. Rack;

  18. Sofá;


👉Transporte de mudança:

O transporte de mudança consiste em contratar uma empresa para transportar a mudança de itens residenciais ou comerciais. 

⚠️Restrições de transporte

  • Buslog:

    • Linha Branca: são aceitos: utensílios e eletrodomésticos de pequeno porte. Os demais produtos não são aceitos.

    • Móveis Novos: são aceitos: somente com NF-e e embalagem original. Exceto linha marrom: sofá, armário, móveis montados e usados.

  • J&T Express:

    • Móveis novos: são aceitos móveis desmontados, desde que respeitem as limitações de dimensão e peso. Não são aceitos: móveis com peças de vidro, pia, vasos, banheira de acrílico, banheira de aço esmaltado, banheira de fibra de vidro, colchões, sofás e qualquer móvel montado.


👉Eletrônicos

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Eletrônicos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Eletrônicos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Eletrônicos, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Smartphones e celulares”, “Notebooks”, “Televisores” e “Peças e componentes de eletrônicos". As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Smartphones e celulares”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Notebooks”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog, Azul Cargo Express e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Televisores”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, Azul Cargo Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à LATAM Cargo, Buslog, Loggi, J&T Express e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Peças e componentes de eletrônicos”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo Buslog, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente à Azul Cargo Express exibe um ícone redondo na cor vermelha.

🔍O que são estes produtos?

👉Smartphones e celulares:

Smartphones são aparelhos de celular com tecnologias avançadas, como um sistema operacional.

Já os celulares são os aparelhos com recursos mais básicos como efetuar ligações e trocar mensagens. 


👉Notebooks:

Os notebooks (ou laptops ou computadores portáteis) são computadores que podem ser transportados com facilidade. A maioria conta com sistema operacional e com a capacidade de executar programas, assim como um computador desktop.


👉Televisores:

São aparelhos que transmitem e recebem imagens gravadas previamente ou geradas ao vivo. Os modelos mais recentes contam com aplicativos e conexão de internet.


👉Peças e componentes de eletrônicos:

As peças e componentes eletrônicos são dispositivos elétricos com capacidade de transmitir corrente elétrica. Eles compõe todos os circuitos elétricos ou eletrônicos. 

Exemplos:

  1. Resistores;

  2. Capacitores;

  3. Indutores;

  4. Sensores;

  5. Antenas;

  6. Chave Óptica;

  7. Fusíveis e Porta Fusíveis;

  8. Piezoelétrico;

  9. Potenciômetro;

  10. Regulador de Tensão;

  11. Relés;

  12. Tiristor Triac;

⚠️Restrições de transporte

  • Melhor Ponto

    • Smartphones e celulares: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.

    • Notebooks: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.


👉Alimentos e bebidas

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Alimentos e bebidas” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Alimentos e bebidas” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Alimentos e bebidas, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Alimentos industrializados”, “Alimentos perecíveis”, “Bebidas alcoólicas em geral” e “Suplementos alimentares”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Alimentos industrializados”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Alimentos perecíveis”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Bebidas alcoólicas em geral”, as colunas referentes à Jadlog, Loggi, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes aos Correios, LATAM Cargo, Buslog e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; a coluna referente à Azul Cargo Express exibe um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Suplementos alimentares”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha.

🔍O que são estes produtos?

👉Alimentos:

Os alimentos são as substância ingeridas pelos seres vivos e que são utilizadas como fonte de energia nas funções vitais. 

Exemplos:

  1. Verduras;

  2. Legumes e frutas (frescas ou secas);

  3. Tubérculos (batata, mandioca etc.);

  4. Arroz; milho (em grão ou na espiga).

  5. Cereais;

  6. Farinhas;

  7. Feijão e outras leguminosas;

  8. Cogumelos (frescos ou secos);

  9. Sucos de frutas (sem açúcar ou outras substâncias);

  10. Leite; iogurte (sem açúcar ou outras substâncias);

  11. Ovos;


👉Bebidas alcoólicas em geral:

As bebidas alcoólicas são aquelas que possuem teor alcoólico. São consideradas como artigos perigosos pelas transportadoras e contam com condições especificas de embarque.

Exemplos:

  1. Absinto;

  2. Cachaça;

  3. Gim;

  4. Rum;

  5. Whisky;

  6. Vodka;

  7. Cerveja;

  8. Vinho;

  9. Champanhe; 

  10. Conhaque;

  11. Saquê;

  12. Tequila;

  13. Licor;

  14. Soju;


👉Suplementos alimentares:

Suplementos alimentares são substâncias que fornecem nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos para complementar a alimentação. 

Exemplos:

  1. Whey protein;

  2. Creatina;

  3. BCAA;

  4. Maltodextrina;

  5. Ômega 3;

  6. Vitamina D;

  7. Probióticos;

  8. Zinco;

🚩Atenção:

Quando aceitas, as bebidas alcoólicas em garrafas de vidro podem ser transportadas desde que embaladas em caixa de papelão resistente com colmeia. A embalagem deve conter adesivos indicando que a carga é frágil e com setas orientado a posição que a carga deverá ser transportada.

Somado a isso, nos envios com a Jadlog é obrigatória a Homologação de Embalagem para esse tipo de carga. Para mais informações sobre esse procedimento, acesse o artigo 📃Como realizar o procedimento de Homologação de Embalagem da Jadlog?

⚠️Restrições de transporte

  • Buslog:

    • Bebidas alcoólicas em geral: podem ser transportadas desde que estejam embaladas em caixa de papelão resistente ou madeira com colmeia, as garrafas precisam ser transportadas de pé e sem atrito entre si e conter as etiquetas de simbologia frágil e setas.

  • Correios:

    • Bebidas alcoólicas em geral: são exceções para a regra de proibição de transporte de líquidos, desde que postados por clientes que possuam contrato comercial.

  • LATAM Cargo:

    • Bebidas alcoólicas em geral: podem ser transportadas desde que estejam embaladas em caixa de papelão/madeira resistente com colmeia. As garrafas precisam ser transportadas de pé e sem atrito entre si. As bebidas podem ter teor alcoólico máximo de 70% e até 5 litros por garrafa.

  • Melhor Ponto:

    • Alimentos industrializados: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.

    • Bebidas alcóolicas em geral: podem ser transportadas desde que estejam embaladas em caixa de papelão resistente ou madeira com colmeia, as garrafas precisam ser transportadas de pé e sem atrito entre si e conter as etiquetas de simbologia frágil e setas, bebidas podem ter teor alcoólico máximo de 70% e até 5 litros por garrafa.

    • Suplementos alimentares: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.


👉Acessórios de moda

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Acessórios de moda” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Acessórios de moda” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Acessórios de moda, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Bijuterias”, “Joias, metais e pedras preciosas” e “Relógios”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Bijuterias”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente à LATAM Cargo exibe um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos "Joias, metais e pedras preciosas”, a coluna referente à J&T Express exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Relógios”, as colunas referentes aos Correios e Jadlog exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à J&T Express e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha.

🔍O que são estes produtos?

👉Bijuterias:

São adornos simples que lembram joias mas que não são feitos de materiais preciosos. 

Exemplos:

  1. Colares;

  2. Brincos;

  3. Pulseiras;

  4. Anéis;

  5. Piercing;


👉Joias preciosas:

São adornos valiosos e bem trabalhados que são feitos de materiais e pedras preciosas.

Exemplos:

  1. Anéis;

  2. Braceletes;

  3. Pulseiras;

  4. Broches;

  5. Medalhões;

  6. Pingentes;

  7. Coroas;

  8. Tiaras;

  9. Colares;


👉Metais preciosos:

Os metais preciosos (ou nobres) são aqueles que são raros na natureza. 

Exemplos:

  1. Ouro;

  2. Prata;

  3. Platina;

  4. Paládio;

  5. Ródio;

  6. Irídio;

  7. Ósmio;

  8. Rutênio; 


👉Pedras preciosas:

São minerais raros e valiosos com diferentes cores, transparência, brilho, dureza e etc.

Exemplos:

  1. Diamante;

  2. Corindo;

  3. Safira;

  4. Rubi;

  5. Esmeralda;

  6. Berilo;

  7. Topázio

  8. Opala;


👉Relógios:

O relógio analógico é o dispositivo que mostra as horas através de ponteiros.

O relógio digital é o dispositivo que mostra as horas através de um display eletrônico.

O smartwatch é o relógio inteligente e computadorizado que mostra as horas através de um display eletrônico e que conta com outras funcionalidades;

⚠️Restrições de transporte

  • J&T Express:

    • Joias, metais e pedras preciosas: o transporte de joias, pedras preciosas e metal líquido não é permitido pela transportadora. Entretanto, a J&T Express aceita o embarque de metal sólido.

    • Relógios analógico ou smartwatch: a J&T não tomará responsabilidade por relógios com valores acima de R$2.000,00 por pedido.

  • Melhor Ponto:

    • Relógios analógico ou smartwatch: são aceitos para Correios e Jadlog, porém para J&T, a transportadora não tomará responsabilidade por relógios com valores acima de R$2.000,00 por pedido.


👉Artigos frágeis (embalados devidamente)

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Artigos frágeis embalados devidamente” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Artigos frágeis embalados devidamente” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Artigos frágeis embalados devidamente, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Vidros, porcelanas e afins” e “Acrílico”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Vidros, porcelanas e afins”, a coluna referente aos Correios exibe um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, J&T Express e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Azul Cargo Express, Loggi e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Acrílico”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente à J&T Express exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha.



🔍O que são estes produtos?

👉Vidro:

É um material formado através do resfriamento de uma mistura de componentes (areia, sódio e cálcio) em fusão. 


É utilizado na produção de diversos produtos, como: 

  1. Garrafas;

  2. Potes;

  3. Frascos;

  4. Tigelas;

  5. Travessas;

  6. Copos;

  7. Canecas;

  8. Pratos;

  9. Panelas;

  10. Fibras de vidro;

  11. Lâmpadas incandescentes ou fluorescentes;

  12. Tubos de TV;

  13. Vidros para laboratório;


👉Porcelana:

É um produto branco impermeável, translúcido e de aspecto brilhante. Tem como características a vitrificação, transparência, resistência, entre outras. 

É utilizado na produção de diversos produtos, como:

  1. Pratos;

  2. Canecas;

  3. Xícaras;

  4. Vasos;

  5. Jarras;


👉Acrílico:

É um polímero sintético, transparente e de baixo custo.

Por ser de fácil processamento, é utilizado na produção de diversos produtos, como:

  1. Bandejas;

  2. Porta condimentos;

  3. Display de mesa;

  4. Urna;

  5. Organizador de documentos;

  6. Placas, chapas e tubos;

  7. Aparador;

  8. Porta shampoo;

⚠️Restrições de transporte

  • Buslog:

    • Vidros, porcelanas e afins: são aceitas somente garrafas de vidro, desde que estejam devidamente embaladas com materiais que mantenham a integridade do conteúdo interno, como caixas de papelão resistente, madeira ou plástico do tipo engradado, com colmeia de separação. A carga pode ser recusada no ato da postagem se houver indícios de que a embalagem é inadequada.

  • Jadlog:

    • Vidros, porcelanas e afins: podem ser transportadas garrafas, pratos, copos, porcelanas, pisos, placas de vidro, espelhos e frágeis em geral, desde que acondicionados em embalagem adequada e com aprovação prévia da transportadora. 🚩Atenção: a Homologação de Embalagem é obrigatória para o transporte de cargas frágeis com nota fiscal.

  • J&T Express: 

    • Vidros, porcelanas e afins: deverão estar embalados de forma adequada a não danificar durante o processo de transporte. Estando bem embalados, podem ser transportados. Caso seja identificado o contrário pela J&T, não será ressarcido em casos de avaria.

    • Acrílico: deverão estar embalados de forma adequada a não danificar durante o processo de transporte. Estando bem embalados, podem ser transportados. Caso seja identificado o contrário pela J&T, não será ressarcido em casos de avaria.

  • LATAM Cargo:

    • Vidros, porcelanas e afins: podem ser transportados desde que estejam devidamente embalados com materiais que mantenham a integridade do conteúdo interno. A carga pode ser recusada no ato da postagem se houver indícios de que a embalagem inadequada.

  • Melhor Ponto:

    • Vidros, porcelanas e afins: são aceitos desde que estejam devidamente embalados, mantendo a integridade do conteúdo interno. A carga pode ser recusada no ato do recebimento se houver indícios de embalagem inadequada.

🚩Atenção:

Se você envia vidros, espelhos, porcelanas e afins com as transportadoras Buslog, Correios, Jadlog ou LATAM Cargo e deseja realizar a postagem nas unidades do Melhor Ponto ou Melhor Ponto + Pegaki, o uso de caixas de madeira para embalar os produtos é obrigatório.


👉Casa e construção

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Casa e construção” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Casa e construção” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Casa e construção, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Material de construção”, “Madeiras prontas”, “Tintas a base d’água” e “Tintas convencionais”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Material de construção”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Loggi e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog, Azul Cargo Express e J&T Express exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Madeiras prontas”, as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes aos Correios e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog, Loggi e J&T Express exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Tintas a base d’água”, as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo e Azul Cargo Express exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes aos Correios, Buslog e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Loggi, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Tintas convencionais” todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha.



🔍O que são estes produtos?

👉Material de construção:

São os produtos utilizados em obras como construções ou reformas de prédios, casas, pontes, estradas, etc. 

Exemplos:

  1. Cimento;

  2. Areia;

  3. Pedra Brita;

  4. Madeira;

  5. Cal;

  6. Argamassa;

  7. Gesso;

  8. Impermeabilizante;

  9. Telhas;

  10. Pisos;

  11. Revestimentos;

  12. Tubulações;


👉Madeiras prontas:

São os tecidos lenhosos obtidos das árvores. São utilizadas na produção de móveis, tábuas para construções civis, pisos laminados, instrumentos musicais, entre outros.

Exemplos:

  1. Tábuas para construções civis.

  2. Pisos laminados.

  3. Placas em MDF.


👉Tintas a base d'água:

São as tintas que apresentam a água como solvente.

Exemplos:

  1. Tintas acrílicas utilizadas em paredes;

  2. Tintas para madeira;


👉Tintas convencionais:

São as tintas à base de óleos que apresentam derivados do petróleo como solvente.

⚠️Restrições de transporte

  • Buslog:

    • Tintas a base d'água: podem ser transportadas desde que o produto esteja lacrado de fábrica e a embalagem esteja com identificação de frágil.

  • Correios:

    • Madeiras prontas: podem ser transportadas desde que embaladas e acondicionadas adequadamente, respeitando os limites de peso e dimensões do serviço contratado.

    • Tintas a base d'água: são aceitas desde que atendam à politica Embasamento conforme Normativo Interno de envios de líquidos..

  • Melhor Ponto:

    • Material de construção: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto. 

    • Madeiras prontas: são aceitas respeitando a recusa das transportadoras Buslog, Loggi e J&T Express. Para as demais, desde que embalados e acondicionados adequadamente, também observando os limites de peso e dimensões do serviço contratado.

    • Tintas a base d'água: são aceitas desde que estejam lacradas, descaracterizadas e com identificação de frágil.


👉Objetos e equipamentos de arte e cultura

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Objetos e equipamentos de arte e cultura” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Objetos e equipamentos de arte e cultura” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Objetos e equipamentos de arte e cultura, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Objetos de arte”, “Equipamentos e instrumentos de banda e cenário”, “Instrumentos de gravação e projeção” e “Suprimentos fotográficos”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Objetos de arte”, as colunas referentes aos Correios, LATAM Cargo e J&T Express exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Jadlog, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Equipamentos e instrumentos de banda e cenário”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, Azul Cargo Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à Buslog e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à LATAM Cargo, Loggi e J&T Express exibem um ícone redondo na cor vermelha; Na categoria de produtos “Instrumentos de gravação e projeção”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, Buslog, Azul Cargo Express, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à LATAM Cargo e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Suprimentos fotográficos”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, Buslog, Azul Cargo Express, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à LATAM Cargo e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha.

🔍O que são estes produtos?

👉Objetos de arte:

São obras criadas por artistas e que têm função artística.

Exemplos:

  1. Quadros;

  2. Telas;

  3. Pinturas;

  4. Desenhos;

  5. Gravuras;

  6. Esculturas;

  7. Moedas ou dinheiro fora de circulação;

  8. Manuscritos históricos;

  9. Livros antigos;

  10. Partituras;

  11. Filmes;

  12. Fotografias;

  13. Peças de mobiliário;

  14. Antiguidades;


👉Equipamentos e instrumentos de banda e cenário:

Os instrumentos musicais são objetos que produzem música e que se diferem de acordo com o som produzido.


Exemplos:

  1. Violão;

  2. Guitarra;

  3. Bateria;

  4. Violino;

  5. Teclado;

  6. Cavaquinho

  7. Flauta;

  8. Saxofone;

Os cenários são os elementos visuais que caracterizam o espaço onde ocorre um espetáculo teatral, cinematográfico, televisivo, etc.

Já os equipamentos são os dispositivos digitais ou analógicos utilizados na produção audiovisual. 


Exemplos:

  1. Interface de áudio;

  2. Mesa de som;

  3. Fone de ouvido;

  4. Microfone;

  5. Monitor de áudio;

  6. Monitor de áudio;


👉Instrumentos de gravação e projeção:

Os instrumentos de gravação são os equipamentos utilizados na gravação em vídeo ou em áudio.


Exemplos:

  1. Computador;

  2. DAW;

  3. Interface de Áudio;

  4. Microfones;

  5. Fones de Ouvido;

  6. Monitores de Estúdio;

  7. Cabos;

  8. Pedestais para Microfone;

Já os instrumentos de projeção são responsáveis por formar a imagem real que pode ser projetada.

Exemplos:

  1. Câmera fotográfica;

  2. Projetores;


👉Suprimentos fotográficos:

São os materiais relacionado a produção de mídias fotográficas.

Exemplos:

  1. Adereços fotográficos;

  2. Equipamentos e acessórios fotográficos;

  3. Papel fotográfico;

  4. Kit de impressão;

  5. Tinta em pó para revelação;

⚠️Restrições de transporte

  • Buslog:

    • Equipamentos e instrumentos de banda e cenário: são aceitos desde que estejam em embalagem própria, Ex: case, caixa de madeira ou embalagem rígida.

  • J&T Express: 

    • Objetos de arte: obras de arte (quadros) não serão aceitas em nenhuma hipótese, mas artesanatos (sem vidro), esculturas e demais objetos de arte são permitidos.

  • LATAM Cargo:

    • Objetos de arte: podem ser transportados desde que não sejam obras de arte registradas no IPHAN.

  • Melhor Ponto:

    • Equipamentos/Instrumentos de Banda e Cenário: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.

    • Instrumentos de gravação e projeção: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.

    • Suprimentos fotográficos: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.


👉Artigos indecentes e obscenos

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Artigos indecentes e obscenos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Artigos indecentes e obscenos, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. A próxima linha da primeira coluna representa a categoria de produtos: “Artigos indecentes ou obscenos”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Artigos indecentes ou obscenos”, as colunas referentes à Buslog, Azul Cargo Express, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; as colunas referente à Jadlog e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, LATAM Cargo e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha.



🔍O que são estes produtos?

👉Artigos indecentes ou obscenos:

São produtos que trazem palavras, marcas, ilustrações, desenhos ou conteúdo agressivo, ofensivo, indecente ou obsceno.

Exemplos:

  1. Documentos impressos;

  2. Fotografias;

  3. Livros;

  4. Pen Drives;

  5. Unidades de armazenamento digital externo;

⚠️Restrições de transporte

  • Jadlog:

    • Artigos indecentes ou obscenos: são transportados desde que bem embalados.

  • Melhor Ponto:

    • Artigos indecentes ou obscenos: são aceitos itens de sex shop, desde que bem embalados e seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.


👉Equipamentos e suprimentos hospitalares

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Equipamentos e suprimentos hospitalares” que podem ou não ser enviados com

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Equipamentos e suprimentos hospitalares” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Equipamentos e suprimentos hospitalares, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Tubo laser e similares”, “Equipamentos de Raio X e Ultrassom (incluindo acessórios e peças)”, “Dispositivos respiratórios” e “Medicamentos”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Tubos laser e similares”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Equipamentos de Raio X e Ultrassom (incluindo acessórios e peças)”, a coluna referente à Loggi exibe um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Dispositivos respiratórios”, a coluna referente à Loggi exibe um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Medicamentos” as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha.

🔍O que são estes produtos?

👉Tubo laser e similares:

São peças de vidro vedadas e preenchidas de gases. São utilizadas em máquinas de corte e gravação a laser.


👉Equipamentos de Raio X e Ultrassom (incluindo acessórios e peças):

Os equipamentos de Raio X são responsáveis por tirar radiografias (fotografias da parte interna do corpo).

Os equipamentos de Ultrassom são os aparelhos utilizados em exames de imagem através de um transdutor. 

Exemplos de acessórios relacionados a este equipamentos:

  1. Óculos plumbíferos;

  2. Protetores de gônadas;

  3. Protetores de tireoide;

  4. Convexo;

  5. Linear;

  6. Doppler;

  7. Endocavitário/Transesofágicos;

  8. Setorial;


👉Dispositivos respiratórios:

Os dispositivos respiratórios são aparelhos simples e portáteis que melhoram a expansão pulmonar, promovem a higiene brônquica, entre outras funções.

Exemplos:

  1. Dispositivos de bolsa-válvula-máscara;

  2. Máscara laríngea (ML);

  3. Tubos endotraqueais;

  4. Cilindros;

  5. Oxigênio comprimido;


👉Medicamentos:

São produtos farmacêuticos responsáveis por curar doenças ou amenizar sintomas.

⚠️Restrições de transporte

  • Correios:

    • Medicamentos: são exceções para a regra de proibição de transporte de líquidos, desde que postados por clientes que possuam contrato comercial.

  • Jadlog:

    • Medicamentos: somente com a autorização e acompanhamento da farmacêutica da Jadlog responsável (clientes que tiverem interesse em enviar medicamento precisam nos informar).

  • LATAM Cargo:

    • Medicamentosnão são aceitos medicamentos controlados, perecíveis ou com número na Anvisa.

  • Melhor Ponto:

    • Dispositivos respiratórios: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.

    • Medicamentos: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto. Correios e Jadlog serão recusadas caso não haja a comprovação da autorização.


👉Cargas perigosas

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Cargas perigosas” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Cargas perigosas” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Cargas perigosas, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Armas, armamento e munições”, “Cigarros, derivados do tabaco”, "Produtos químicos, tóxicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos, radioativos e corrosivos", “Gelo seco” e “Pilhas e Baterias de Íon Lítio”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Armas, armamento e munições”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Cigarros, derivados do tabaco”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Produtos químicos, tóxicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos, radioativos e corrosivos”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Gelo seco”, a coluna referente à Buslog exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Pilhas e Baterias de Íon Lítio”, a coluna referente à Loggi exibe um ícone redondo na cor verde; a coluna referente à Azul Cargo Express exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha.


🔍O que são estes produtos?

👉Armas, armamentos e munições:

As armas são dispositivos utilizados para causar dano (permanente ou não) a seres vivos e objetos.

Exemplos:

  1. Revólveres;

  2. Pistolas;

  3. Espingardas;

  4. Metralhadoras;

  5. Rifle;

  6. Granada;

Armamento é o conjunto de armas e artefatos relacionados e munição é conjunto de balas, projéteis, cartuchos, etc., utilizados nas armas. 


👉Armas de pressão:

São dispositivos que disparam projéteis através da ação de uma mola ou de ar comprimido.

Exemplos:

  1. Armas de Airsoft;

  2. Airguns;

  3. Armas de Paintball;


👉Cigarros, derivados do tabaco:

O tabaco é um produto obtido através de uma planta e é uma substância estimulante. É encontrado em charutos, cigarros, cachimbos, etc.

Exemplos de cigarros e derivados do tabaco:

  1. Narguilé;

  2. Cachimbo;

  3. Charuto;

  4. Cigarros de Bali;

  5. Cigarros indianos;

  6. Cigarros de palha;

  7. Rapé;

  8. Fumo de mascar;


👉Produtos químicos, tóxicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos, radioativos e corrosivos:

Os produtos químicos são substâncias obtidas através de processo industrial e que podem ser naturais ou sintéticos.

Exemplos:

  1. Explosivos;

  2. Gases;

  3. Líquidos Inflamáveis;

  4. Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;

  5. Substâncias tóxicas e substâncias infectantes;

  6. Material Radioativo;

  7. Corrosivos

  8. Classe 9 – Substâncias perigosas diversas;

Os produtos tóxicos são substâncias que podem provocar a morte ou causar danos à saúde ao serem ingeridas, inaladas ou ao entrarem em contato com a pele. 

Exemplos:

  1. Arsênio;

  2. Berílio;

  3. Cianureto;

  4. Flúor;

  5. Selenita de hidrogênio;

  6. Mercúrio;

  7. Sal de mercúrio;

  8. Gás de mostarda;

  9. Nitrobenzina;

  10. Dióxido de nitrogênio;

  11. Veneno de rato;

Os produtos infecciosos são materiais originados de procedimentos de saúde em pessoas e animais e que podem conter patógenos, como bactérias, vírus, fungos ou outras substâncias infecciosas.

Exemplos:

  1. Material patogênico;

  2. Soro;

  3. Vacinas;

Os produtos inflamáveis são substâncias que podem se aquecer e entrar em combustão sem a presença de uma fonte de calor ativa ao serem expostas ao ar e à temperatura ambiente.

Exemplos:

  1. Fósforos (qualquer tipo, inclusive os de segurança);

  2. Carbureto de cálcio;

  3. Produtos de nitrato de celulose;

  4. Magnésio;

  5. Filme com base de nitrocelulose;

  6. Fósforo;

  7. Potássio;

  8. Sódio;

  9. Solvente;

  10. Gasolina;

  11. Detergentes sintéticos;

  12. Hidrogênio;

  13. Metano;

  14. Butano;

  15. Isqueiros;

  16. Cilindros de gás para fogões de acampamento;

  17. Lampiões;

Os produtos explosivos são substâncias capazes de produzir um efeito pirotécnico-explosivo, liberando calor e gás instantaneamente.

Exemplos:

  1. Nitroglicerina;

  2. Fogos de artifício;

  3. Detonadores;

  4. Bombinhas de São João;

  5. Produtores de ignição;

  6. Fusíveis;

  7. Foguetes de iluminação;

  8. Munição;

  9. Gases comprimidos, liquefeitos ou dissolvidos sob pressão;

Os produtos radioativos são substâncias que possuem átomos com a capacidade de emitir as radiações alfa, beta e gama.

Exemplos:

  1. Material físsil (urânio 235, etc);

  2. Lixo radioativo. (Urânio ou minério de tório, etc.);

Os produtos corrosivos são substâncias que podem corroer o aço e que provocar danos aos tecidos humanos. São conhecidos como ácidos e bases.

Exemplos:

  1. Cloreto de alumínio;

  2. Soda cáustica;

  3. Produtos de limpeza líquidos corrosivos;

  4. Removedores de ferrugem/profiláticos corrosivos;

  5. Removedores de tinta corrosivos;

  6. Baterias elétricas;

  7. Ácido hidroclorídrico;

  8. Ácido nítrico;

  9. Ácido sulfúrico;


👉Gelo seco:

É uma substância comumente utilizada para efeitos especiais, mas que também é utilizada na refrigeração de alimentos, conservação de produtos químicos, entre outras aplicações.


👉Pilhas e baterias de Íon Lítio:

Sãs as baterias (recarregáveis ou não) comumente utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis.

⚠️Restrições de transporte

  • Azul Cargo Express:

    • Pilhas e Baterias de íon de Lítio: podem ser transportadas desde que acompanhadas de Nota fiscal eletrônica e da embalagem original.

  • Buslog:

    • Gelo seco: pode ser transportado apenas se fizer parte da embalagem do produto, desde que o conjunto seja limitado ao peso máximo permitido.


👉Cosméticos

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Cosméticos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Cosméticos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Cosméticos, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Perfumes" e “Produtos em embalagens aerossóis”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Perfumes”, as colunas referentes à Jadlog, Buslog, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referentes ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, LATAM Cargo, Azul Cargo Express e Loggi exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Produtos em embalagens aerossóis”, as colunas referentes à Jadlog, Buslog e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor verde; a coluna referente ao Melhor Ponto exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, LATAM Cargo, Azul Cargo Express, Loggi e J&T Express exibem um ícone redondo na cor vermelha. 


🔍O que são estes produtos?

👉Perfumes:

São uma mistura de substâncias como óleos aromáticos essenciais extraídos de flores, plantas e ervas, álcool e água.

👉Produtos em embalagens aerossóis:

Os aerossóis são recipientes de metal, vidro ou plástico que contêm um gás comprimido, liquefeito ou dissolvido sob pressão. Contam com um dispositivo que permite expelir o conteúdo em forma de partículas.

Exemplos:

  1. Desodorante;

  2. Tinta;

  3. Inseticida;

  4. Creme ou espuma de barbear;

⚠️Restrições de transporte

  • Melhor Ponto: 

    • Perfumes: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.

    • Produtos em embalagens aerossóis: são aceitos seguindo as restrições das transportadoras recebidas no Melhor Ponto.


👉Animais e materiais biológicos

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Animais e materiais biológicos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Animais e materiais biológicos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Animais e materiais biológicos, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Flores, plantas vivas e sementes”, “Animais vivos e mortos” e “Restos mortais”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Flores, plantas vivas e sementes”, a coluna referente à Loggi exibe um ícone redondo na cor verde; a coluna referente à J&T Express exibe um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos "Animais vivos e mortos”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Restos mortais”, todas as colunas exibem um ícone redondo na cor vermelha.



🔍O que são estes produtos?

👉Flores, plantas vivas e sementes:

As flores são o conjunto de folhas modificadas que tem função de reprodução ou proteção.


As plantas são organismos multicelulares, geralmente fotossintetizantes, compostas de 3 órgãos principais: raiz, caule e folha.

A semente é o óvulo desenvolvido e fecundado que contém o embrião da planta. 


👉Animais vivos e mortos:

São os seres que nascem, crescem, se reproduzem e morrem. São exemplos os animais, fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias.


👉Restos mortais:

São o que restou de um corpo humano após a morte, ossos ou cinzas.

⚠️Restrições de transporte

  • J&T Express:

    • Flores, plantas vivas e sementes: sementes podem ser transportadas desde que devidamente acondicionadas, mas plantas, mudas e flores são proibidos pela transportadora.


👉Componentes de veículos e equipamentos

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Componentes de veículos e equipamentos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio.

📃Descrição da imagem

Tabela representando a relação entre diferentes produtos da categoria “Componentes de veículos e equipamentos” que podem ou não ser enviados com transportadoras parceiras do Melhor Envio. Na primeira linha há os cabeçalhos de cada coluna: Componentes de veículos e equipamentos, Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express, Melhor Ponto e Melhor Ponto Pegaki. Cada linha da primeira coluna representa uma categoria de produtos: “Peças automotivas” e “Implementos agrícolas”. As demais colunas são referentes às transportadoras e exibem ícones redondos de diferentes cores: em verde indica que os produtos podem ser enviados; em amarelo indica que os produtos podem ser transportados com a autorização prévia da transportadora; em vermelho indica que os produtos não podem ser enviados. Na categoria de produtos “Peças automotivas”, a coluna referente aos Correios exibe um ícone redondo na cor verde; as colunas referentes à Jadlog, LATAM Cargo, Buslog e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha. Na categoria de produtos “Implementos agrícolas”, as colunas referentes aos Correios, Jadlog, LATAM Cargo e Melhor Ponto exibem um ícone redondo na cor amarela; as colunas referentes à Buslog, Azul Cargo Express, Loggi, J&T Express e Melhor Ponto Pegaki exibem um ícone redondo na cor vermelha.

🔍O que são estes produtos?

👉Peças automotivas:

São peças que compõe a estrutura de um automóvel.

Exemplos:

  1. Amortecedor e suspensão;

  2. Pneus;

  3. Pastilhas de freio;

  4. Bateria;

  5. Filtro de ar;

  6. Câmbio;

  7. Alternador;

  8. Bobina;

  9. Bomba de combustível;

  10. Farol;

  11. Direção;


👉Implementos agrícolas:

São equipamentos acoplados a algum sistema de tração (por exemplo máquinas e tratores) para ajudar a executar uma função. Estão presentes em diversas atividades agrícolas.

Exemplos:

  1. Arados;

  2. Subsolador;

  3. Grades aradoras e niveladoras;

  4. Sulcadores;

  5. Semeadoras-adubadoras;

  6. Pulverizadores;

  7. Enxada rotativa;

  8. Rolo-faca;

  9. Colhedeira de forragem;

⚠️Restrições de transporte

  • Buslog:

    • Peças automotivas: podem ser transportadas desde que não sejam baterias e motores.

  • Correios:

    • Implementos Agrícolas: podem ser transportados desde que embalados e acondicionados adequadamente, respeitando os limites de peso e dimensões do serviço contratado.

  • Jadlog:

    • Peças automotivas: podem ser transportadas desde que não sejam baterias, câmbios, motoreslíquidos ou item perigoso, respeitando os limites de tamanho e peso.

    • Implementos Agrícolas: podem ser transportados desde que não se enquadrem em produtos perigosos

  • LATAM Cargo:

    • Peças automotivas: podem ser transportadas desde que não haja óleo e graxa

    • Implementos Agrícolas: podem ser transportadas desde que não haja óleo e graxa.

  • Melhor Ponto: 

    • Peças automotivas: podem ser transportadas dentro dos limites de tamanho e peso, não sendo bateria, líquido, item perigoso, que não haja óleo e graxa. Para Buslog, não é permitido motores.

    • Implementos agrícolas: podem ser transportados desde que embalados e acondicionados adequadamente, também observando os limites de peso e dimensões do serviço contratado, não se enquadrem em produtos perigosos e não haja óleo e graxa.

📌Importante:

Se os produtos que você deseja enviar tiverem alto valor agregado, é recomendável utilizar embalagens que descaracterizem a carga para evitar que o pacote seja visado durante o transporte.


Respondeu à sua pergunta?