A postagem de envios pelos Correios pode ser feita em qualquer agência da transportadora da sua cidade que aceite despachos na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP).

Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e as Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

Encontre aqui a unidade dos Correios mais próxima de você, bem como a cobertura de postagem da transportadora.

Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade selecionada, juntamente da nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

📦 Quais cuidados devo ter com a carga antes de realizar a postagem?

Para que o frete seja feito sem contratempos existem alguns cuidados que devem ser tomados antes do despacho ser feito. Veja abaixo alguns deles:

📦 Embalagem

Para garantir a integridade do seu envio, certifique-se de embalá-lo corretamente.

Garanta que seu objeto esteja acondicionado em embalagem resistente e que ela esteja devidamente selada com fita adesiva.

Se o seu objeto for passível de quebra ou dano caso ocorram impactos, sugerimos o uso de acessórios de proteção de impacto - como plástico bolha ou isopor.

Para saber como embalar corretamente a sua carga sugerimos a leitura deste material produzido pelos Correios.

Embale o seu objeto em embalagens cúbicas ou retangulares. Os Correios realizam cobrança de taxa extra para cargas cilíndricas ou esféricas (consideradas não mecanizáveis).

🚩 Importante: Esta taxa não é prevista pela cotação de frete do Melhor Envio. Caso ela seja aplicada, o valor relativo a ela será cobrado após a postagem passar pela conciliação de medidas. A cobrança não será feita no balcão da transportadora.

Como complemento, assista o vídeo “12 dicas para você embalar corretamente a sua mercadoria | Melhor Envio”, do nosso canal no YouTube.

📦Documentação

Os Correios exigem que todas as suas cargas sejam transportadas com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

A nota fiscal deve acompanhar envios que fazem parte de qualquer transação comercial. Já a declaração de conteúdo é usada quando o envio não tem finalidade comercial.

Saiba mais a respeito destes documentos acessando a matéria do nosso blog 📃 Nota fiscal e Declaração de Conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos.

Certifique-se de providenciar um destes documentos, imprimi-lo e anexá-lo à embalagem.

📦 Restrições de CEP

Os Correios possuem algumas restrições de acesso para certas áreas.

Essas restrições costumam ser motivadas por dificuldades relacionadas à infraestrutura de acesso ao local (alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc) ou ao risco que os entregadores sofrem para chegar a certas residências (locais de conflitos urbanos, locais com altos níveis de assaltos, etc).

Se o envio tiver como destino uma área com restrição de acesso a carga pode sofrer atrasos ou ter de ser retirada na unidade de entrega. Esse tipo de ocorrência é registrada no rastreamento do pacote.

Para evitar contratempos, antes de realizar o envio, verifique neste link do site dos Correios se o CEP de destino não se encontra em área de restrição de entrega.

📦 Etiqueta de frete

Ao gerar uma etiqueta de frete, é importante atentar-se para cuidados que podem evitar que a unidade tenha problemas de leitura no momento de bipar o envio.

Sugerimos que no momento da impressão da sua etiqueta de frete:

  • Evite imprimir a etiqueta de frete em um tamanho inferior a 14 cm x 10 cm. Para evitar que a impressão seja feita em dimensão pequena, garanta que a escala da sua impressão esteja sempre em 100%.

  • Evite imprimir a etiqueta de frete na modalidade de impressão "economia de tinta" ou “rascunho”.

Após imprimi-la:

  • Evite colar a fita adesiva sobre o código de barras da etiqueta de frete.

  • Evite colar a etiqueta de frete em uma das dobras da embalagem. A etiqueta de frete não poderá ser maior do que a face da embalagem na qual está sendo afixada.

📦 Quais cuidados devo ter no momento da postagem?

No momento em que você entregar a sua carga ao balconista dos Correios, sugerimos que observe as medidas e o peso que foram cadastrados no seu envio.

Você poderá conferi-los durante o processo de postagem e também no comprovante de postagem que receberá do atendente. O comprovante de postagem é muito similar a uma notinha fiscal.

📦 Conferência de medidas

No momento da postagem a unidade irá conferir e cadastrar as medidas e peso do envio, como no exemplo abaixo. Isso é feito para que a cobrança do frete seja feita corretamente.

Por aqui, recebemos as informações aferidas pelo atendente e realizamos uma nova cotação.

Caso as medidas e/ou o peso sejam diferentes a ponto de alterar o valor do envio, a diferença é repassada para você. Você poderá identificar se houveram diferenças nos seus fretes por meio da aba "Postagens Conferidas", dentro do seu painel administrativo.

Esse procedimento é chamado de conferência de envios.

Sugerimos que você confira no comprovante de postagem que será entregue pelo balconista se as medidas estão de acordo com o seu pacote. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.


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