A Buslog possui regras e condições para que cada ocorrência de sinistro seja indenizada.
Os sinistros passivos de indenização com a Buslog são:
Avaria
Extravio
Furto ou roubo
Violação
Veja abaixo os pormenores de cada uma delas:
📦 Avaria
Ocorrências de avaria são indenizadas pela Buslog para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de avaria deverá recusá-la, solicitando ao entregador da Buslog ressalva de recusa por avaria.
A Buslog não aceita reclamações de avaria após a entrega ter sido concluída. Por isso é imprescindível que os destinatários sejam orientados a conferir a carga no momento da entrega.
Todas as unidades da Buslog estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.
👉 Moro em um prédio/condomínio com portaria, o porteiro não verificou a integridade da carga e ela foi entregue avariada. O que devo fazer?
Nestes casos, a transportadora estabelece um prazo de 3 dias corridos após a entrega ser feita para que uma reclamação de avaria seja registrada.
O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Buslog.
O remetente deverá nos enviar:
Fotos ou vídeos da embalagem e da mercadoria danificada.
Fotos ou vídeos que comprovem que o destinatário reside em prédio ou condomínio com portaria e que foi um terceiro, e não o próprio destinatário, o recebedor da carga.
📦 Extravio
Ocorrências de extravio são indenizadas pela Buslog para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Buslog.
Caso a constatação de extravio já tenha ocorrido por parte da Buslog basta aguardar os processos indenizatórios acontecerem. O prazo de pagamento da compensação financeira está informado ao fim deste artigo.
📦 Furto ou roubo
Ocorrências de furto ou roubo da remessa são indenizadas pela Buslog para envios feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Para que a compensação financeira ocorra o registro da ocorrência precisa ser realizado pela transportadora.
Caso constate furto ou roubo da carga no rastreamento o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Buslog.
📦 Violação
Quando a unidade constata indício de violação durante o transporte da carga a remessa segue fluxo postal em direção ao destinatário, de modo que ele possa avaliar a integridade da carga.
Caso o destinatário observe a ausência de algum item deverá, no ato da entrega, realizar recusa do recebimento. Também deverá realizar ressalva ao entregador da Buslog, informando a descrição e quantidade dos itens faltantes e esclarecendo que a recusa se deu por violação.
Todas as unidades da Buslog estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.
📦 Quando devo receber a minha indenização?
As indenizações com a Buslog são pagas em torno de 45 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora ou recusa do recebedor no momento da entrega.
📌 Importante: O prazo de 45 dias não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.
O pagamento de indenizações é de responsabilidade da Buslog, sendo os valores pagos de acordo com a política da transportadora.
Sinistros sofridos por envios feitos com nota fiscal possuem o teto indenizatório de R$ 50.000,00. Já os sinistros sofridos por declaração de conteúdo possuem o teto indenizatório de R$ 1.000,00.
Todas as indenizações são pagas pela Buslog e passadas para o Melhor Envio. Nós, então, repassamos o valor integral à sua Melhor Carteira.
📌 Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo.
📦 Qual será o valor da minha indenização?
O valor da indenização feita pela Buslog irá variar de acordo com a ocorrência.
Avaria total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (será considerado o valor declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo)
Avaria parcial (apenas para envios com nota fiscal)
Indenização do valor do item avariado apontado na nota fiscal
Avaria parcial (apenas para envios com declaração de conteúdo)
Indenização do valor médio dos itens presentes na carga
Extravio total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (será considerado o valor declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo)
Extravio parcial
Indenização do valor do item ou volume extraviado constante na nota fiscal ou na declaração de conteúdo
Furto ou roubo
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (será considerado o valor declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo)
📦 Maiores detalhes
Saiba mais sobre sinistros na matéria do nosso blog 📃 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? ou no vídeo 🎥 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.