Todas as coleções
Integrações
Tray (nativa)
Manual de integração nativa: Tray
Manual de integração nativa: Tray

Confira como integrar o Melhor Envio com sua loja na plataforma da Tray.

Gustavo B. avatar
Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

Ao integrar a sua loja Tray ao Melhor Envio, as opções de frete das nossas transportadoras parceiras são disponibilizadas nos pedidos da sua loja.

Além disso, os seus pedidos são importados para um painel dentro do aplicativo do Melhor Envio na Tray, onde acontece a compra e impressão das etiquetas de frete.


⚙️Como faço para integrar a minha loja Tray ao Melhor Envio?

Para fazer a integração entre a sua loja Tray e as funcionalidades da nossa plataforma:

  1. Acesse o seu Painel Administrativo na Tray

  2. Na barra lateral esquerda, clique em “Melhor Envio"

  3. Clique no botão “Integrar agora” para iniciar a integração

  4. Iniciado o processo de instalação, o aplicativo irá disponibilizar uma tela de cadastro, solicitando os seus dados pessoais, as informações da sua loja, a criação de uma senha forte e o aceite dos nossos termos de uso. Após o preenchimento das informações, clique em “Cadastrar” para criar a sua conta

    🚩Atenção: alguns dados (como o seu CPF, por exemplo) são importados da sua conta na Tray para a tela de cadastro e não podem ser atualizados diretamente no painel do aplicativo do Melhor Envio. Se precisar alterar algum desses dados, faça isso diretamente na sua conta Tray.

    🔍Se você já tem uma conta no Melhor Envio, basta clicar em “Já possui conta?” na tela inicial para fazer o login.

  5. Depois de criar a sua conta (ou fazer o login), o aplicativo irá iniciar a importação dos pedidos da sua loja Tray

  6. Assim que todos os pedidos forem importados, clique em “Continuar

  7. A próxima tela é a de configuração da integração. Nela você precisará preencher algumas informações sobre a sua loja e selecionar os serviços que deseja disponibilizar aos seus clientes. Na primeira seção, você poderá visualizar os dados de remetente dos seus envios, que são os mesmos da sua conta do Melhor Envio

  8. Preencha o CNAE principal (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da sua loja

  9. Informe a Inscrição Estadual da sua loja, se desejar

  10. Selecione as transportadoras e modalidades de envio que deseja disponibilizar aos seus clientes ativando as opções correspondentes

    🚩Atenção: se optar por disponibilizar os serviços das transportadoras privadas (Buslog, Jadlog, LATAM Cargo ou Loggi), você precisará selecionar a unidade de postagem dos envios

  11. Em “Serviços adicionais” você poderá optar por contratar os serviços de AR (Aviso de Recebimento) e MP (Mão Própria) dos Correios

    🚩Atenção: os serviços de Mão Própria e Aviso de recebimento são pagos e exclusivos dos Correios. Ao contratá-los, os valores dos fretes dos Correios exibidos na sua loja serão mais altos se comparados aos valores de envios sem os serviços adicionais. Se você utiliza mais de uma solução de fretes em sua loja virtual, certifique-se que os serviços adicionais estão habilitados ou desabilitados em ambas as soluções

  12. Em “Seguro” você poderá optar por contratar o seguro dos seus envios sempre ou só quando necessário. Ao selecionar a opção “Só quando necessário”, os envios pelos Correios não contarão com seguro. É obrigatório contratar o seguro com as transportadoras privadas. A opção “Sempre” fará com que envios pelos Correios também tenham seguro contratado

    Para mais informações, acesse o artigo 📃O que é Valor Segurado? da Central de Ajuda do Melhor Envio

  13. Clique em “Salvar alterações” para concluir a configuração da integração e abrir o painel do aplicativo do Melhor Envio

Você pode editar as suas preferências de integração sempre que precisar. Para isso, basta clicar no ícone de engrenagem presente no painel do aplicativo do Melhor Envio.


⚙️Como funciona o painel do aplicativo nativo do Melhor Envio?

O painel do aplicativo nativo do Melhor Envio é o local onde você irá consultar os pedidos da sua loja que foram importados.

No canto superior direito, são exibidos:

  • O botão para acessar as suas postagens conferidas, página onde você encontra as informações detalhadas sobre a conferência métrica dos seus envios postados

  • O botão para acessar as configurações da integração

Na parte superior do painel, serão exibidos:

  • O seu limite de envios simultâneos

  • O número e envios aguardando a postagem

  • O seu saldo na carteira

Logo abaixo é apresentada a barra de pesquisa que você poderá utilizar para localizar os seus pedidos. Clicando em “Filtros”, é possível selecionar um período específico para filtrar os pedidos.

Os pedidos são classificados de acordo com a etapa do envio e são exibidos em 4 abas:

  1. Pedidos importados: aba onde são exibidos todos os pedidos que tiveram o pagamento confirmado e foram importados da sua loja

  2. Aguardando pagamento: aba onde são exibidos os pedidos em que você já gerou a etiqueta de frete, mas que o pagamento ainda está em análise

  3. Aguardando envio: aba onde são exibidos os pedidos que já contam com uma etiqueta de frete mais ainda não foram postados

  4. Pedidos enviados: aba onde são exibidos os pedidos que você já enviou


⚙️Como faço para disponibilizar frete grátis na minha loja?

Se você deseja configurar o frete grátis em sua loja:

  1. Acesse a sua conta na Tray

  2. Na barra lateral esquerda, clique em “Aplicativos

  3. Localize o aplicativo “Frete Melhor Envio” e clique em “Acessar

  4. Clique no ícone de engrenagem para abrir as configurações da integração

  5. Ative a opção “Configurações de frete grátis

    🚩Atenção: as configurações de “Prazo de entrega” (disponíveis no site da Tray) podem influenciar no resultado da cotação no Melhor Envio. Isso porque a opção “Dias úteis” adiciona 2 dias ao prazo de entrega do Melhor Envio, mesmo que esteja zerada. Portanto, se você estiver ativando a configuração de prazo adicional nesta integração, é necessário habilitar a opção “Dias corridos” na plataforma da Tray e manter os campos zerados.

  6. Preencha o valor mínimo que o pedido precisa ter para liberar a função de frete grátis no campo “Defina o valor mínimo de venda

  7. Selecione a modalidade de envio dos pedidos contemplados pelo frete grátis

    🔍Atualmente, só é possível selecionar 1 modalidade de envio para os fretes grátis.

  8. Selecione os estados de destino onde você deseja oferecer o frete grátis

  9. Clique em “Salvar alterações” para concluir a configuração do frete grátis


⚙️Como funciona a geração de etiquetas de frete?

Confira como gerar as etiquetas de frete dos pedidos da sua loja acessando o artigo 📃Como gerar etiquetas de frete na integração nativa com a Tray? da nossa Central de Ajuda.


⚙️Mais informações

Confira o tutorial de integração nativa com a Tray em vídeo no nosso canal do Youtube:


Respondeu à sua pergunta?