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Como funcionam os fretes da Loggi pelo Melhor Envio?
Como funcionam os fretes da Loggi pelo Melhor Envio?

Confira as informações a respeito da nota fiscal aceita, declaração de conteúdo, modalidades de envio e etc.

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Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

A Loggi é uma transportadora parceira do Melhor Envio focada em tecnologia e entregas rápidas.

Ela realiza principalmente o transporte rodoviário, mas com trechos de transporte aéreo para as 33 cidades a seguir: 

  • Amapá: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Pedra Branca do Amaparí, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari

  • Roraima: Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí

  • Amazonas: Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tefé

  • Pará: Santarém

🚩Atenção: A Loggi conta com restrições de embarque exclusivas para envios que passam pelo transporte aéreo e têm como destino alguma das cidades listadas acima. Confira cada uma delas acessando o artigo 📃Quais são as restrições de embarque para o transporte aéreo com a Loggi?

👉Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica, modelo 55

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

  • Declaração de conteúdo

🚩Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Nos envios não comerciais, não é possível preencher mais de um item na declaração de conteúdo. Se o seu envio contar com mais de um produto, você deve descrevê-los em um único campo:

  • Exemplo: “1 blusa - R$ 5,00 cada, 10 calças - R$ 10,00 cada” e assim por diante até descrever todos os produtos.

🚩Atenção: os documentos de identificação (CPF ou CNPJ) do remetente e do destinatário informados nas etiquetas da Loggi devem estar ativos e sem restrições na Receita Federal. 

👉Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da Loggi.

O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Isso porque a Loggi irá utilizar o valor segurado informado durante a cotação como referência para o pagamento de indenizações em casos de sinistro.

Lembre-se de revisar as informações dos seus envios e de garantir que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

🚩Atenção:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.

👉Dimensões da carga

As dimensões das cargas que podem ser enviadas pela Loggi são:

📦Modalidade Express

  • Medida máxima: 100 cm em cada lado (altura, largura e comprimento). A soma dos lados não pode ultrapassar 200 cm

  • Peso máximo: 30 kg

  • Não há dimensões nem peso mínimos

📦Modalidade Coleta

👉Dimensões:

  • Altura: entre 1 cm e 100 cm

  • Largura: entre 10 cm e 100 cm

  • Comprimento: entre 15 cm e 100 cm

  • Soma das dimensões (altura + largura + comprimento): de 25 cm a 200 cm

👉Peso:

  • Peso mínimo: 0,1 g

  • Peso máximo: 30 kg

🚩A Loggi não aceita envios com múltiplos volumes.

📌Importante:

As zonas de redespacho são regiões em que a Loggi não consegue finalizar a entrega no endereço de destino cadastrado na etiqueta. Quando o destino de um envio é uma dessas regiões, uma transportadora terceirizada é responsável por concluir a entrega.

Cargas com destino a zonas de redespacho que apresentarem formato não mecanizável (esfera ou cilindro) ou que ultrapassarem 70 cm em alguma das dimensões receberão taxa extra (taxa de não mecanizáveis).

Objetos disformes ou diferentes do padrão cúbico/retangular também podem sofrer a taxa, como:

  • Sacos de grãos

  • Sacos de travesseiros ou roupas

  • Embrulhos em formato irregular, etc.

📌 Importante:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.

👉Modalidades

As modalidades de frete da Loggi disponíveis no Melhor Envio são a Express e a Coleta.

👉Cargas

Você pode consultar as cargas com as quais a Loggi não trabalha pelo Melhor Envio clicando aqui.

👉Postagem e coleta

Ao gerar um envio na modalidade Express da Loggi, você deve selecionar um local de postagem

Já na modalidade Coleta da Loggi, os seus envios são coletados no endereço de remetente informado na etiqueta de frete.

  • Modalidade Express

Você pode postar os seus envios da modalidade Express no Loggi Ponto ou em unidades do Melhor Ponto e Melhor Ponto + Pegaki

A seleção do local de postagem acontece no momento de geração da etiqueta de frete.

Para verificar os locais de postagem mais próximos de você:

  1. Acesse o nosso Mapa

  2. No campo “Insira sua localização”, informe o seu CEP ou endereço

  3. Clique em “Todas as companhias” e em seguida clique em "Loggi", "Melhor Ponto" ou “Drop” para exibir as unidades mais próximas

  4. Imprima a etiqueta e leve a remessa para postagem no local selecionado, juntamente com nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

Se o envio for deixado no Loggi Ponto, o pacote será bipado e a postagem será registrada no rastreamento.

Se o envio for deixado em uma unidade do Melhor Ponto ou Melhor Ponto + Pegaki, o comprovante de postagem será enviado para seu e-mail no momento do despacho da mercadoria.

🚩Atenção: se optar pela postagem no Melhor Ponto ou Melhor Ponto + Pegaki, confira as regras destes serviços nos artigos 📃O que é o Melhor Ponto? e 📄Conheça o Melhor Ponto + Pegaki antes de gerar as suas etiquetas de frete.

  • Modalidade Coleta

Os envios na modalidade Coleta da Loggi contam com o serviço de coleta intermediado pelo Melhor Envio.

A coleta é agendada automaticamente a partir do momento que você gera as suas etiquetas de frete,

Em dias úteis funciona assim:

  • Se você gera a etiqueta de frete antes das 11h, o seu envio é coletado no mesmo dia

  • Se você gera a etiqueta de frete às 11h ou mais tarde, o seu envio é coletado no próximo dia útil

🚩Se a etiqueta for gerada em finais de semana ou feriados, a coleta fica agendada para o próximo dia útil.

A Loggi realiza as tentativas de coleta em dias úteis no período da tarde, das 13h às 18h.

Apenas na região do Brás, em São Paulo - SP, as coletas se encerram às 16h.

A transportadora realiza as tentativas de coleta no endereço da sua loja por um período de 3 dias úteis, contados a partir da data agendada.

Consulte mais informações sobre o serviço de coleta com a Loggi acessando o artigo 📃Como funciona a modalidade Coleta da Loggi?

🚩A Loggi não aceita envios de remetentes menores de idade.

👉Conferência de medidas

Os envios da Loggi são medidos e pesados de forma automatizada. Por via de regra, não devem haver erros no registro das dimensões.

🚩Importante: cadastre as dimensões e peso dos seus envios corretamente durante a geração das suas etiquetas de frete com a Loggi.

Se você acredita que as dimensões do seu envio não foram registradas corretamente, entre em contato com o nosso time de atendimento. Nós iremos reportar a situação para a transportadora.

Se a Loggi informar que houve um erro no registro das informações do pacote, nós iremos te ajudar na contestação das medidas.

👉Cancelamento de postagem

Cancelar a etiqueta de frete de um envio que já foi deixado na unidade selecionada não resulta no cancelamento da postagem.

Isso porque o sistema da Loggi não identifica o cancelamento da etiqueta e segue normalmente com o frete.

Se você não deseja que o seu envio seja postado, entre em contato com o nosso time de atendimento para reportar a solicitação.

Nós iremos entrar em contato com a transportadora solicitando que o pacote não siga para a entrega e seja devolvido.

👉Cancelamento de coleta

Para cancelar a coleta de um envio da modalidade Coleta, basta cancelar a etiqueta de frete.

Se houver a tentativa de coleta mesmo após o cancelamento da etiqueta, explique para a equipe da Loggi que o envio foi cancelado. Não se preocupe, essa tentativa de coleta não gera cobranças.

Para mais detalhes, acesse o artigo 📃Como faço para cancelar etiquetas de frete?

👉Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela Loggi. 

Se as tentativas de entrega se esgotarem e o destinatário não for encontrado, a carga é devolvida automaticamente ao endereço do remetente.

🚩Importante: a Loggi não realiza entregas em caixas postais.

👉Acareação

Assim que um envio pela Loggi é entregue, o destinatário recebe a seguinte mensagem SMS:

Ao clicar no link, o destinatário é direcionado ao site da Loggi, onde poderá visualizar o dia e horário da entrega e o nome da pessoa que recebeu o pacote. 

Quando o destinatário afirma não ter recebido a carga e que desconhece o recebedor, o remetente terá até 30 dias corridos para entrar em contato com o nosso time de atendimento para reportar a situação.

Com isso, o nosso time irá intermediar um procedimento chamado de acareação junto à transportadora.

Nele a Loggi retorna ao endereço no qual a entrega foi feita e tenta identificar a pessoa que recebeu o volumem ou recuperar o pacote caso ele tenha sido entregue no local incorreto.

Como tratativa adicional, o destinatário pode indicar no site da Loggi que não recebeu o pacote clicando em “Não recebi”, além de notificar o remetente do envio.

🚩Atenção:

O destinatário não deve aperta o botão "Sim, recebi" se não reconhecer a entrega.

Essa ação impossibilita o pedido de acareação à Loggi.

Você deve aguardar a finalização da acareação para reembolsar o destinatário ou refazer o envio.

O Melhor Envio e a transportadora não se responsabilizam por reembolsos realizados antes da conclusão do procedimento.

👉Impossibilidades de Entrega

Casos de "Endereço errado", "Recusado pelo destinatário" ou "Aguardando tratativa" tem até 15 dias corridos para que o remetente forneça mais informações sobre o local de entrega.

Se após este prazo a Loggi não receber informações complementares para entrega, a carga retorna para o endereço do remetente. Não há devolução do valor pago no frete.

👉Devolução

Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Loggi desde que ele não esteja em rota final de entrega.

Nestes casos, os envios são devolvidos para o endereço do remetente.

É possível acompanhar o retorno da carga utilizando o mesmo código de rastreamento de envio.

Para solicitar a devolução:

  1. Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu painel de controle

  2. Clique na aba "Envios Postados"

  3. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete

  4. Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA"

  5. Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento;

  6. Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio

  7. Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto)

  8. Clique em “Enviar

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Atenção: não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

🔍Quando a devolução de um envio deixado no Melhor Ponto é motivada pela recusa na postagem, a carga retorna a unidade de origem e deve ser retirada.

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉

👉Avarias, violações e extravios

  • Avarias

Ocorrências de avaria são indenizadas pela Loggi para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

👉Avaria constatada pela transportadora antes da entrega

Ao identificar indício de avaria durante o transporte da carga, o Loggi Ponto responsável registra o sinistro no rastreamento.

Nestes casos a remessa tem o fluxo postal interrompido e não é entregue ao destinatário. Sendo assim, a indenização ao remetente do envio é confirmada.

🚩A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada mas o produto se encontra em perfeito estado.

👉Avaria constatada após a entrega ser feita

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de avaria ao produto, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da Loggi ressalva de recusa por avaria.

As unidades Loggi Ponto estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

Caso a identificação de avaria seja feita após a entrega, o destinatário terá até 30 dias corridos após o recebimento da carga para solicitar a análise da ocorrência.

O recebedor deverá enviar fotos do produto e fotos da embalagem exibindo a etiqueta de frete. Além disso, a transportadora exige algumas informações sobre a entrega:

  1. Descrição de como foi a entrega

  2. Quem foi a pessoa responsável por receber o pacote

  3. Se a embalagem já estava danificada ou violada no momento da entrega

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Loggi.

📌 Importante:

É obrigatório que o destinatário guarde a embalagem e os produtos recebidos, assim como os mantenha no local de entrega. Parte da análise de avaria será feita mediante coleta e averiguação da integridade da carga.

🚩A transportadora não considera que houve avaria quando apenas a embalagem da remessa é danificada mas o produto se encontra em perfeito estado.

  • Extravios

Ocorrências de extravio são indenizadas pela Loggi para envios realizados com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

Quando um envio estiver sem movimentações de rastreamento há mais de 7 dias corridos,  o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

Nessa situação, nós solicitamos a abertura das buscas pela carga à Loggi.

🕛A transportadora delimita um prazo de 30 dias para realizar este procedimento.

Se a carga não for localizada após as buscas, a indenização é confirmada pela transportadora após o registro do extravio no rastreamento. 

Se a remessa for localizada dentro durante o procedimento, ela segue para a entrega ao destinatário.

Quando há o interesse na devolução de um envio localizado durante as buscas, o ideal é que o destinatário seja orientado a recusar a entrega do pacote para que ele retorne à origem.

O remetente também pode optar por solicitar a devolução através do nosso fluxo de autoatendimento clicando no link abaixo:

🚩Importante: se a devolução for solicitada durante as buscas, o prazo de 30 dias corridos para a conclusão do procedimento é reiniciado a partir da data do registro da devolução no rastreamento.

  • Violações

👉Violação constatada durante a entrega

O destinatário deve conferir a integridade da carga no momento da entrega. Havendo indício de violação, deverá recusá-la e solicitar ao entregador da Loggi ressalva de recusa por violação.

As unidades Loggi Ponto estão cientes quanto a orientar seus entregadores dos procedimentos exigidos para estas situações.

O remetente deverá entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Melhor Envio irá intermediar a ocorrência entre o lojista e a Loggi.

🚩Atenção: a Loggi não aceita contestações de violação após a conclusão da entrega.

Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela Loggi? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?

👉Indenizações

Os valores máximos de indenização com a Loggi são:

  • R$ 3.000,00 para os envios via nota fiscal.

  • R$ 1.000,00 para os envios via declaração de conteúdo.

👉Mais informações

Saiba mais sobre a Loggi acessando o artigo do nosso blog 📃Transportadora Loggi: rastreio e entregas pelo Melhor Envio e assista ao vídeo 📽️Como fazer envios pela Loggi.


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