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Como funciona a Jadlog pelo Melhor Envio?
Como funciona a Jadlog pelo Melhor Envio?

Tenha informações sobre a nota fiscal aceita, declaração de conteúdo, modalidades de envio e etc.

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Escrito por Equipe Melhor Envio
Atualizado há mais de uma semana

A Jadlog é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio


👉Documentos exigidos

Com ela seus envios podem ser feitos com um destes documentos:

  • Nota fiscal eletrônica modelo 55

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) modelo 55

  • Declaração de conteúdo (com exceção de envios com origem no Paraná)

🚩Importante: envios com origem na unidade de Foz do Iguaçu/PR, não podem ser feitos com NFAe (Nota fiscal avulsa eletrônica).

🚩Importante:

As notas fiscais podem ser utilizadas apenas uma vez, representando a venda realizada.

Isso significa que ao gerar etiquetas para envios diferentes, cada uma delas deverá ter a sua própria nota fiscal atrelada.

É proibida a reutilização de notas fiscais e caso isso ocorra, poderá haver problemas na impressão e/ou postagem do pacote, com a fiscalização e até insucesso no transporte.

Isso não se aplica aos envios que contam com múltiplos volumes. Isso porque, apesar de cada volume ter a sua própria etiqueta, todos os volumes pertencem ao mesmo envio.

Os dados da nota fiscal devem ser correspondentes aos dados informados durante a geração da etiqueta de frete. Se houver divergências entre essas informações, a transportadora poderá recusar a postagem do pacote.

Nos fretes de logística reversa, é necessária a utilização de uma Nota Fiscal de Devolução na geração da etiqueta. Esse modelo de nota fiscal é de entrada, uma vez que a mercadoria comercializada está sendo devolvida ao estoque.


👉Valor segurado

O preenchimento do valor segurado é obrigatório para os envios da Jadlog.

O valor segurado deverá ser sempre igual ao valor declarado da mercadoria na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.

Por isso, confira as informações dos seus envios e garanta que o seguro está preenchido de acordo com a informação real desejada.

🚩Importante:

  • Nos envios não comerciais, o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Nestes envios, o valor total dos produtos declarados deve ser igual ao valor segurado informado durante a cotação do frete.

  • Nos envios comerciais, a divergência entre o valor segurado e o valor declarado do produto na nota fiscal pode interferir no valor da indenização em casos de sinistro.


👉Dimensões da carga

As dimensões e peso dos pacotes permitidos variam de acordo com o local de postagem selecionado durante a geração da etiqueta de frete:

📦Unidades da Jadlog

A dimensões e peso máximos aceitos para postagem nas unidades da Jadlog são:

  • Medidas máximas: 80 cm x 80 cm x 80 cm

  • Peso máximo: 120 kg

  • Não há dimensões nem peso mínimo

🚩Importante:

O peso máximo permitido para postagem nas unidades Jadlog Envios (identificadas com o prefixo “JE” na plataforma) é de 10 kg.

📦Unidades do Melhor Ponto + Pegaki

A dimensões e peso máximos aceitos para postagem nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki são:

  • Medidas máximas: 80 cm x 80 cm x 80 cm. A soma dos 3 lados não pode ultrapassar 200 cm

  • Peso máximo: 30 kg

  • Não há dimensões nem peso mínimo

🚩Importante: são aceitos somente os envios de volume único nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki.

📦Estabelecimentos parceiros

A dimensões e peso máximos aceitos para postagem nas estabelecimentos parceiros da Jadlog são:

  • Medidas máximas: 60 cm x 60 cm x 60 cm

  • Peso máximo: 10 kg

🚩Importante: são aceitos somente os envios de volume único nos estabelecimentos parceiros.

Quando o tamanho do pacote não for compatível com o tamanho da etiqueta utilizada pela Jadlog e/ou não permitir a inclusão dos documentos necessários para o transporte, a transportadora poderá negar a postagem.

⚠️Atenção:

Se o seu envio contar com produtos frágeis, é essencial indicar essa característica na embalagem externa da remessa. Você pode fazer isso colando um adesivo na caixa, em local visível.

Há modelos de adesivo que informam que a carga é frágil e deve ser manuseada com cuidado. Também pode ser indicado qual lado da caixa deve ser transportado virado para cima, como no exemplo abaixo:

👉Clique aqui para acessar o artigo do nosso blog que traz 4 dicas para o transporte de cargas frágeis.


👉Modalidades

As modalidades de envio da Jadlog disponíveis no Melhor Envio são:

  • .Package

  • .Com

  • .Package Centralizado


👉Cargas

👉Clique aqui para consultar as cargas que são aceitas ou não para o transporte pela Jadlog. 


👉Taxas

Há situações em que um envio da Jadlog pode receber a cobrança de taxas extras.

Essas taxas são previstas na nossa calculadora de fretes, ou seja, são incluídas no valor do frete exibido durante a cotação:

  • Taxa de não mecanizáveis

  • Taxa de risco

A taxa de não mecanizáveis no valor de R$50,00 é aplicada em cargas que ultrapassam 170 cm em alguma das dimensões, que a soma das dimensões ultrapassa 240 cm ou que têm o peso real ou faturado maior que 40 kg.

Para informações sobre o cálculo do peso faturado, acesse o artigo 📃O que é peso faturado?

Já a taxa de risco é aplicada para envios que têm valor segurado superior a R$3.000,00 por quilo.

Para mais informações sobre essa taxa, acesse o artigo 📃O que é a taxa de risco nos envios pela Jadlog e quando ela é aplicada? da nossa Central de Ajuda.

🚩Importante: essas taxas podem ser cobradas somente após a conferência métrica em caso de erro no preenchimento das dimensões e peso durante a cotação. Revise essas informações para garantir que estão corretas antes de gerar as suas etiquetas de frete.


👉Postagem

Ao gerar a etiqueta de frete, você irá selecionar o local de postagem do seu envio. As opções são:

📦Postagem nas unidades da Jadlog e estabelecimentos parceiros:

Para localizar as unidades da Jadlog e estabelecimentos parceiros mais próximos e realizar a postagem:

  1. Acesse o nosso Mapa

  2. Informe o seu CEP ou endereço no campo “Insira sua localização

  3. Clique em “Todas as companhias” e em seguida clique em "Jadog” para exibir os locais de postagem mais próximos

  4. Clique no local de postagem desejado para exibir as informações

  5. Gere e imprima a etiqueta. Leve o pacote para o local de postagem selecionado, juntamente com o documento fiscal do envio

    🚩Importante: a apresentação da nota fiscal ou declaração de conteúdo é obrigatória

🚩Importante:

📦Postagem nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki:

Para localizar as unidades do Melhor Ponto + Pegaki mais próximas e realizar a postagem:

  1. Acesse a página de unidades do Melhor Ponto

  2. Localize a sua cidade no mapa

  3. Clique no botão presente no canto superior esquerdo para abrir o filtro de unidades

  4. Selecione o filtro Unidades Melhor Ponto + Pegaki” para exibir as unidades no mapa

  5. Clique na unidade desejada para exibir as informações

  6. Gere e imprima a etiqueta. Leve o pacote para a unidade selecionada, juntamente com o documento fiscal do envio

    🚩Importante: a apresentação da nota fiscal ou declaração de conteúdo é obrigatória

⚠️Atenção:

Para realizar a postagem no Melhor Ponto + Pegaki, acesse o artigo 📃Conheça o Melhor Ponto + Pegaki e confira as regras deste serviço antes de gerar as suas etiquetas de frete.

📄Comprovante de postagem - Unidades da Jadlog

O Melhor Envio desenvolveu um comprovante de postagem para envios da Jadlog que você pode utilizar quando for postar as suas encomendas em unidades da transportadora.

A utilização deste documento é opcional, mas garante mais segurança ao fornecer um registro da postagem dos pacotes. Saiba mais sobre ele acessando o artigo 📃 Comprovante de postagem para envios via Jadlog.

Se desejar, você pode solicitar o DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) à equipe da Jadlog no ato da postagem.

O DACTE comprova a postagem do envio e também é disponibilizado na aba “Envios Postados” do seu painel de controle no Melhor Envio.

Confira as instruções para acessar o DACTE no artigo 📃 Como obter o comprovante de postagem de meus envios?

🚩Importante:

As unidades da Jadlog podem solicitar durante a postagem de envios com declaração de conteúdo:

  • Uma cópia impressa e assinada da declaração de conteúdo dos envios

  • Uma cópia impressa do RG do remetente da etiqueta

📄Comprovante de postagem - Estabelecimentos parceiros

Ao deixar a sua encomenda da Jadlog em um estabelecimento parceiro, você receberá o comprovante de postagem via SMS no número de telefone do remetente da etiqueta.

📄Comprovante de postagem - Melhor Ponto + Pegaki

Ao deixar a sua encomenda da Jadlog em uma unidade do Melhor Ponto + Pegaki você receberá o comprovante de postagem digitalmente no endereço de e-mail do remetente cadastrado na etiqueta de frete.


👉Conferência métrica

No momento da postagem, a unidade irá medir e pesar o seu envio durante a conferência métrica.

👉Clique aqui para conhecer mais sobre este procedimento.

Confira as dimensões e peso registrados pelo balconista da unidade no ato da postagem.

Se identificar algum erro, reporte ao balconista para que haja a correção.

Se você identificar alguma divergência nos dados registrados pela unidade após a postagem, é possível contestar estas métricas.

🚩Importante: As unidades da Jadlog têm autonomia para recusar a contestação de medidas em caso de divergência.


👉Entrega

Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio feito pela Jadlog.

Caso o destinatário não seja encontrado (destinatário ausente) após as 3 tentativas a carga deverá:

  • Ser devolvida ao remetente

  • Ser retirada no balcão da Jadlog pelo destinatário em até 5 dias corridos.

É importante que remetentes e destinatários acompanhem o rastreamento dos envios.

Se for registrado algum status relacionado a dificuldades na entrega, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

As unidades da Jadlog podem não seguir com novas tentativas de entrega se não houver um alinhamento.

Vale ressaltar que a Jadlog realiza as entregas no endereço de destino cadastrado na etiqueta de frete e não em mãos ao destinatário.

🚩Importante: a Jadlog não realiza entregas em caixa postal. Essa restrição é determinada pelos Correios. O serviço de caixa postal é exclusivo deles. Apenas objetos enviados pela própria transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.


👉Impossibilidades de Entrega

Se for identificado algum status de rastreamento que indique um problema de endereço, como "endereço não localizado", "número não localizado" ou "destinatário desconhecido", o remetente do envio deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.

O remetente tem até 10 dias corridos para fornecer mais informações sobre o local de entrega.

Se a Jadlog não receber as informações complementares para entrega após este prazo, a carga retorna ao endereço do remetente (sem devolução do valor do envio).


👉 Devolução

⚠️Atenção: 

Os envios da Jadlog começaram a ser devolvidos ao endereço do remetente a partir de abril de 2024.

Caso tenha algum desafio em relação à sua devolução, entre em contato conosco por meio de um ticket de suporte.

Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Jadlog desde que ele não esteja em rota final de entrega.

As remessas são devolvidas ao endereço do remetente.

É possível acompanhar o retorno da carga utilizando o mesmo código de rastreamento de envio.

🚩Importante:

  • A Jadlog realiza apenas 1 tentativa de entrega no endereço do remetente. Se essa tentativa não for bem sucedida, a remessa ficará disponível para retirada na unidade da Jadlog responsável pela devolução por um período de 90 dias. Se o pacote não for retirado dentro deste prazo, ele será descartado pela Jadlog (sem a possibilidade de indenizações ou reembolsos).

  • Se o endereço do remetente for uma caixa postal ou não for atendido pela Jadlog, o pacote será disponibilizado para retirada na unidade da Jadlog responsável pela devolução por um período de 90 dias. Se esse for o seu caso, acompanhe o rastreamento até que o envio conste disponível para retirada nesta unidade. Se o pacote não for retirado dentro do prazo de 90 dias, ele será descartado pela Jadlog (sem a possibilidade de indenizações ou reembolsos).

  • Se a devolução do envio em seu endereço não for bem sucedida, verifique no rastreamento se o nome da unidade de postagem do seu envio é acompanhado do prefixo "JE". Em caso positivo, o pacote será disponibilizado para retirada em outra unidade da Jadlog que fique próxima ao local em que você realizou a postagem, pois esse modelo de unidade não aceita devoluções. Se enfrentar qualquer dificuldade para identificar a unidade em que o seu envio foi disponibilizado para retirada, entre em contato com o nosso time de atendimento.

Para solicitar a devolução:

  1. Acesse o seu painel de controle do Melhor Envio.

  2. Clique em “Meus envios” na barra lateral esquerda.

  3. Clique na aba "Envios Postados".

  4. Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone de seta (Detalhes do envio) para expandir as informações do frete.

  5. Clique no botão “Ações do envio”.

  6. Clique em “Suspender entrega”.

  7. Você irá acessar o formulário de devolução na nossa tela de ajuda.

  8. Preencha o seu e-mail de cadastro.

  9. Preencha o código do envio.

  10. Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Melhor Ponto).

  11. Clique em “Enviar”.

Após esse registro, o nosso time irá entrar em contato com a transportadora para solicitar a devolução do pacote.

Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.

🚩Importante:

  • Cancelar uma etiqueta de frete que já foi postada mas que ainda não foi atualizada no seu painel do Melhor Envio não motiva a devolução da remessa.

  • Não é possível reverter a solicitação de suspensão de entrega depois que ela foi atendida pela transportadora. Isso significa que, se o procedimento foi confirmado via rastreamento, o envio retornará automaticamente para a origem.

  • A Jadlog não aceita pedidos de análise de avaria ou violação após a entrega no endereço do remetente ou retirada da remessa na unidade de postagem. Por isso, confira a integridade da carga devolvida durante a entrega ou retirada. Se houver qualquer inconformidade, recuse e faça uma ressalva à equipe da transportadora.

  • Os envios na modalidade não comercial (gerados com declaração de conteúdo) não contam com cobertura de seguro em casos de avaria.

Para mais informações, acesse o artigo 📃Como funciona a entrega, reentrega e devolução com a Jadlog?

O Melhor Envio está sempre em busca de melhorias para oferecer a melhor experiência a quem utiliza a nossa plataforma.

Pensando nisso, proporcionamos mais um benefício: isentamos a taxa de devolução de todos os envios gerados na nossa plataforma. 🎉


👉Avarias, extravios e indenizações

Com a Jadlog há indenizações para volumes que sofram avaria, extravio, roubo ou furto.

Para cada um destes casos temos um procedimento específico com a transportadora.

🚩Importante: envios feitos com declaração de conteúdo só possuem indenização em casos de extravio, furto ou roubo (tendo um teto de R$ 1.000,00 para a indenização). Não há indenização em ocorrências de avaria com declaração de conteúdo.

As indenizações com a Jadlog são pagas em torno de 90 dias após a constatação da ocorrência por parte da transportadora.

📌O prazo de 90 dias não é fixo, mas sim estimado. Por isso, pode haver alterações para mais ou para menos.

Para mais informações sobre essas ocorrências, acesse os artigos 📃Tenho direito a indenização pela Jadlog? e 📃O que devo fazer se o meu envio sofrer avaria ou violação?


👉Mais informações

Saiba mais sobre a transportadora acessando o artigo do nosso blog 📃 Transportadora Jadlog: como enviar encomendas e assista ao vídeo 📽️ Como fazer envios pela Jadlog.


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