O “Meus Links de Frete” é uma funcionalidade criada pelo Melhor Envio que permite aos lojistas que realizam vendas via redes sociais (como Instagram, WhatsApp, blogs, etc) divulgar links de cotação de frete para seus produtos.
O cliente final poderá clicar no link e fazer o cálculo do envio por conta própria. Os valores do serviço de entrega serão apresentados e será possível escolher a modalidade de frete, bem como demonstrar interesse na compra.
O lojista poderá receber notificações por e-mail de todos os consumidores que demonstraram interesse por meio do link de cotação de frete do “Meus Links de Frete”.
📦 Como o Meus Links de Frete funciona?
Essa funcionalidade irá gerar um link de cotação de envio para o lojista. Esse link poderá ser compartilhado em sua loja na rede social, de modo que seus clientes poderão acessá-lo.
No momento em que um cliente acessá-lo será disponibilizada a cotação do frete, como no exemplo abaixo.
Seu cliente poderá demonstrar interesse no seu produto, já tendo ciência do valor do frete.
Ao preencher o campo da página “Avise que você tem interesse” você, o lojista, será notificado por e-mail da manifestação do comprador.
📦 Como usar o Meus Links de Frete?!
Para utilizá-lo você deverá, primeiro:
1. Cadastrar o endereço de origem das suas remessas,
2. Optar por quais transportadoras e serviços serão oferecidos aos seus clientes
3. Cadastrar seus produtos.
Em um segundo momento, após cadastrar seus produtos, você poderá compartilhar os links com seus clientes. Será a partir deles que a cotação de frete será viabilizada.
👉 Cadastrando a origem da carga
A origem do envio será usada como remetente do seu frete.
Caso o seu endereço de cadastro no Melhor Envio não seja o mesmo endereço da sua loja é possível cadastrá-lo. Saiba como cadastrar o perfil da sua loja, bem como o endereço dela, aqui.
Uma vez que o endereço da sua loja tenha sido registrado basta:
1. Realizar login em nosso site (clique aqui para cadastrar-se),
2. Vá na aba lateral esquerda “Meus Links de Frete”,
3. Clique em “Configurar loja padrão e transportadoras habilitadas”,
4. Selecione o endereço de origem no campo “Endereço de Origem”,
5. Clique em “Salvar”.
6. Pronto, o seu endereço de origem foi determinado.
👉 Escolhendo as transportadoras
Depois, escolha as transportadoras e os serviços com que você deseja trabalhar.
🚩Importante: Vendas feitas por meio de declaração de conteúdo possuem restrições de envio e indenização. Verifique as condições de cada transportadora antes de escolhê-la. A Jadlog, por exemplo, não realiza indenizações para envios avariados que tenham sido enviados por declaração de conteúdo. Saiba mais a respeito clicando aqui.
Para selecioná-las basta:
1. Realizar o login em nosso site (clique aqui para cadastrar-se),
2. Ir na aba lateral esquerda “Meus Links de Frete”,
3. Clicar em “Configurar loja padrão e transportadoras habilitadas”,
4. Selecionar as transportadoras e as opções de serviço que prefere disponibilizar,
Saiba mais a respeito de cada transportadora e serviço por meio dos artigos da nossa Central de Ajuda. Comece acessando o artigo 📃Quais as transportadoras parceiras do Melhor Envio?
5. Clicar em “Salvar”.
6. Pronto, transportadoras e modalidades de envio foram selecionadas.
👉 Cadastrando os produtos
Na etapa de cadastro de produtos, você irá preencher as informações relativas às suas mercadorias.
Para cadastrá-las:
1. Realize login em nosso site (clique aqui para cadastrar-se),
2. Vá na aba lateral esquerda “Meus Links de Frete”,
3. Clique em “Cadastrar produto”,
4. Inclua informações como o nome do produto, a foto, o limite de unidades, as dimensões da carga e o peso.
🚩 Importante: Você poderá habilitar ou não o recebimento de e-mails de clientes interessados. Para isso habilite ou desabilite a opção “Adicionar botão Tenho Interesse”.
🚩 Importante: Nosso sistema calcula o peso em quilos. Por isso, caso o seu produto pese alguns gramas, se atente para a conversão de medidas. Exemplo: 300g deverão ser incluídos na categoria “Peso” como 0,3kg.
🚩Importante: Informe as dimensões das embalagens individuais das mercadorias, não somente da mercadoria em si. Sem elas o preço dos seus envios apresentará diferenças de valores entre a cotação e a geração da etiqueta de frete.
5. Selecione a origem do envio,
Caso você já tenha cadastrado seu endereço na etapa “Cadastrando a origem da carga”, o endereço selecionado nela será considerado o endereço padrão do remetente para este produto.
6. Selecione as transportadoras e os serviços,
Caso você já tenha selecionado as transportadoras e serviços na etapa “Escolhendo as transportadoras”, as empresas e modalidades de envio selecionados nela serão considerados padrão e já estarão pré selecionadas.
7. Clique em “Salvar”.
8. Pronto, produto cadastrado.
📦 Como gerar a etiqueta de frete do meu envio por meio do Meus Links de Frete?
👉 Se o botão “Tenho Interesse” estiver habilitado
A geração da etiqueta de frete por meio do Meus Links de Frete poderá ser feita por meio do e-mail de notificação de interesse recebido.
Você deverá:
1. Entrar em sua caixa de e-mail,
2. Encontrar o e-mail de interesse do seu cliente,
Caso você não o encontre verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico.
3. Clicar em “Calculadora: Acessar”
4. Você será levado para a Calculadora do Melhor Envio, onde o CEP do cliente e a quantidade de produtos já estará preenchida.
5. Selecione a modalidade de envio escolhida pelo cliente.
Para verificá-la basta voltar ao e-mail de interesse recebido.
6. Siga com a geração da etiqueta de envio como normalmente.
Veja como realizá-la por meio do artigo 📃Qual o passo a passo para gerar um envio?
👉 Se o botão “Tenho Interesse” estiver desabilitado
Neste caso você não receberá as informações de CEP e quantidade que o cliente inseriu no link do “Meus Links de Frete”.
Sendo assim, seus clientes usarão ele apenas para consulta e comparação de valores de frete.
Você deverá conversar diretamente com seu cliente para saber os dados de envio e a quantidade produtos a serem enviados.
A geração da etiqueta de frete deverá ser feita manualmente. Veja como realizá-la por meio do artigo 📃Qual o passo a passo para gerar um envio?
📦 Como alterar uma informação de um produto?
Para alteração alguma informação a respeito do produto basta:
1. Realizar login no nosso site,
2. Ir até a aba lateral esquerda “Meus Links de Frete”
3. Clicar em “Editar” no produto,
4. Realizar a mudança das informações desejadas,
5. Clicar em “Salvar”,
6. Pronto, informações do produto editadas.