Você pode contestar a conferência de medidas realizada pela transportadora.

Sempre que você deixa seu pacote no balcão da transportadora (ou que o envio é coletado na sua casa) ele possui todas as informações conferidas e uma medição é feita.

Após essa medição e conferência ser feita nós somos notificados pela transportadora sobre o CEP de origem e destino, o status da postagem, e as métricas do seu volume. Esse procedimento é chamado de conferência de envio.

Caso a conferência acuse alguma diferença de valor, ela é repassada a você pois nós seremos igualmente cobrados por esta diferença pela transportadora.

Se um erro for efetivamente constatado e as métricas forem corrigidas pela transportadora, faremos o estorno em sua carteira do Melhor Envio ou, se a pendência ainda não estiver paga, removeremos de sua conta.

Para realizar a contestação de medidas você deve seguir alguns procedimentos. Cada um deles irá variar de acordo com a transportadora e estão explicados ao longo deste artigo.

📏Pontos importantes sobre a conferência de medidas

👉 Verifique se as medidas que você informou estavam corretas.

O valor que você cota e paga inicialmente no envio leva em conta trecho e métricas informados por você em nossa calculadora.

Este preço pode sofrer alteração se as dimensões ou peso aferidos pela transportadora forem diferentes dos que você informou na calculadora e interferirem na precificação do frete.

Essa variação pode ser para mais ou para menos.

👉 Confira as medidas aferidas pela transportadora no ato da postagem da carga.

As métricas são registradas pela transportadora no ato da postagem e constam no comprovante (ou na DACTE - Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) que você recebe da transportadora.

Essas medidas devem ser conferidas por você e contestadas, no ato da postagem, caso você perceba algum erro em algumas das informações.

Esse é o procedimento ideal.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Azul Cargo Express

Azul Cargo Express não possui procedimento de contestação de medidas para ocorrências que não sejam notadas no ato do despacho.

A transportadora só realize correções no momento da postagem. Por este motivo é vital observar na DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) impressa pelo balconista quais foram as dimensões e peso aferidas pela conferência de medidas.

Caso você observe na DACTE que houve erro de medição informe imediatamente o atendente da Azul Cargo Express para que ele possa cancelar a etiqueta de frete e gerar um novo envio com as dimensões corretas.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Buslog

A Buslog só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue.

Ao ver o erro nas medidas ou peso, o remetente deverá ir até a unidade de postagem, explicar sua situação e solicitar o preenchimento e assinatura (com carimbo e data) do documento de ajuste de medidas da Buslog.

Após, basta entrar em contato com o nosso time de atendimento, enviando a foto do documento preenchido pela unidade. Nós realizaremos as devidas correções.

📏 Como realizar a contestação de medidas pelos Correios

Os Correios realizam a contestação de medidas mediante solicitação do remetente diretamente a unidade no qual a postagem foi feita.

O remetente deverá ir até a agência no qual despachou a carga e explicar que acredita que um erro na conferência de medidas do envio ocorreu.

A agência deverá verificar a situação e, caso compreenda que o equívoco ocorreu, irá corrigi-la por meio de um sistema chamado GNC (Gerador Nacional de Crédito).

Uma vez que o ajuste for feito, o atendente terá acesso ao GNC gerado. Solicite um print/foto da tela.

📌 É importante atentar que se na foto, print da tela ou na impressão do GNC, as informações de: número do GNC e valor de crédito solicitado ou valor correto a ser cobrado, apareçam claramente na imagem, pois isso agilizará muito no atendimento e poderá excluir a necessidade de contatar a agência para confirmar o pedido.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento enviando uma foto do comprovante de GNC. Nós entraremos em contato com os Correios para confirmar as informações. Uma vez recebendo o aval da transportadora realizaremos a correção da cobrança.

Não há um prazo determinado pelos Correios para que a contestação de medidas seja feita. Contudo, você dependerá da memória do atendente da agência para que a correção seja feita.

No entanto, embora não haja um prazo, há a questão das evidências que podem ser solicitadas, como, fotos da caixa sendo medida, por exemplo, que só será possível enquanto o destinatário ainda não tiver se desfeito dela,

Também é importante mencionar que, os Correios reciclam os códigos de rastreio depois de um tempo para utilizar em outros envios, logo, não será possível contestar medidas de envios antigos.

Por isso sugerimos que a contestação de medidas seja feita o mais rápido possível.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Jadlog

A Jadlog realiza a contestação de medidas mediante solicitação do remetente diretamente a unidade no qual a postagem foi feita.

O remetente deverá ir até a unidade de postagem, explicar sua situação e solicitar o preenchimento e assinatura (com carimbo e data) do documento de ajuste de medidas da Jadlog.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento enviando uma foto do documento de ajuste preenchido pela unidade de postagem. Nós realizaremos a correção do valor na plataforma.

Não há um prazo determinado pela Jadlog para que a contestação de medidas seja feita. Contudo, você dependerá da memória do atendente da agência para que a correção seja feita.

Por isso sugerimos que a contestação de medidas seja feita o mais rápido possível.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela LATAM Cargo

A LATAM Cargo só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue e enquanto houver tempo hábil para que uma nova medição seja feita dentro da transportadora.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento informando quais seriam as dimensões e peso que você compreende serem as corretas.

Nós entraremos em contato com a LATAM Cargo e uma nova medição de dimensões e peso será feita pela unidade que estiver em posse da carga no momento da contestação.

Esse pedido precisa ser feito o mais rápido possível, pois estamos falando de um envio que está sendo transportado por meio aéreo.

Ou seja, a carga passará mais tempo no compartimento de carga de uma aeronave do que em solo, dentro de uma unidade da LATAM Cargo.

Se não houver tempo hábil para que a remessa seja medida novamente não será possível aferir as medidas uma segunda vez e a contestação não poderá ser concluída.

📏 Como realizar a contestação de medidas pela Via Brasil

A Via Brasil só realiza a contestação de medidas enquanto a carga não tiver sido entregue.

Para formalizar a contestação entre em contato com o nosso time de atendimento informando quais seriam as dimensões e peso que você compreende serem as corretas.

Nós entraremos em contato com a Via Brasil e ela irá realizar uma nova conferência de medidas. Caso o erro seja constatado o Melhor Envio irá corrigir a cobrança.

📏 Maiores informações

Acesse a matéria do nosso blog 📃 Conferência de Envios: O que é e como evitar diferenças no valor do frete ou assista o vídeo entender melhor o processo de checagem de medidas.


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