A J&T Express define regras e condições para o pagamento de indenizações em caso de sinistro.
Os sinistros passíveis de indenização com pela transportadora são:
Avaria
Extravio
Furto ou roubo
Violação
Confira abaixo os detalhes de cada um deles:
📦Avaria ou Violação
Ocorrências de avaria e violação são indenizadas pela J&T Express nos envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Avaria ou violação constatada pela transportadora antes da entrega
Ao identificar indício de avaria ou violação durante o transporte da carga, a unidade responsável registra o sinistro no rastreamento.
Nestes casos a remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário. Sendo assim, a indenização ao remetente do envio é confirmada.
Avaria ou violação constatada pelo destinatário durante a entrega
O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega.
Havendo indício de avaria ou violação, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T ressalva de recusa pelo sinistro.
Com isso, o pacote é analisado pela transportadora.
O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.
Avaria constatada pelo destinatário após a entrega
Se o destinatário identificar a avaria somente após a conclusão da entrega, ele terá até 7 dias úteis após o recebimento da carga para solicitar a análise da ocorrência.
O recebedor deverá enviar a ressalva (caso tenha sido feita no ato da entrega), fotos da embalagem que mostrem a etiqueta de frete e fotos da mercadoria danificada para o remetente.
O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência com a J&T Express.
📌 Importante:
É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga
A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada mas o produto se encontra em perfeito estado
🚩Atenção: a J&T Express não aceita contestações de violação após a conclusão da entrega.
📦Extravio
Os envios da J&T Express gerado com nota fiscal ou declaração de conteúdo contam com cobertura de seguro em casos de extravio.
Quando um envio estiver sem movimentações de rastreamento há mais de 5 dias corridos, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
Nessa situação, nós solicitamos a abertura das buscas pela carga à J&T Express.
🕛A transportadora delimita um prazo de 30 dias para realizar este procedimento.
Se a carga não for localizada após as buscas, a indenização é confirmada pela transportadora após o registro do extravio no rastreamento.
Se a remessa for localizada durante o procedimento, ela seguirá para a entrega ao destinatário
🚩Importante: se você tiver interesse na devolução da encomenda, instrua o destinatário a recusar a entrega para que o envio retorne à origem.
Ao identificar que a carga foi localizada através do rastreamento, você poderá solicitar a devolução através do nosso fluxo de autoatendimento clicando no link abaixo:
📦Furto ou roubo
Ocorrências de furto ou roubo são indenizadas pela J&T Express nos envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
O sinistro precisa ser registrado no rastreamento pela transportadora para que a indenização seja confirmada.
Se identificar o status “Furto ou Assalto” no rastreamento de algum envio, entre em contato com o nosso time de atendimento.
O Melhor Envio irá intermediar o seu contato com a J&T Express.
📦Quando devo receber a minha indenização?
A J&T Express realiza o pagamento de indenizações em torno de 60 a 90 dias após a confirmação do sinistro.
🚩Atenção: este prazo é estimado e pode sofrer alterações para menos ou para mais.
O pagamento de indenizações em casos de avaria, extravio, furto ou roubo e violação é de responsabilidade da J&T Express.
Os valores pagos de acordo com a política da transportadora ao Melhor Envio e em seguida repassados integralmente na forma de saldo em sua Melhor Carteira.
📦Qual será o valor da minha indenização?
O valor da indenização paga pela J&T Express irá variar de acordo com a ocorrência.
Avaria total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Avaria parcial
Indenização do valor dos produtos avariados
Extravio total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Furto ou roubo
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Violação total
Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Violação parcial
Indenização do valor dos produtos faltantes
📌Importante:
A transportadora utiliza como referência para o pagamento de indenização o valor segurado da carga, que deve estar de acordo com o valor declarado na nota fiscal ou declaração de conteúdo.
📦Existe um valor máximo para as indenizações realizadas pela J&T Express?
Sim.
A indenizações pagas pela J&T Express possuem um teto de:
R$ 10.000,00 para envios com nota fiscal
R$ 1.000,00 para envios com declaração de conteúdo
📦Mais informações
Confira mais detalhes sobre os serviços da transportadora, acessando o artigo 📃Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio?