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O que é o “Meus Links de Frete” e como usá-lo?
O que é o “Meus Links de Frete” e como usá-lo?

Saiba como essa funcionalidade do Melhor Envio pode ajudar a sua loja virtual.

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

O Meus Links de Frete é uma funcionalidade desenvolvida pelo Melhor Envio que permite o compartilhamento de links de cotação de frete dos produtos da sua loja.

Os clientes finais podem clicar no link e fazer o cálculo do frete por conta própria.

📦Quem pode usar a funcionalidade?

O Meus Links de Frete está disponível para qualquer pessoa que utiliza o Melhor Envio.

Contudo, o serviço foi pensado para lojistas que fazem as suas vendas através das redes sociais (como Instagram, WhatsApp, blogs, etc.) ou em outras plataformas que ainda não têm integração com o Melhor Envio.

Se o seu negócio se enquadra nessas categorias, o Meus Links de Frete pode ser útil para auxiliar na operação.

📦Como usar o Meus Links de Frete?

Para utilizar o Meus Links de Frete, você deverá:

  1. Cadastrar o endereço de origem dos seus envios;

  2. Selecionar as transportadoras e modalidades que serão disponibilizadas para o envio dos produtos;

  3. Cadastrar seus produtos;

  4. Compartilhar o link de cotação;

Confira como funciona cada uma das etapas a seguir.

👉Cadastrando a origem dos seus envios

Os dados de origem são as informações da sua loja que serão utilizadas nas cotações e registradas nos campos de remetente das suas etiquetas de frete

Se o seu endereço de cadastro no Melhor Envio não é o mesmo endereço do seu negócio, você pode cadastrar o endereço da sua loja.

Confira como fazer isso acessando o artigo 📃Posso cadastrar a minha empresa?

Após salvar os dados da sua loja:

  1. Na barra lateral esquerda do seu painel de controle, clique em “Meus Links de Frete”;

  2. Clique em “Configurar loja padrão e transportadoras habilitadas”;

    🚩Este campo é opcional. Caso prefira, você pode clicar diretamente em “Cadastrar produto” sem configurar os padrões.

  3. Selecione o endereço de origem desejado no campo “Endereço de Origem”;

  4. Clique em “Salvar”;

  5. Feito! Você definiu o endereço de origem dos seus envios.

👉Selecionando as transportadoras e modalidades

Depois de definir o endereço de origem dos seus envios, você irá escolher as transportadoras e modalidades que deseja disponibilizar nas cotações.

Para isso:

  1. Na barra lateral esquerda do seu painel de controle, clique em “Meus Links de Frete”;

  2. Clique em “Configurar loja padrão e transportadoras habilitadas”;

  3. Selecione as transportadoras e modalidades de frete que prefere disponibilizar ativando as opções correspondentes;

    🔍Saiba mais sobre os serviços das nossas transportadoras parceiras através dos artigos da nossa Central de Ajuda. Comece acessando o artigo 📃Quais as transportadoras parceiras do Melhor Envio?

  4. Você pode optar pela contratação dos serviços de Aviso de Recebimento (AR) e Mão Própria para os envios dos Correios ativando as opções correspondentes;

    🚩Atenção: os serviços de Mão Própria e Aviso de recebimento são pagos e exclusivos dos Correios. Ao contratá-los, os valores dos fretes dos Correios disponibilizados serão mais altos se comparados aos valores de envios sem os serviços adicionais.

  5. Clique em “Salvar”;

  6. Feito! Transportadoras e modalidades de frete selecionadas.

🚩Importante:

Os envios gerados com declaração de conteúdo possuem restrições de envio e cobertura de indenização.

Verifique as condições de cada transportadora antes de selecioná-la.

A Jadlog, por exemplo, não realiza o pagamento de indenizações para envios avariados que tenham sido enviados com declaração de conteúdo.

👉Clique aqui para acessar o texto do nosso blog que fala um pouco mais sobre nota fiscal, a declaração de conteúdo e as diferenças entre os documentos.

👉Cadastrando os seus produtos

Na etapa de cadastro de produtos, você irá registrar as informações sobre as suas mercadorias.

Para isso:

  1. Na barra lateral esquerda do seu painel de controle, clique em “Meus Links de Frete”;

  2. Clique em “Cadastrar produto”;

  3. Utilize o campo “Nome do produto” para nomear a mercadoria que irá cadastrar;

  4. Clique em “Escolher imagem” para localizar a foto do produto em seu dispositivo e clique nela;

  5. Você pode optar por habilitar ou desabilitar o botão “Tenho interesse” clicando na opção correspondente;

    🚩Importante: ao ativar essa opção, as pessoas poderão demonstrar interesse na compra do produto e você receberá uma notificação via e-mail. Se a opção estiver desativada, as pessoas poderão apenas consultar os valores dos fretes.

  6. Preencha a largura, altura e comprimento do produto embalado em centímetros;

    🚩Importante: você deve sempre considerar as dimensões das embalagens individuais das mercadorias, não somente as dimensões da mercadoria em si. Se os campos não forem preenchidos dessa forma, pode haver diferença entre o valor cotado e o valor da etiqueta de frete.

  7. Preencha o peso do produto em quilogramas;

    🚩Atenção: se o seu produto pesa menos de 1 kg, atente-se para fazer a conversão do peso.

    Por exemplo: se a mercadoria pesa 300g, preencha o campo “Peso” com 0,3 kg.

  8. Preencha o valor segurado do produto;

    Para mais informações sobre o seguro dos seus envios, acesse o artigo 📃O que é Valor Segurado?

  9. Se desejar, você pode preencher uma taxa (em reais) e/ou um prazo adicional (em dias úteis) aos seus envios;

  10. Selecione a origem do envio;

    🔍Se você realizou a etapa “Cadastrando a origem dos seus envios”, o endereço selecionado nela será considerado o endereço padrão do remetente para este produto.

  11. Selecione as transportadoras e as modalidades de envio que deseja disponibilizar para o produto;

    🔍Se você realizou a etapa “Selecionando as transportadoras e modalidades”, as transportadoras e serviços escolhidos nela serão considerados padrão e já estarão pré selecionados.

  12. Você pode optar pela contratação dos serviços de Aviso de Recebimento (AR) e Mão Própria para os envios dos Correios ativando as opções correspondentes;

    🚩Atenção: estes serviços adicionais são pagos e exclusivos para os envios dos Correios.

  13. Clique em “Salvar”;

  14. Pronto, produto cadastrado!

🚩Limite de unidades por cotação

No momento, o limite de unidades por cotação é fixado em 1 produto.

Na prática isso significa que é possível cotar os serviços para o envio de 1 unidade da sua mercadoria.

Se a pessoa estiver interessada na compra de várias unidades do seu produto, o envio poderá ser calculado manualmente em nossa calculadora de fretes.

Você também pode optar por cadastrar kits com várias unidades do mesmo produto.

Veja no exemplo abaixo onde foi cadastrada a versão unitária do produto e um kit com 3 unidades.

Ao cadastrar kits de produtos, lembre-se de somar as dimensões e peso das embalagens individuais de cada mercadoria, além de somar o valor segurado dos produtos.

👉Compartilhando o link para cotação

Depois de cadastrar o seu produto, ele estará disponível na página do Meus Links de Frete.

Para copiar o link do produto cadastrado:

  1. Localize o link e clique no ícone de copiar;

  2. Agora é só colar o link na página da sua loja ou na conversa com a pessoa interessada na compra!

📦Como funciona a cotação através do link do meu produto?

Após acessar o link do seu produtos, as pessoas interessadas na compra devem:

  1. Preencher o CEP de entrega no campo “Digite seu CEP” e clicar em “Calcular” para visualizar as opções de frete disponíveis;

  2. Se você tiver ativado o botão “Tenho Interesse” na etapa de cadastro do produto, as pessoas poderão selecionar a modalidade de frete desejada e demonstrar o interesse na compra;

    🚩Atenção: se o botão “Tenho interesse” não estiver ativado para o produto, as pessoas interessadas na compra poderão somente visualizar as opções de frete disponíveis.

  3. A pessoa deverá preencher o seu nome, celular, e-mail e informações adicionais sobre o pedido como cor e tamanho (se necessário). Em seguida, ela deverá clicar em “Enviar”;

  4. Feito! Você receberá uma notificação via e-mail informando o interesse na compra.

📦Como gerar a etiqueta de frete do meu envio com o Meus Links de Frete?

A geração de etiquetas com o Meus Links de Frete varia de acordo com a ativação ou desativação do botão “Tenho interesse” durante o cadastro dos seus produtos.

👉 Se o botão “Tenho Interesse” estiver habilitado

Neste cenário, você poderá gerar as suas etiquetas de frete através do e-mail com a notificação de interesse na compra.

Para isso:

  1. Acesse o seu e-mail;

  2. Localize o e-mail com a notificação de interesse e clique nele. Caso não o encontre na caixa de entrada, verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico;

  3. Clique em “Calculadora: Acessar”;

  4. A nossa calculadora de fretes será aberta. Já estarão preenchidos as dimensões do seu produto e o CEP de entrega do envio;

  5. Selecione a modalidade de frete escolhida pela pessoa interessada na compra;

  6. Termine de gerar a sua etiqueta de frete normalmente. Confira as instruções acessando o artigo 📄Qual o passo a passo para gerar um envio?

👉 Se o botão “Tenho Interesse” estiver desabilitado

Neste caso, você não receberá nenhuma notificação por e-mail sobre o interesse no seu produto.

As pessoas interessadas na compra usarão o link apenas para consulta e comparação de valores de frete.

Você deverá conversar diretamente com elas para solicitar os dados de envio.

Após coletar as informações:

  1. Na barra lateral esquerda do seu painel de controle, clique em “Meus Links de Frete”;

  2. Localize o produto cotado e clique em “Gerar etiqueta”;

  3. Informe o CEP de entrega e clique em “Avançar”;

  4. Selecione a modalidade de frete escolhida pela pessoa interessada na compra e gere a etiqueta de frete normalmente. Confira as instruções acessando o artigo 📃Qual o passo a passo para gerar um envio?

📦Como editar as informações de um produto?

Para editar as informações de um produto:

  1. Na barra lateral esquerda do seu painel de controle, clique em “Meus Links de Frete”;

  2. Localize o produto desejado e clique em “Editar”;

  3. Edite as informações desejadas e clique em “Salvar”;

  4. Feito, você editou as informações do produto!

📦Como excluir um produto cadastrado?

Para excluir um ou mais produtos cadastrados:

  1. Na barra lateral esquerda do seu painel de controle, clique em “Meus Links de Frete”;

  2. Selecione os produtos que deseja excluir clicando no quadrado na lateral esquerda e clique em "Excluir”;

  3. Uma janela aparecerá na tela. Clique novamente em "Excluir";

  4. Pronto, produtos excluídos!


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