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Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio?
Como funcionam os fretes da J&T Express pelo Melhor Envio?

Confira as informações sobre os documentos fiscais aceitos, modalidades de envio e etc.

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Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

A J&T Express é uma transportadora multinacional parceira do Melhor Envio e com cobertura de postagem e entrega em todo o território nacional

👉Documentos exigidos

Você pode optar entre os seguintes documentos fiscais para gerar os seus envios com a transportadora:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Declaração de conteúdo

Confira mais informações sobre estes documentos acessando o artigo 📃Quais são os documentos fiscais que podem acompanhar os meus envios?

🚩Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, já que representam a venda realizada.

Isso significa que, ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Ao gerar um envio com nota fiscal utilizando os seus dados de pessoa jurídica nos campos de remetente da etiqueta, o preenchimento da Inscrição Estadual será obrigatório

Sendo assim, a NFA-e (Nota Fiscal Avulsa Eletrônica) não é aceita pela J&T Express devido à exigência da Inscrição Estadual.

👉Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da J&T Express.

O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Lembre-se de revisar essas informações para garantir que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

🚩Atenção:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.

👉Dimensões da carga

As dimensões das cargas que podem ser enviadas pela J&T Express são:

  • Medida máxima: 120 cm no maior lado do pacote.

  • Não há dimensões mínimas

  • Peso máximo: 30 kg

  • Peso mínimo: 0,010 g

🚩Atenção: a J&T Express não aceita envios com múltiplos volumes. São aceitos apenas envios de volume único.

📌Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.

👉Modalidade

A modalidade de frete da J&T Express disponível no Melhor Envio é a Standard.

👉Cargas

Você pode consultar as cargas com as quais a J&T Express não trabalha pelo Melhor Envio clicando aqui.

👉Postagem

Ao gerar um envio da J&T Express na calculadora de fretes, você deve selecionar a unidade do Melhor Ponto ou Melhor Ponto + Pegaki onde irá postar o pacote.

Confira as regras de utilização destes serviços acessando os artigos a seguir📃O que é o Melhor Ponto? e 📄Conheça o Melhor Ponto + Pegaki

Para verificar as unidades mais próximas a você:

  1. Acesse a página de unidades no site do Melhor Ponto

  2. Localize a sua cidade no mapa

  3. Clique no botão presente no canto superior esquerdo para abrir o filtro de unidades

  4. Selecione os filtros desejados para exibir as unidades no mapa

  5. Clique na unidade desejada para exibir as informações

Depois de gerar o seu envio na plataforma, imprima a sua etiqueta de frete e leve o pacote para postagem na unidade selecionada.

🚩Atenção: lembre-se de anexar a nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto à embalagem. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

👉Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega sem custo adicional para cada envio da J&T Express.

Se as tentativas se esgotarem e a entrega não for bem sucedida, o pacote é devolvido para a unidade do Melhor Ponto de origem e precisa ser retirado pelo remetente.

🚩Atenção: a J&T Express não realiza entregas em caixas postais.

Acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a J&T Express? para conferir todas as tratativas relacionadas à entrega. 

👉Acareação

Com a J&T Express, quando o destinatário afirma não ter recebido a carga e desconhecer o recebedor, é possível realizar um procedimento chamado de acareação.

Nele, a transportadora retorna ao endereço onde o pacote foi entregue e tenta identificar a pessoa que recebeu o volume.

Ao final do da acareação, a transportadora pode:

  • Encontrar o recebedor indevido e coletar a carga, entregando para o destinatário correto

  • Encontrar o recebedor e constatar que a carga foi entregue corretamente

  • Não encontrar o recebedor e entender que houve extravio da carga

A J&T Express determina prazo de no máximo 10 dias corridos para abertura de acareação após a entrega ter sido concluída.

Para solicitar a acareação de um envio basta entrar em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos intermediar o processo entre o remetente e a J&T Express.

🚩Atenção: verifique com o destinatário se ele confirmou com familiares, vizinhos, porteiros ou funcionários terceirizados que o pacote realmente não foi entregue. Há casos em que a acareação é solicitada, a transportadora retorna ao endereço e constata que o pacote está em posse de uma das figuras citadas acima. Por isso, a verificação por parte do destinatário é importante.

👉Impossibilidades de Entrega

Se o seu envio receber os status de rastreamento “Endereço incompleto” ou “Endereço incorreto”, você terá até 7 dias corridos para fornecer mais informações sobre o local de entrega.

Se a J&T Express não receber informações complementares para entrega após este prazo, a carga retorna para a unidade do Melhor Ponto de origem e precisa ser retirada pelo remetente. Não há devolução do valor pago no frete.

👉Devolução

Você pode solicitar a devolução do seu envio desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Os envios da J&T Express são devolvidos para a unidade do Melhor Ponto de origem e precisam ser retirados pelo remetente.

🚩Atenção: é obrigatória a conferência da carga no ato da retirada. Se houver sinais de avaria ou violação, informe a equipe da unidade do Melhor Ponto e não realize a retirada da encomenda nesse momento. Em seguida, reporte a situação ao nosso time de atendimento.

É possível acompanhar o retorno da carga utilizando o mesmo código de rastreamento de envio.

O prazo de devolução é de até 25 dias corridos.

Para solicitar a devolução:

  1. Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle

  2. Clique na aba "Envios Postados"

  3. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete

  4. Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA"

  5. Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento

  6. Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio

  7. Em “Local de postagem”, selecione a opção “Unidade do Melhor Ponto

  8. Clique em “Enviar

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉

👉Avarias, violações e extravios

  • Avarias

Ocorrências de avaria são indenizadas pela J&T desde que a embalagem utilizada no envio seja adequada.

Isso vale para envios gerados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

👉Avaria constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de avaria durante o transporte da carga, a unidade responsável registra o sinistro no rastreamento.

Nestes casos a remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário. Sendo assim, a indenização ao remetente do envio é confirmada.

🚩A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada mas o produto se encontra em perfeito estado.

👉Avaria constatada pelo destinatário durante a entrega

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de avaria ao produto, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T Express ressalva de recusa por avaria.

Com isso, o pacote é analisado pela transportadora.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

As unidades da transportadora estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

👉Avaria constatada pelo destinatário após a entrega

Se o destinatário identificar a avaria somente após a conclusão da entrega, ele terá até 7 dias úteis após o recebimento da carga para solicitar a análise da ocorrência.

O recebedor deverá enviar a ressalva (caso tenha sido feita no ato da entrega), fotos da embalagem que mostrem a etiqueta de frete e fotos da mercadoria danificada para o remetente.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

📌 Importante:

É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.

🚩Atenção: a transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada mas o produto se encontra em perfeito estado.

  • Violações

👉Violação constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de violação durante o transporte da carga, a unidade responsável registra o sinistro no rastreamento.

Nestes casos a remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário. Sendo assim, a indenização ao remetente do envio é confirmada.

👉Violação constatada pelo destinatário durante a entrega

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de violação, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da J&T ressalva de recusa por violação.

Com isso, o pacote é analisado pela transportadora.

🚩Atenção: a J&T Express não aceita contestações de violação após a conclusão da entrega.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a J&T Express.

As unidades da transportadora estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela J&T Express? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

  • Extravios

Os envios da J&T Express gerado com nota fiscal ou declaração de conteúdo contam com cobertura de seguro em casos de extravio.

Quando um envio estiver sem movimentações de rastreamento há mais de 5 dias corridos, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

Nessa situação, nós solicitamos a abertura das buscas pela carga à J&T Express.

🕛A transportadora delimita um prazo de 30 dias para realizar este procedimento.

  • Se a carga não for localizada após as buscas, a indenização é confirmada pela transportadora após o registro do extravio no rastreamento.

  • Se a remessa for localizada durante o procedimento, ela seguirá para a entrega ao destinatário

🚩Importante: se você tiver interesse na devolução da encomenda, instrua o destinatário a recusar a entrega para que o envio retorne à origem.

Ao identificar que a carga foi localizada através do rastreamento, você poderá solicitar a devolução através do nosso fluxo de autoatendimento clicando no link abaixo:

👉Indenizações

Os valores máximos de indenização com a J&T Express são:

  • R$ 10.000,00 para os envios via nota fiscal

  • R$ 1.000,00 para os envios via declaração de conteúdo


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