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Tenho direito a indenização pela J&T Express?
Tenho direito a indenização pela J&T Express?

Confira as condições e prazos para o pagamento de indenizações com a transportadora.

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Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

A J&T Express define regras e condições para o pagamento de indenizações em caso de sinistro.

Os sinistros passíveis de indenização com pela transportadora são:

  • Avaria

  • Extravio

  • Furto ou roubo

  • Violação

Confira abaixo os detalhes de cada um deles:

📦Avaria ou Violação

Ocorrências de avaria e violação são indenizadas pela J&T Express nos envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

  • Avaria ou violação constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de avaria ou violação durante o transporte da carga, a unidade responsável registra o sinistro no rastreamento.

Nestes casos a remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário. Sendo assim, a indenização ao remetente do envio é confirmada.

  • Avaria ou violação constatada pelo destinatário durante a entrega

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega.

Havendo indício de avaria ou violação, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T ressalva de recusa pelo sinistro.

Com isso, o pacote é analisado pela transportadora.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

  • Avaria constatada pelo destinatário após a entrega

Se o destinatário identificar a avaria somente após a conclusão da entrega, ele terá até 7 dias úteis após o recebimento da carga para solicitar a análise da ocorrência.

O recebedor deverá enviar a ressalva (caso tenha sido feita no ato da entrega), fotos da embalagem que mostrem a etiqueta de frete e fotos da mercadoria danificada para o remetente.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência com a J&T Express.

📌 Importante:

  • É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga

  • A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada mas o produto se encontra em perfeito estado

🚩Atenção: a J&T Express não aceita contestações de violação após a conclusão da entrega.

📦Extravio

Os envios da J&T Express gerado com nota fiscal ou declaração de conteúdo contam com cobertura de seguro em casos de extravio.

Quando um envio estiver sem movimentações de rastreamento há mais de 5 dias corridos, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

Nessa situação, nós solicitamos a abertura das buscas pela carga à J&T Express.

🕛A transportadora delimita um prazo de 30 dias para realizar este procedimento.

  • Se a carga não for localizada após as buscas, a indenização é confirmada pela transportadora após o registro do extravio no rastreamento.

  • Se a remessa for localizada durante o procedimento, ela seguirá para a entrega ao destinatário

🚩Importante: se você tiver interesse na devolução da encomenda, instrua o destinatário a recusar a entrega para que o envio retorne à origem.

Ao identificar que a carga foi localizada através do rastreamento, você poderá solicitar a devolução através do nosso fluxo de autoatendimento clicando no link abaixo:

📦Furto ou roubo

Ocorrências de furto ou roubo são indenizadas pela J&T Express nos envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

O sinistro precisa ser registrado no rastreamento pela transportadora para que a indenização seja confirmada.

Se identificar o status “Furto ou Assalto” no rastreamento de algum envio, entre em contato com o nosso time de atendimento.

O Melhor Envio irá intermediar o seu contato com a J&T Express.

📦Quando devo receber a minha indenização?

A J&T Express realiza o pagamento de indenizações em torno de 60 a 90 dias após a confirmação do sinistro.

🚩Atenção: este prazo é estimado e pode sofrer alterações para menos ou para mais.

O pagamento de indenizações em casos de avaria, extravio, furto ou roubo e violação é de responsabilidade da J&T Express.

Os valores pagos de acordo com a política da transportadora ao Melhor Envio e em seguida repassados integralmente na forma de saldo em sua Melhor Carteira.

📦Qual será o valor da minha indenização?

O valor da indenização paga pela J&T Express irá variar de acordo com a ocorrência.

  • Avaria total
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria

  • Avaria parcial
    Indenização do valor dos produtos avariados

  • Extravio total
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria

  • Furto ou roubo
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria

  • Violação total
    Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria

  • Violação parcial
    Indenização do valor dos produtos faltantes

📌Importante:

A transportadora utiliza como referência para o pagamento de indenização o valor segurado da carga, que deve estar de acordo com o valor declarado na nota fiscal ou declaração de conteúdo.

📦Existe um valor máximo para as indenizações realizadas pela J&T Express?

Sim.

A indenizações pagas pela J&T Express possuem um teto de:

  • R$ 10.000,00 para envios com nota fiscal

  • R$ 1.000,00 para envios com declaração de conteúdo

📦Mais informações

Confira mais detalhes sobre os serviços da transportadora, acessando o artigo 📃Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio?


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