A aba “Minhas Vendas”, presente no Painel de Controle do Melhor Envio, importa as vendas realizadas na sua loja para a nossa plataforma.

Entenda melhor sobre ela acessando o artigo “Como funciona o painel "Minhas Vendas".

Em uma integração realizada com sucesso esta aba se mantém em constante atualização com a sua loja - registrando o fluxo de vendas e atualizando o status de rastreamento. A atualização entre o que foi vendido e o que aparece no “Minhas Vendas” não ocorre de forma instantânea, podendo levar até 1 hora após a venda ser feita para sincronizar com o Melhor Envio.

Contudo, alguns erros podem acontecer. Reunimos neste artigo algumas das causas que justificam a ausência de sincronia e atualização da aba e a solução para corrigi-las.

❌ O que pode impedir a atualização do “Minhas Vendas?

Os problemas mais comuns na hora da sincronização dos seus envios com o painel Minhas Vendas do Melhor Envio estão relacionados às credenciais de acesso.

👉 Token de Acesso

Algumas das integrações que possuímos são feitas por meio da instalação de aplicativos dentro da plataforma parceira. Por meio deles você concede permissão para que a função “Minhas Vendas” acesse informações da sua loja.

Essa permissão é registrada por meio de tokens que são periodicamente renovados.

Contudo, existe a possibilidade de uma renovação não ocorrer com êxito e o seu token não receber atualização. Quando isso ocorre a funcionalidade “Minhas Vendas” acaba tentando utilizar um token que, na prática, é inválido.

Para corrigir este problema basta:

  1. Desinstalar o aplicativo na plataforma de vendas,
  2. Realizar a instalação novamente,
  3. Autorizar o uso do aplicativo.

Desta forma, nosso sistema receberá novas permissões e sincronizará seus pedidos corretamente.

Este tipo de problema está comumente relacionado às integrações com as plataformas NuvemShop e Wix.

👉 Credenciais inválidas

Algumas integrações ocorrem por meio da geração de credenciais na sua plataforma de venda. Elas devem ser inseridas manualmente por você aqui no site do Melhor Envio.

Essas credenciais são chamadas de “API Key” e são as chaves de acesso que o “Minhas Vendas” utiliza para realizar a comunicação com a API da plataforma de venda. É por meio delas que conseguimos acessar as informações dos seus pedidos.

É possível que as chaves "API Key" enfrentem inconsistências que as desvalidem. Quando isso ocorre,o “Minhas Vendas” não consegue mais acessar os seus dados e deixa de importar seus pedidos corretamente.

Para solucionar o problema é necessário gerar novas credenciais dentro da sua plataforma de vendas e inseri-las novamente no Melhor Envio.

Este tipo de problema está relacionado às integrações com as plataformas Loja Integrada e Bling.

👉 Credenciais sem permissões suficientes

Algumas plataformas de vendas exigem mais de uma permissão dentro de uma única integração. Devido a isso, é possível que certas integrações estejam funcionando apenas parcialmente. Por exemplo, a importação de pedidos está ocorrendo corretamente, mas a sincronização dos códigos de rastreio não.

Esta dificuldade costuma ocorrer com plataformas de vendas recentemente integradas com o Melhor Envio e que não tiveram as permissões para a chave do API dadas ainda. Também é possível que ocorram com integrações que receberam alguma atualização que alterou o comportamento das permissões.

Este é um problema que pode acontecer com todas as plataformas integradas com o “Minhas Vendas”. Contudo, vemos maior recorrência dela nas integrações com o Wix que foram ativadas anteriormente ao desenvolvimento da funcionalidade de sincronização do código de rastreio.

A solução para este tipo de problema será realizar o processo de integração novamente. Isso garante que todas as permissões exigidas para que a sincronização ocorra sejam devidamente habilitadas.

❌ Segui as instruções para corrigir a sincronização do “Minhas Vendas”, mas meus pedidos ainda não foram atualizados. O que ocorreu?

De forma geral, a reinstalação da integração costuma solucionar os problemas de sincronização. Contudo, tenha em mente que os pedidos não são sincronizados instantaneamente.

Eles serão atualizados através de uma fila de processamento. Portanto, a atualização dos pedidos ocorrerá respeitando a ordem desta fila.

❌ Não consigo identificar o problema que impede o “Minhas Vendas” de sincronizar com a minha loja. O que eu faço?

Caso esteja com dificuldades em identificar o problema da sincronização entre a sua plataforma de venda e o Melhor Envio basta entrar em contato com o nosso time de atendimento. Iremos ajudá-lo a identificar e solucionar o erro.


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