A Buslog possui regras e condições para que cada ocorrência de sinistro seja indenizada.

Os sinistros passivos de indenização com a Buslog são:

  • Avaria
  • Extravio
  • Furto ou roubo
  • Violação

Veja abaixo os pormenores de cada uma delas:

📦 Avaria

Ocorrências de avaria são indenizadas pela Buslog para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de avaria deverá recusá-la, solicitando ao entregador da Buslog ressalva de recusa por avaria.

A Buslog não aceita reclamações de avaria após a entrega ter sido concluída. Por isso é imprescindível que os destinatários sejam orientados a conferir a carga no momento da entrega.

Todas as unidades da Buslog estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

👉 Moro em um prédio/condomínio com portaria, o porteiro não verificou a integridade da carga e ela foi entregue avariada. O que devo fazer?

Nestes casos, a transportadora estabelece um prazo de 3 dias corridos após a entrega ser feita para que uma reclamação de avaria seja registrada.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Buslog.

O remetente deverá nos enviar:

  • Fotos ou vídeos da embalagem e da mercadoria danificada.
  • Fotos ou vídeos que comprovem que o destinatário reside em prédio ou condomínio com portaria e que foi um terceiro, e não o próprio destinatário, o recebedor da carga.

📦 Extravio

Ocorrências de extravio são indenizadas pela Buslog para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Caso exista suspeita de extravio o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Buslog.

Caso a constatação de extravio já tenha ocorrido por parte da Buslog basta aguardar os processos indenizatórios acontecerem. O prazo de pagamento da compensação financeira está informado ao fim deste artigo.

📦 Furto ou roubo

Ocorrências de furto ou roubo da remessa são indenizadas pela Buslog para envios feitos com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Para que a compensação financeira ocorra o registro da ocorrência precisa ser realizado pela transportadora.

Caso constate furto ou roubo da carga no rastreamento o remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Buslog.

📦 Violação

Quando a unidade constata indício de violação durante o transporte da carga a remessa segue fluxo postal em direção ao destinatário, de modo que ele possa avaliar a integridade da carga.

Caso o destinatário observe a ausência de algum item deverá, no ato da entrega, realizar recusa do recebimento. Também deverá realizar ressalva ao entregador da Buslog, informando a descrição e quantidade dos itens faltantes e esclarecendo que a recusa se deu por violação.

Todas as unidades da Buslog estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

📦 Quando devo receber a minha indenização?

As indenizações com a Buslog são pagas em torno de 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora ou recusa do recebedor no momento da entrega.

📌 Importante: O prazo de 90 dias não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.


O pagamento de indenizações é de responsabilidade da Buslog, sendo os valores pagos de acordo com a política da transportadora.

Sinistros sofridos por envios feitos com nota fiscal possuem o teto indenizatório de R$ 50.000,00. Já os sinistros sofridos por declaração de conteúdo possuem o teto indenizatório de R$ 1.000,00.

Todas as indenizações são pagas pela Buslog e passadas para o Melhor Envio. Nós, então, repassamos o valor integral à sua Melhor Carteira.

📌 Importante: Não deve haver disparidade entre o valor segurado e o valor declarado em nota fiscal ou em declaração de conteúdo.

📦 Qual será o valor da minha indenização?

O valor da indenização feita pela Buslog irá variar de acordo com a ocorrência.

  • Avaria total
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (será considerado o valor declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo)
  • Avaria parcial (apenas para envios com nota fiscal)
    Indenização do valor do item avariado apontado na nota fiscal
  • Avaria parcial (apenas para envios com declaração de conteúdo)
    Indenização do valor médio dos itens presentes na carga
  • Extravio total
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (será considerado o valor declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo)
  • Extravio parcial
    Indenização do valor do item ou volume extraviado constante na nota fiscal ou na declaração de conteúdo
  • Furto ou roubo
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (será considerado o valor declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo)

📦 Maiores detalhes

Saiba mais sobre sinistros na matéria do nosso blog 📃 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? ou no vídeo 🎥 Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço? | Melhor Envio.


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