Você pode contestar a conferência de medidas realizada pela transportadora.

Sempre que você deixa seu pacote no balcão da transportadora (ou que o envio é coletado na sua casa) ele possui todas as informações conferidas e uma medição é feita.

Após essa medição e conferência ser feita nós somos notificados pela transportadora sobre o CEP de origem e destino, o status da postagem, e as métricas do seu volume. Esse procedimento é chamado de conferência de envio.

Caso a conferência acuse alguma diferença de valor, ela é repassada a você pois nós seremos igualmente cobrados por esta diferença pela transportadora.

Se um erro for efetivamente constatado e as métricas forem corrigidas pela transportadora, faremos o estorno em sua carteira do Melhor Envio ou, se a pendência ainda não estiver paga, removeremos de sua conta.

Para realizar a contestação de medidas você deve seguir alguns procedimentos. Cada um deles irá variar de acordo com a transportadora e estão explicados ao longo deste artigo.

📏Pontos importantes sobre a conferência de medidas

👉 Verifique se as medidas que você informou estavam corretas.

O valor que você cota e paga inicialmente no envio leva em conta trecho e métricas informados por você em nossa calculadora.

Este preço pode sofrer alteração se as dimensões ou peso aferidos pela transportadora forem diferentes dos que você informou na calculadora e interferirem na precificação do frete.

Essa variação pode ser para mais ou para menos.

👉 Confira as medidas aferidas pela transportadora no ato da postagem da carga.

As métricas são registradas pela transportadora no ato da postagem e constam no comprovante (ou na DACTE - Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) que você recebe da transportadora.

Essas medidas devem ser conferidas por você e contestadas, no ato da postagem, caso você perceba algum erro em algumas das informações.

Esse é o procedimento ideal.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Azul Cargo Express

Azul Cargo Express não possui procedimento de contestação de medidas para ocorrências que não sejam notadas no ato do despacho.

A transportadora só realize correções no momento da postagem. Por este motivo é vital observar na DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) impressa pelo balconista quais foram as dimensões e peso aferidas pela conferência de medidas.

Caso você observe na DACTE que houve erro de medição informe imediatamente o atendente da Azul Cargo Express para que ele possa cancelar a etiqueta de frete e gerar um novo envio com as dimensões corretas.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Buslog

A Buslog só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento informando quais seriam as dimensões e peso que você compreende serem as corretas.

A Buslog irá realizar uma nova conferência de medidas e caso o erro seja constatado o Melhor Envio irá corrigir a cobrança.

📏 Como realizar a contestação de medidas pelos Correios

Os Correios realizam a contestação de medidas mediante solicitação do remetente diretamente a unidade no qual a postagem foi feita.

O remetente deverá ir até a agência no qual despachou a carga e explicar que acredita que um erro na conferência de medidas do envio ocorreu.

A agência deverá verificar a situação e, caso compreenda que o equívoco ocorreu, irá corrigi-la por meio de um sistema chamado GNC (Gerador Nacional de Crédito).

Uma vez que o ajuste for feito, o atendente terá acesso ao GNC gerado. Solicite um print/foto da tela.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento enviando uma foto do comprovante de GNC. Nós entraremos em contato com os Correios para confirmar as informações. Uma vez recebendo o aval da transportadora realizaremos a correção da cobrança.

Não há um prazo determinado pelos Correios para que a contestação de medidas seja feita. Contudo, você dependerá da memória do atendente da agência para que a correção seja feita.

Por isso sugerimos que a contestação de medidas seja feita o mais rápido possível.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Jadlog

A Jadlog realiza a contestação de medidas mediante solicitação do remetente diretamente a unidade no qual a postagem foi feita.

O remetente deverá ir até a unidade de postagem, explicar sua situação e solicitar o preenchimento e assinatura (com carimbo e data) do documento de ajuste de medidas da Jadlog.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento enviando uma foto do documento de ajuste preenchido pela unidade de postagem. Nós realizaremos a correção do valor na plataforma.

Não há um prazo determinado pela Jadlog para que a contestação de medidas seja feita. Contudo, você dependerá da memória do atendente da agência para que a correção seja feita.

Por isso sugerimos que a contestação de medidas seja feita o mais rápido possível.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela LATAM Cargo

A LATAM Cargo só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue e enquanto houver tempo hábil para que uma nova medição seja feita dentro da transportadora.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento informando quais seriam as dimensões e peso que você compreende serem as corretas.

Nós entraremos em contato com a LATAM Cargo e uma nova medição de dimensões e peso será feita pela unidade que estiver em posse da carga no momento da contestação.

Esse pedido precisa ser feito o mais rápido possível, pois estamos falando de um envio que está sendo transportado por meio aéreo.

Ou seja, a carga passará mais tempo no compartimento de carga de uma aeronave do que em solo, dentro de uma unidade da LATAM Cargo.

Se não houver tempo hábil para que a remessa seja medida novamente não será possível aferir as medidas uma segunda vez e a contestação não poderá ser concluída.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Via Brasil

A Via Brasil só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento informando quais seriam as dimensões e peso que você compreende serem as corretas.

Nós entraremos em contato com a Via Brasil e ela irá realizar uma nova conferência de medidas. Caso o erro seja constatado o Melhor Envio irá corrigir a cobrança.

📏 Maiores informações

Acesse a matéria do nosso blog 📃 Conferência de Envios: O que é e como evitar diferenças no valor do frete ou assista o vídeo entender melhor o processo de checagem de medidas.


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