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Como funciona a entrega e a devolução com os Correios?
Como funciona a entrega e a devolução com os Correios?

Confira as características e condições da entrega e devolução com os Correios.

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Escrito por Gustavo B.
Atualizado há mais de uma semana

Os Correios são uma transportadora pública parceira do Melhor Envio, com cobertura de entrega a nível nacional.

🔷 Entrega com os Correios

As condições de entrega com os Correios variam de acordo com a modalidade de envio escolhida:

📦 Modalidade Mini Envios

Os envios na modalidade Mini Envios contam com 1 tentativa de entrega.

Se a tentativa de entrega não for bem sucedida, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.

Se o objeto não é retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.

Conheça mais detalhes e características sobre este serviço acessando o artigo 📃''Como funciona a modalidade Mini Envios dos Correios?''.

📦 Modalidade PAC

Os envios na modalidade PAC contam com 2 tentativas de entrega.

Se as tentativas de entrega não forem bem sucedidas, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.

Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.

📦 Modalidade SEDEX

Os envios na modalidade SEDEX contam com 3 tentativas de entrega.

Se as tentativas de entrega não forem bem sucedidas, a carga deverá ser retirada pelo destinatário na agência dos Correios indicada no rastreamento em até 7 dias corridos.

Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.

📌Importante:

Em algumas capitais e determinados municípios do estado de São Paulo, sábados são considerados dias úteis e devem ser contados no prazo de entrega.

👉Clique aqui para acessar a lista dessas localidades.

🚩Atenção:

Os Correios não são obrigados a fornecer o comprovante de entrega eletrônico em nenhuma de suas modalidades.

Se o entregador encontrar um local seguro para deixar o pacote (como uma caixa de correio, por exemplo), a entrega poderá ser realizada sem a presença de um recebedor e, consequentemente, sem a assinatura.

👉Restrição de entrega

As restrições de entrega com os Correios costumam ocorrer quando há algum problema de acesso à região de destino do envio.

Essa dificuldade pode estar relacionada:

  • A imprevistos com a infraestrutura dos locais, como alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc.

  • Ao risco que os entregadores podem enfrentar em regiões de conflitos urbanos, com altos níveis de assaltos, etc.

Os Correios mapeiam essas áreas e têm autonomia para definir as regiões de entrega que contam com restrições.

Clicando nos links abaixo você pode conferir se há alguma restrição para a entrega do seu envio no site dos Correios:

2 cenários quando o endereço de entrega tem restrições:

  1. A carga é entregue no endereço do destinatário, mas com acréscimo de dias úteis ao prazo de entrega;

  2. A carga não é entregue no endereço de destino e é disponibilizada para retirada em uma agência dos Correios. O destinatário deve retirar o objeto em até 7 dias corridos;

Em caso de dúvidas sobre restrições de entrega do seu envio, você pode entrar em contato com a agência dos Correios ou com o nosso time de atendimento.

👉Problemas de endereço

Quando a tentativa de entrega do envio não é bem sucedida por um problema de endereço (como “Endereço insuficiente” ou “Número inexistente”), os Correios não realizam novas tentativas.

Nestes casos, o objeto é disponibilizado para retirada em uma agência próxima ao local de destino e deve ser retirado pelo destinatário em até 7 dias corridos.

Se o objeto não for retirado dentro deste prazo, ele é devolvido ao remetente.

👉A entrega foi feita, mas o destinatário diz não ter recebido

Quando disponibilizados, os comprovantes de entrega eletrônicos dos envios com os Correios podem ser acessados na aba “Envios postados” do seu painel de controle.

🚩Quando há a contratação do serviço de AR (Aviso de Recebimento), o remetente deve receber em seu endereço o documento assinado pelo recebedor da entrega.

Nos casos em que o objeto consta como entregue mas o destinatário afirma não ter recebido, o nosso time pode registrar um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios alegando a entrega em local divergente.

📌Importante: o registro do PI não garante indenizações, mas a resposta dos Correios pode trazer mais informações que ajudem na solução da entrega.

Caso precise, entre em contato com o nosso time de atendimento para solicitar a abertura do PI.

🔷Os Correios realizam entregas em caixa postal?

Sim!

Os Correios são a única transportadora parceira do Melhor Envio que realiza entregas em caixa postal.

🔷Devolução com os Correios

A solicitação de suspensão de entrega e devolução dos envios com os Correios pode ser realizada diretamente no painel de controle do Melhor Envio.

👉 Por solicitação do remetente

Se você deseja solicitar a suspensão de entrega do seu envio:

  1. No seu painel de controle, clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda;

  2. Clique na aba "Envios Postados";

  3. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone “🡣” para expandir as informações do frete;

  4. Clique no botão "SUSPENDER ENTREGA";

  5. Algumas informações importantes sobre esta solicitação aparecerão em sua tela. Confirme a ação clicando em "SOLICITAR";

  6. Para confirmar se a suspensão foi aceita pela transportadora, basta acessar o Melhor Rastreio ou o rastreamento dos Correios e verificar se há a informação de "Solicitação de suspensão de entrega recebida", conforme a imagem:

🚩Informações importantes:

  • Quanto antes solicitada a suspensão de entrega, maiores as chances de os Correios atenderem a solicitação. Se o objeto estiver muito próximo ao destino, a solicitação pode não ser atendida a tempo pela transportadora;

  • Após solicitar a suspensão de entrega, o seu envio continuará em trânsito até chegar à agência de destino. Após a entrada na agência, o sistema dos Correios alerta aos carteiros que a encomenda deve ser devolvida ao remetente. Depois disso, a devolução do objeto é iniciada


  • Não é possível reverter a suspensão de entrega depois que ela foi solicitada e atendida pelos Correios. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para você;

  • O valor do frete suspenso não é ressarcido. Mesmo que a entrega não tenha sido concluída, os Correios entendem que prestaram os seus serviços para que a carga fosse movimentada. Deste modo, não há devolução do valor pago na etiqueta;

👉Por procedimento da transportadora

As devoluções por procedimento dos Correios ocorrem quando:

  1. O destinatário recusa a entrega do pacote;

  2. É identificado que o destinatário se mudou do endereço de entrega;

  3. O destinatário não é reconhecido no endereço de entrega;

  4. O objeto é disponibilizado para retirada e não é retirado dentro do prazo de 7 dias corridos;

  5. É registrado no rastreamento que a entrega não pode ser efetuada;

Por padrão, objetos que se enquadram nessas situações podem ser devolvidos automaticamente.

Contudo, há agências que podem disponibilizar os objetos para retirada ou aumentar o prazo de retirada de objetos que já estavam disponíveis antes de devolvê-los.

É importante acompanhar o rastreamento do envio para verificar quais procedimentos serão indicados pelos Correios. Se necessário, entre em contato com a agência de destino para obter mais informações ou com o nosso time de atendimento.

👉Devolução indevida

Se um envio seu está sendo devolvido e você acredita que ele não se enquadra em uma situação de devolução por procedimento da transportadora, o nosso time pode registrar um PI (Pedido de Informação) no sistema dos Correios alegando a devolução indevida.

📌Importante: o registro do PI não garante indenizações, mas a resposta dos Correios pode trazer mais informações sobre o motivo da devolução.

Caso precise, entre em contato com o nosso time de atendimento para solicitar a abertura do PI.

🔷 Mais detalhes

Para conferir as regras gerais dos Correios, acesse o artigo 📃Como funcionam os fretes dos Correios pelo Melhor Envio?


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