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Como realizar a postagem pelos Correios?
Como realizar a postagem pelos Correios?

Saiba como realizar a postagem da sua carga corretamente ao utilizar os Correios.

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

A postagem de envios pelos Correios pode ser feita em qualquer agência da transportadora da sua cidade que aceite despachos na modalidade Pré-Lista de Postagem (PLP).

Neste caso, são todas as Agências Próprias dos Correios (ACs) e as Agências dos Correios Franqueadas (AGFs).

A unidade de postagem deve estar localizada na cidade de origem do envio. Encontre a unidade dos Correios mais próxima de você, bem como a cobertura de postagem da transportadora no Busca Agências .

Imprima a etiqueta de frete e leve a remessa para postagem na unidade selecionada, juntamente da nota fiscal ou declaração de conteúdo do produto. A apresentação de um destes documentos é obrigatória.

📦 Quais cuidados devo ter com a carga antes de realizar a postagem?

Para que o frete seja feito sem contratempos existem alguns cuidados que devem ser tomados antes do despacho ser feito. Veja abaixo alguns deles:

📦 Embalagem

Para garantir a integridade do seu envio, certifique-se de embalá-lo corretamente.

Garanta que seu objeto esteja acondicionado em embalagem resistente e que ela esteja devidamente selada com fita adesiva.

Se o seu objeto for passível de quebra ou dano caso ocorram impactos, sugerimos o uso de acessórios de proteção de impacto - como plástico bolha ou isopor.

👉 Para saber como embalar corretamente a sua carga sugerimos a leitura deste material produzido pelos Correios.

Embale o seu objeto em embalagens padrão cúbicas ou retangulares. Os Correios realizam cobrança de taxa extra para cargas cilíndricas ou esféricas, incluindo qualquer outro formato que não corresponda ao padrão, como, embrulhos disformes, sacos de grãos e ou de travesseiros enviados fora de caixas. (consideradas não mecanizáveis).

🚩 Importante: Esta taxa não é prevista pela cotação de frete do Melhor Envio. Caso ela seja aplicada, o valor relativo a ela será cobrado após a postagem passar pela conciliação de medidas. Nenhuma cobrança relativa a cotação deve ser feita no balcão da transportadora, caso aconteça o remetente deve recusar e relatar qualquer tentativa de cobrança indevida no balcão.

O único tipo de cobrança permitida a ser cobrada no balcão refere-se a Caixas de Envios Compradas dos Correios, caso a do remetente não esteja adequada para o envio. No entanto, se a embalagem levada pelo remetente esteja de acordo com as normas de embalagem e o produto bem acondicionado, o remetente não é obrigado a comprar outra caixa.

Como complemento, assista o vídeo “12 dicas para você embalar corretamente a sua mercadoria | Melhor Envio”, do nosso canal no YouTube.

📦Documentação

Os Correios exigem que todas as suas cargas sejam transportadas com nota fiscal ou declaração de conteúdo.

A nota fiscal deve acompanhar envios que fazem parte de qualquer transação comercial. Já a declaração de conteúdo é usada quando o envio não tem finalidade comercial.

Certifique-se de providenciar um destes documentos, imprimi-lo e anexá-lo à embalagem.

📦 Restrições de CEP

Os Correios possuem algumas restrições de acesso para certas áreas.

Essas restrições costumam ser motivadas por dificuldades relacionadas à infraestrutura de acesso ao local (alagamentos, desmoronamentos, quedas de árvores ou pontes, etc) ou ao risco que os entregadores sofrem para chegar a certas residências (locais de conflitos urbanos, locais com altos níveis de assaltos, etc).

Se o envio tiver como destino uma área com restrição de acesso a carga pode sofrer atrasos ou ter de ser retirada na unidade de entrega. Esse tipo de ocorrência é registrada no rastreamento do pacote.

Para evitar contratempos, antes de realizar o envio, verifique neste link do site dos Correios se o CEP de destino não se encontra em área de restrição de entrega.

📦 Etiqueta de frete

Ao gerar uma etiqueta de frete, é importante atentar-se para cuidados que podem evitar que a unidade tenha problemas de leitura no momento de bipar o envio.

Sugerimos que no momento da impressão da sua etiqueta de frete:

  • Evite imprimir a etiqueta de frete em um tamanho inferior a 14 cm x 10 cm. Para evitar que a impressão seja feita em dimensão pequena, garanta que a escala da sua impressão esteja sempre em 100%.

  • Evite imprimir a etiqueta de frete na modalidade de impressão "economia de tinta" ou “rascunho”.

Após imprimi-la:

  • Evite colar a fita adesiva sobre o código de barras da etiqueta de frete.

  • Evite colar a etiqueta de frete em uma das dobras da embalagem. A etiqueta de frete não poderá ser maior do que a face da embalagem na qual está sendo afixada.

📦 Quais cuidados devo ter no momento da postagem?

No momento em que você entregar a sua carga ao balconista dos Correios, sugerimos que observe as medidas e o peso que foram cadastrados no seu envio.

Você poderá conferi-los durante o processo de postagem e também no comprovante de postagem que receberá do atendente. O comprovante de postagem é muito similar a uma notinha fiscal.

📦 Conferência de medidas

No momento da postagem a unidade irá conferir e cadastrar as medidas e peso do envio, como no exemplo abaixo. Isso é feito para que a cobrança do frete seja feita corretamente.

Por aqui, recebemos as informações aferidas pelo atendente e realizamos uma nova cotação.

Caso as medidas e/ou o peso sejam diferentes a ponto de alterar o valor do envio, a diferença é repassada para você. Você poderá identificar se houveram diferenças nos seus fretes por meio da aba "Postagens Conferidas", dentro do seu painel administrativo.

Esse procedimento é chamado de conferência de envios.

Sugerimos que você confira no comprovante de postagem que será entregue pelo balconista se as medidas estão de acordo com o seu pacote. Essa conferência pode facilitar o procedimento de contestação de medidas, caso ele seja necessário.

🚩Importante mencionar que, algumas agências utilizam um sistema dos Correios que está em fase de teste, essas agências irão enviar o comprovante de postagem para o e-mail que o usuário cadastrou na plataforma ao invés de fornecer o comprovante impresso.

⚠️Uso de envelopes de segurança nos envios dos Correios:

Os Correios aceitam a postagem de envios embalados com envelopes de segurança.

Os envios com esse tipo de embalagem que são postados diretamente nas agências dos Correios são medidos e pesados manualmente. Sendo assim, as chances de haver erros no registro das dimensões são menores.

Já os envios embalados com envelopes de segurança deixados nas unidades do Melhor Ponto e Melhor Ponto - Pegaki são medidos e pesados por máquinas.

Por serem de plástico, os envelopes de segurança podem não ser medidos corretamente pelas máquinas. Isso pode resultar na cobrança de débitos após a conferência do envio.

  • Se precisar utilizar os envelopes de segurança, recomendamos que faça a postagem do seu envio em uma agência dos Correios ou uma unidade do Melhor Ponto - Correios

  • Se você for utilizar as demais soluções do Melhor Ponto, opte pelas embalagens regulares de papelão para embalar os seus envios


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